Quanto ganham os profissionais do jogo online

Tiago Cardoso

13 Março 2023

Muitas pessoas são apaixonadas por jogos online e começam a perceber que isso pode sim se tornar uma profissão. Na verdade, os jogos online (caça-níqueis, poker, roleta, esports, etc) se tornaram o pilar de muitas empresas virtuais como é o caso da Vulkan Vegas Portugal, que é uma empresa de casino online.

No geral, pode parecer difícil que alguém consiga viver apenas jogando no computador ou videogame, mas a verdade é que esse mercado é uma realidade atualmente e possui diversas vertentes que são bem interessantes.

Jogadores de eSports

O eSport é o chamado jogo esportivo online, ou seja, é um tipo de modalidade esportiva onde se joga no mundo digital. Os campeonatos de eSports chegam a pagar milhões de dólares e, por isso, pode ser tentador entrar nessa área.

O Dota 2 ainda é o jogo que mais premia no mundo e, em 2021 o campeonato anual The International chegou a dar 40 milhões de dólares, sendo que o time que ocupou o primeiro lugar recebeu 18,2 milhões de dólares.

Sendo assim, é possível perceber que não existe um limite quando se trata de ganho máximo dos jogadores de eSports mas, para chegar nesse nível, normalmente é preciso passar por vários estágios, assim como em qualquer outra profissão.

Os jogadores de eSports inicialmente podem não ganhar muito já que precisam pagar os torneios que participam e, eles podem ter centenas e até milhares de inscritos, o que pede não só o valor financeiro em si mas também horas e mais horas dedicadas a um único torneio.

Os valores de ganho de um jogador varia também da modalidade escolhida, do jogo e, infelizmente, ainda existe uma diferença salarial grande entre as mulheres e os homens nesse meio.

Os jogadores em ascensão podem ganhar salários que começam basicamente em 200 dólares por mês e podem chegar a 2300 dólares. Os jogadores profissionais, aqueles que são chamados de ProPlayers, conseguem entre 480 a 5700 dólares mensais.

Para conseguir um valor fixo, normalmente o jogador precisa encontrar uma equipe no qual esteja filiado, já que, assim ele pode ganhar um salário para focar nos torneios. Caso queira ter uma carreira solo, o jogador precisará pagar seus campeonatos e os valores ganhos dependem dos torneios ganhos.

É interessante perceber que no caso dos jogadores que trabalham em uma equipe, existe não só ele, seus companheiros e um treinador trabalhando, na verdade, as empresas possuem um grupo grande, com psicólogos, agentes de marketing e social media, gerente, etc. Essa estrutura oferecida garante não só que o jogador esteja preparado para os jogos de maneira técnica mas que também tenha uma preparação psicológica para passar horas a fio jogando, além da possibilidade de conseguir mais patrocínio.

Além de empresas focadas na criação de equipes de jogadores de eSports, existem também países que criaram seleções oficiais para competir em eSports. Esse investimento mostra que os países veem um potencial no jogo e que será possível em um futuro próximo encontrar competições oficiais entre países, como funciona com as Olimpíadas e a Copa do Mundo.

Jogadores de Poker

Além dos jogadores de e-sports, os jogadores de poker também são conhecidos por terem salários astronômicos, mas para isso eles precisam estar no topo, dedicando diversas horas e também estudando constantemente o jogo.

Diferente dos jogos de e-sports, o poker é um jogo que além da habilidade é necessário sorte. Os jogadores recebem as cartas e precisam tomar as melhores decisões a partir delas, o que difere dos e-sports já que lá, a habilidade do jogador é o ponto mais fundamental para se conseguir a vitória.

Os jogadores de poker, mesmo aqueles que não possuem uma equipe, conseguem ter um dia-a-dia bastante atribulado já que diversas plataformas online possuem mesas disponíveis 24 horas para que os jogadores possam se arriscar.

Alguns jogadores possuem uma habilidade e confiança tão grande que chegam ao ponto de jogarem em 5-10 salas de poker ao mesmo tempo, com diversas telas de computador abertas.

Os jogadores que jogam por si só em competições online muitas vezes precisam pagar uma inscrição para a plataforma para assim entrarem em torneios com prêmios maiores e, nesse caso, os valores mensais ganhos por eles dependem do valor ganho nas competições.

Basicamente, o salário dos jogadores que estão em equipe dependem do ROI desse jogador, ou seja, do Retorno sobre o investimento. Um valor médio de ganho para um jogador com ROI de 10% é de 1,25 mil dólares por mês mas, é claro que os jogadores patrocinados e com um ROI alto podem conseguir milhares de dólares por mês.