Reabilitando sorrisos: a importância do implantologista na atualidade

Escrito por:

Tiago Cardoso
247686 recrutement.dentego.fr for empregomais.com

Considerado um cartão de visitas, o sorriso requer cuidados. De acordo com a OMS, estima-se que mais de 3,5 bilhões de pessoas sofram com problemas nos dentes. O implante, por sua vez, é um procedimento cada vez mais frequente e que deixa em evidência o papel do implantologista.

Conheça a importância de contar com os serviços deste profissional

Com base na avaliação de cada caso, este tipo de dentista estabelecerá as técnicas mais adequadas para o tratamento do paciente. O mesmo pode-se dizer em relação à escolha dos materiais que serão empregados e outros aspectos. Confira:

Obtenção de melhores resultados

Em se tratando da medicina dentária moderna, o implantologista é o único profissional realmente habilitado para realização de implantes. Dessa forma, caso o paciente opte pelo tratamento com um dentista sem o devido preparo, poderá ter prejuízos físicos, estéticos e de outros tipos.

Indicação da técnica ideal para cada situação

A falta de capacitação nesta área pode comprometer o tratamento dentário. O implantologista, contudo, saberá indicar o que será mais adequado para a realidade dos pacientes. Vale ressaltar que, nos dias atuais, há uma série de inovações no que diz respeito aos implantes dentários, podendo tornar o procedimento melhor sob o ponto de vista estético, além de promover recuperação mais rápida.

Minimização de complicações nos procedimentos

Dependendo da técnica escolhida, bem como das condições de saúde do paciente, o implantologista adotará um protocolo específico para diminuir os riscos da cirurgia. Na atualidade, este representa mais um ponto positivo quando da escolha pelo profissional especializado.

O que levar em consideração ao procurar um implantologista

É fato que há uma série de profissionais com tal qualificação, considerando-se a medicina dentária praticada na modernidade. Para facilitar a escolha pelo melhor implantologista, alguns pontos devem ser observados pelo interessado no tratamento. Veja:

Busque informações sobre a reputação do profissional

Ainda que cada tratamento seja único, recomendações de pessoas que já realizaram implantes com um determinado implantologista poderão ser úteis. Dentre os aspectos que deverão ser observados estão a empatia para com o paciente, bem como a capacidade de explicar claramente sobre a recuperação após o implante.

Verifique o grau de especialização do implantologista

Em face da complexidade do procedimento de implante, é necessário que o dentista tenha uma bagagem profissional consistente. Além de experiência na área, uma boa base acadêmica assegurará que o tratamento seja realizado com sucesso. O paciente poderá consultar tais informações em sites de conselhos regionais de medicina dentária, além de outras instituições semelhantes.

Observe as técnicas empregadas e os valores dos procedimentos

Assim como em outras áreas, os protocolos adotados por cada implantologista deverão ser modernos. A utilização de recursos tecnológicos aliados à atuação do profissional costuma gerar resultados satisfatórios, reduzindo os riscos nestes procedimentos. Em relação aos valores cobrados, é importante desconfiar de preços muito abaixo da média, já que podem indicar um serviço de qualidade duvidosa.

O que se pode concluir sobre o papel do implantologista

Com uma atuação crucial na reabilitação oral, este profissional colabora para que muitas pessoas recuperem aspectos importantes da vida. O avanço da tecnologia, por sua vez, surge como forte aliada ao se realizar implantes dentários. O mesmo pode-se dizer em relação às técnicas empregadas. É importante destacar que o paciente deverá seguir todas as recomendações do profissional, sobretudo antes e após o tratamento.