Pessoas À Procura de Emprego

Pessoas à Procura de Emprego - Onde Encontrar?

Neste artigo falamos de como encontrar pessoas à procura de emprego.

Se você é um empregador e deseja encontrar o trabalhador ideal, então este artigo é perfeito para si.

Vamos lá.

pessoas à procura de emprego

Quase de certeza que o seu primeiro pensamento no recrutamento de pessoas à procura de emprego, foi publicitar anúncios em sites de trabalho. E lógico, isso funciona muito bem, mas há muitas outras estratégias para ter em mente.

Antes de fazer anúncios, dê um passo atrás e avalie a sua estratégia de contratação. Você sabe o que quer? Você sabe o seu público-alvo? Primeiro, terá que responder a estas perguntas e depois sim, partir para o recrutamento.

Após você obter essas respostas, vamos partir para as estratégias de encontrar pessoas disponíveis para trabalhar rapidamente.

Mas Afinal, Onde se Encontram as Pessoas desempregadas?

Quase todas as pessoas pensam ser fácil encontrar as pessoas certas para um emprego, mas não sabem a dificuldade que um empregador passa.

Mas, algo muito comum entre os empregadores, é apenas usarem sites de procura de emprego e é errado, como já dissemos acima…

Mas, afinal onde anuncio as minhas ofertas de trabalho?

Para além dos sites de emprego, as redes sociais, por exemplo, têm inúmeras pessoas à procura de emprego. 

Abaixo, deixamos uma lista dos melhores lugares para encontrar pessoas à procura de emprego.

1 - Redes Sociais

“Bla, bla, bla… Redes sociais, outra vez?” – talvez seja esta a sua reação, mas calma.

É muito comum os empregadores olharem com “maus olhos” para as redes sociais porque isso chama a atenção de muita gente que apenas quer um emprego rápido e nem lê as descrições de ofertas e envia currículos iguais a todas as empresas.

Mas, isso realmente acontece mais em redes sociais como o Facebook.

Porém, nem sempre é assim!

Se procura alguém com habilidades específicas, o melhor lugar para começar é o LinkedIn, a rede social desenvolvida especificamente para “networking profissional”.

Com uma conta gratuita, poderá criar publicações a informar a sua rede que procura um funcionário. E, o incrível, é que poderá encontrar funcionários desempregados também e entrar em contacto com eles!

Poderá ler mais sobre como usar o LinkedIn no seguinte artigo: Como Divulgar Minha Empresa No LinkedIn? 10 Dicas Práticas

2 - Empresas de Oferta Emprego

Empresas que oferecem emprego são uma ótima escolha se você não tiver nem tempo, nem paciência para procurar os candidatos certos. Existem empresas como a: AdeccoRandstadKelly que poderão ajudar neste tipo de situações.

As empresas de oferta de emprego são ótimos lugares para encontrar pessoas à procura de emprego rapidamente. Quase todos estes tipos de empresas possuem uma base de dados com milhares de pessoas desempregadas.

Com isto, estas empresas conseguirão preencher as suas necessidades contratuais. Se você deseja um certo publico-alvo, eles conseguirão filtrar muito facilmente.

Para além de eles possuírem bases de dados enormes. as pessoas reconhecem estas empresas e confiam muito nelas. Porque não tentar contratar através deles? 

3 - Use a sua própria empresa

Não há nada melhor que as “cunhas”.

Se você precisa urgentemente de alguém para preencher um certo cargo da sua empresa, basta anunciar a alguns funcionários que precisa de alguém, que irão começar a “chover propostas”.

Quando eu era mais novo, trabalhava numa fábrica e eles tinham uma estratégia muito boa. Colocavam um papel na parede dos horários a dizer precisarem de pessoas para cargos dos recursos humanos – e o que acontecia? 

O e-mail da empresa enchia-se de inúmeros currículos de pessoas da empresa e fora da empresa! E, o incrível é que eles nunca anunciavam online! Demasiado bom e sem custos… As outras pessoas “trabalhavam” por eles!

O conhecido “boca a boca” é algo muito antigo, mas que ainda funciona.

4 - Sites de emprego

Como nós dissemos acima, anunciar em sites de emprego não é a única solução – mas na realidade, pode ser a solução.

O problema é que 60% das empresas anunciam de forma errada e não conseguem filtrar pessoas do seu público alvo e pessoas que não interessam.

Uma boa forma de filtrar e testar as pessoas que procuram emprego é colocar no meio da descrição do emprego algo como “Envie o e-mail com a seguinte referência: XXX”.

O que isto fará? Fácil, irá filtrar as pessoas preguiçosas!

Todos os e-mails que receber com currículos e não tiverem a referência, foram pessoas preguiçosas que nem sequer leram a descrição da oferta de emprego.

Como esta estratégia, existem muitas. Basta ser criativo!

Anuncie já na Emprego Mais!

Leia Também: 7 Dicas para um Melhor Ambiente de Trabalho