Como Recusar Uma Oferta De Emprego​

Qual é a melhor forma de recusar uma oferta de empregoFaz sempre sentido ser educado quando se rejeita uma proposta de emprego.

Há alturas em que se deve recusar uma oferta de emprego, mas o que se diz ou se escreve quando se recusa depende das suas razões para a rejeitar.

Se o emprego não se adequava bem, por exemplo, mas gostou da empresa, diga no seu correio eletrónico ou telefonema que ficou impressionado com a empresa, mas não viu a oferta de emprego como um bom ajuste para si.

A sua resposta pode incluir uma menção aos conjuntos de competências-chave que gostaria de empregar, o nível de responsabilidade para o qual deseja aspirar, ou outros elementos do trabalho em perspetiva que estavam em falta.

Por exemplo

Se o trabalho envolvia apenas vendas internas, assinale estar interessado numa posição que trate de contas importantes, fornecendo um caminho claro para a gestão de vendas; a possível vantagem é que o empregador pode pensar em si para outro papel atualmente disponível ou que possa abrir-se no futuro.

Dicas Para Recusar Uma Oferta De Emprego

Antes de enviar uma carta ou um e-mail a recusar uma oferta de emprego, certifique-se de que tem a certeza de que não quer o trabalho

Se existir um cenário em que possa aceitar o emprego (tal como um aumento de salário), tente primeiro negociar uma contraoferta. Uma vez enviada uma carta de rejeição, não há quase nenhuma hipótese de lhe ser novamente oferecido o emprego.

Contudo, se tiver considerado bem a oportunidade e tiver decidido não a aceitar, enviar uma carta de rejeição de emprego educada, grata e atempada é uma forma fantástica de manter uma boa relação com o empregador.

Nunca se sabe quando, se ou como os seus caminhos se podem voltar a cruzar, por isso é sempre uma boa demonstração de profissionalismo demonstrar gratidão e pontualidade.

Quando Não Se Gosta Da Empresa

Se a empresa não é atraente devido à sua cultura, um possível supervisor, ou os seus produtos, ou serviços, “obrigado pela oportunidade” com uma simples referência ao facto de o trabalho não ser um grande ajuste neste ponto da sua carreira é suficiente.

No final do artigo poderá encontrar um exemplo de carta/e-mail para rejeitar a proposta de trabalho.

Quando A Empresa Não Paga O Suficiente

Se uma posição e a empresa são atraentes, mas o salário oferecido não é suficiente, poderá abordar esta questão. 

Se todos os esforços para negociar um salário mais elevado não produzirem os resultados pretendidos, envie uma comunicação expressando os seus agradecimentos e reafirmando o seu entusiasmo pelo cargo, declarando que deve declinar devido ao nível do salário.

Por vezes, um empregador voltará a contactá-lo com uma oferta melhor, assim que virem que está verdadeiramente disposto a trabalhar naquela posição. Esteja preparado para negociar, se um salário mais elevado fizesse a diferença.

O Que Incluir Numa Carta De Rejeição De Emprego

A sua carta deve incluir o seguinte:

– Expressão de apreço pela oferta.

– Rejeição escrita da oferta.

– Dirigir a carta à pessoa que lhe ofereceu o cargo. Inclua as suas informações de contacto e número de telefone, mesmo que esteja arquivada junto do empregador.

Não há necessidade de dar extensos pormenores sobre a razão pela qual está a recusar o emprego. 

Não inclua nenhumas razões potencialmente ofensivas, tais como um ambiente de trabalho desagradável ou um sentimento de incerteza sobre o futuro e a rentabilidade da empresa a longo prazo.

No entanto, é apropriado mencionar brevemente uma razão para recusar o emprego. 

Por exemplo, poderá explicar que aceitou outra oferta, decidiu ser melhor permanecer no seu emprego atual, ou sentiu que a posição não correspondia aos objetivos da sua carreira. 

Seja qual for o caso, mantenha a sua explicação breve.

Como em qualquer comunicação enviada a um empregador, é importante certificar-se de que a sua carta está bem escrita e não contém erros ortográficos.

Mesmo em caso de declínio de um cargo, toda a correspondência deve ser profissional.

Exemplo De Carta De Rejeição De Emprego

“Primeiro e Ultimo Nome

Morada

Data

Caro Sr./Sra. (NOME)

Muito obrigado por oferecer-me o cargo de Gestor de Marketing na Emprego Mais. Foi uma decisão difícil de tomar, mas aceitei um cargo noutra empresa.

Agradeço-lhe sinceramente o tempo que dedicou a entrevistar-me e a partilhar informações sobre a oportunidade e a sua empresa.

Mais uma vez, obrigado pela sua consideração.

Com os melhores cumprimentos,

Assinatura (CASO SEJA UMA CARTA EM PAPEL)

O seu nome.”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um Comentário