Agências de emprego em Portugal

Escrito por:

Tiago Cardoso
Agências de emprego em Portugal

Toda a gente que procura um emprego acaba por se deparar que existem agências de emprego.

Também conhecidas como agências especializadas em soluções de trabalho flexível e recursos humanos, elas dão às pessoas o acesso aos últimos empregos disponíveis — ao inscrever-se numa destas empresas, automaticamente entrará na base de dados da agência e poderá ter a oportunidade de ser um potencial candidato a várias vagas de emprego na sua cidade.

Se começou recentemente a sua procura por um emprego, saberá que identificar vagas adequadas, enviar candidaturas e preparar-se para entrevistas pode ser um processo demorado.

Também pode ser difícil permanecer motivado se estiver a receber rejeições às funções para as quais se está a candidatar ou se estiver a lutar para encontrar empregos que se ajustem ao seu conjunto de competências.

Aderir a uma agência de recrutamento pode ajudar-lhe a eliminar estas preocupações. São grátis de usar, estão bem ligadas aos empregadores de todas as indústrias e podem oferecer-lhe conselhos construtivos de carreira.

O que é uma agência de emprego?

Também conhecidas como agências de recrutamento, elas atuam como intermediários para empregadores e candidatos a emprego.

As agências de emprego em Portugal, trabalham em nome dos empregadores para encontrar candidatos adequados para preencher as suas vagas. Muitos empregadores e empresas usam-nos, e a inscrição por vezes dá-lhe acesso a empregos que não são anunciados noutros locais.

É de relembrar, que as agências de emprego também são conhecidas como “empresas de trabalho temporário“.

Como funcionam as agências de emprego em Portugal?

Quando uma empresa precisa de contratar alguém, ele fornece à agência uma descrição do trabalho. A agência então usa esta descrição para pesquisar a lista de currículos na sua base de dados para fazer corresponder as pessoas à procura de emprego à vaga.

Alternativamente, eles colocam um anúncio de emprego online para atrair candidatos — antes de elaborarem uma lista restrita. O empregador irá então escolher os seus candidatos preferidos desta lista de pré-seleção, e pedir à agência para coordenar entrevistas.

Como encontro agências de emprego em Portugal?

Agências grandes de emprego em Portugal, como a Adecco, Michael Page e Kelly, recrutam a nível nacional e em várias indústrias, tornando-as num ótimo ponto de partida para si.

Contudo, também poderá encontrar agências de emprego que cobrem apenas algumas áreas geográficas. Se está à procura de emprego mais perto de casa, pode procurar online agências de recrutamento perto de si.

A primeira coisa a fazer é descobrir com que empregadores estas agências normalmente lidam e quantas vagas têm na sua área.

Lembre-se sempre que as agências são pagas pelas empresas para encontrar candidatos, por isso nunca deve ter de pagar para se inscreveres numa. Contudo, nós criamos uma lista das maiores agências de recrutamento em Portugal:

  1. Adecco
  2. Randstad
  3. Grandalvo
  4. Kelly Services
  5. Hays
  6. Michael Page
  7. Synergie
  8. Egor
  9. Talenter
  10. Multitempo
  11. Grupo Leader
  12. Eurofirms
  13. Manpowergroup
  14. Synergie
  15. IMAN

Como me inscrevo numa agência?

Para se inscrever numa agência de emprego em Portugal, é muito simples. Poderá deslocar-se à agência em si, ou ainda mais fácil, poderá fazer um contacto inicial por telefone ou inscrever-se online no site da agência.

É sempre importante colocar e manter o currículo atualizado na base de dados da agência. Algumas agências também fornecem a oportunidade de colocar uma visão geral das suas capacidades e qualificações, para a pesquisa das empresas ser mais facilitada — aqui, deverá aproveitar a oportunidade e preencher tudo o que é possível para se destacar dos restantes candidatos.

Caso encontre algum emprego fora da agência, é importante avisar a agência de recrutamento quando já não desejar os serviços de recrutamento, caso contrário eles continuarão a contactar-lhe após a sua pesquisa por um emprego ter acabado.

Devo juntar-me a mais do que uma agência de emprego?

Pode inscrever-se em todas as agências de recrutamento que desejar, mas fique ciente que muitas empresas de trabalho temporário partilham vagas de emprego do mesmo empregador.