Quando o trabalho se mistura com cultura e lazer: a realidade dos espaços de cowork

Quando o trabalho se mistura com cultura e lazer

Confúcio, um filósofo chinês dizia “escolhe um trabalho de que gostes, e não terás de trabalhar um único dia da tua vida!”.

O local que escolhemos para pensar, trabalhar e nos inspirarmos tem inevitavelmente influência no resultado final dessas práticas. Um ambiente de trabalho estimulante que permita manter a capacidade de concentração, poderá elevar a nossa rentabilidade, boa disposição e vontade de trabalhar. 

Muitas pessoas ficaram satisfeitas com o facto do teletrabalho a que obrigou a Covid-19 e o confinamento, ter vindo para ficar.

O conforto de não ter de sair de casa e conseguir gerir melhor o tempo de ofício e lazer tornou a ideia de voltar para o escritório pouco apelativa.

Contudo, a importância de manter o contacto social e estar exposto a estímulos criativos e culturais deve sobrepor-se a esse conforto, que se tornará prejudicial a longo prazo. Por outro lado, há quem pelo contrário queira compensar com uma experiência nova e enriquecedora todo o período de isolamento. 

Hoje existem espaços flexíveis que oferecem exatamente esse equilíbrio e simbiose perfeitos entre o trabalho, o lazer e a cultura. O LACS Communitivity of Creators é um dos espaços de coworking em Lisboa mais prestigiados, que, desde 2,5€ por hora e pessoa, oferece tanto uma dinâmica de coworking como um estúdio privado onde se podem vir a realizar grandes feitos profissionais. 

a realidade dos espaços de cowork
(Fonte: lacs.pt)

Este Cluster Criativo tem como pilares os valores de comunidade, comunicação e criatividade. Assim, torna-se perfeito para empresas de qualquer dimensão, freelancers, estudantes e todos os que queiram usufruir de um ambiente moderno e cativante que promove o espírito de entreajuda e empreendedorismo.  

Vale mesmo a pena visitar os edifícios pessoalmente para perceber o mundo que há por descobrir dentro do LACS, mas, para despertar a sua curiosidade deixamos aqui alguns exemplos de planos existentes:

Quick Office

Feitos para estar à altura das necessidades de uma equipa que procure um escritório moderno e confortável, onde possa dinamizar sessões de brainstorming ou reunir com clientes e causar uma boa impressão.

Estas condições são criadas por profissionais que sabem bem o que é preciso para fazer uma reunião correr sobre rodas. Fatores como ar-condicionado, uma internet super-rápida ou uma kitchenette podem fazer a diferença. 

University

Por apenas 0,50€ por hora e por pessoa o LACS disponibiliza aos universitários um local onde podem estudar com a máxima concentração e aceder, caso precisem, às impressoras e aos espaços adjacentes como o Lounge ou as Salas de Reunião.

As infraestruturas situam-se também convenientemente perto de várias universidades, facilitando a deslocação dos estudantes até aos edifícios. 

Home Work 

Este plano incentiva os que se habituaram a trabalhar a partir de casa a sair ocasionalmente e experimentar outros ambientes de trabalho que os inspirem mais e permitam maior foco.

Com acesso garantido aos três edifícios LACS 24h por dia, ao serviço de cafetaria entre muitos outros, combinados com a toda a dinâmica social, caso seja pretendido alargar a rede de contactos profissional. 

Event Spaces

Espaços para eventos como auditórios, rooftops e galerias estão entre as várias áreas que o LACS oferece como solução para quem queira organizar uma sessão de teambuilding, um workshop ou uma conferência, por exemplo.

Eventos com a intenção de impactar pela positiva requerem espaços originais e frescos que fiquem na memória. 

Em todas as infraestruturas do LACS ­— Lisboa (Anjos e Rocha Conde d’Óbidos) e Cascais — foram criadas condições de segurança e higiene para que nos tempos de pandemia e pós-pandemia os membros se sentissem e sintam protegidos.

Nestes tempos uma das grandes vantagens de fazer parte da comunidade do LACS, é usufruir da combinação dos fatores de segurança com a possibilidade de partilha intelectual e cultural com as mais diversas pessoas.

Um dos objetivos deste Cluster Criativo é proporcionar à sua comunidade sinergias significativas e facilitar a cada membro a aquisição de networking relevante, para ser bem-sucedido tanto ao nível pessoal como profissional.

É esta a realidade dos espaços cowork. A dimensão do trabalho é alargada à da cultura e do lazer, expandindo os horizontes e criando oportunidades para os participantes.



Subscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments