Como ser Mais Feliz no Trabalho

Como Ser Mais Feliz No Trabalho​

“Só serei mais feliz no dia em que eu… conseguir um aumento! Ou quando assumir o lugar do meu patrão…”

No mercado de trabalho, todos nós temos objetivos em mente que nos fariam felizes!

Como resultado, enquanto esperamos para atingir os nossos objetivos, resmungamos e estagnamos.

E se tudo o que tínhamos de fazer para sermos felizes no trabalho era inverter o processo? 

Ser bem-sucedido profissionalmente para ser feliz tornar-se-ia ser bem-sucedido profissionalmente.

“A felicidade no trabalho é um instrumento essencial para um negócio de sucesso.”

E obviamente, essa felicidade não nos beneficiaria apenas! Porque um funcionário feliz, é um funcionário mais motivado e positivo. 

Ser positivo significa trabalhar com mais rapidez, dedicação e inteligência. A felicidade no trabalho seria, portanto, a ferramenta essencial de um negócio próspero.

Embora algumas empresas tenham entendido isso e colheram os benefícios, outras ainda se esforçam para tal… Mas nós também! 

Cabe a todos construir o seu desenvolvimento profissional.

5 Dicas para ser Mais feliz no Trabalho

1. Mantenha Boas Relações com os Colegas

A atmosfera no trabalho é tão importante como o oxigénio que respiramos! Passamos mais tempo com os nossos colegas do que com a nossa própria família ou amigos! Um mau ambiente pode rapidamente levar ao sofrimento no trabalho, o que é difícil de suportar para um empregado.

Do lado do patrão, é essencial dedicar tempo a conhecer melhor as pessoas com quem se trabalha. Uma boa gestão significa também saber organizar momentos agradáveis entre colegas.

Do lado do empregado, também tem de se esforçar por se adaptar, indo almoçar com os seus colegas, por exemplo… é sempre bom criar amizades fortes no local de trabalho.

2. Veja o Stress como um Desafio

O ‘stress’ é inevitável no local de trabalho. Uma pasta complicado para tratar, uma reunião importante, uma apresentação perante os superiores… não faltam situações que dão origem a um pico de ‘stress’!

Do lado do empregador, não há necessidade de colocar demasiada pressão, mas sim de imaginar desafios a serem alcançados como uma equipa.

Do lado do empregado, aprenda a gerir o seu ‘stress’ através da meditação, por exemplo (aprenda a como meditar). 

E em vez de ver o ‘stress’ como um elemento negativo que causa ansiedade, tente vê-lo como um desafio!

3. Treine o Cérebro para Reagir Positivamente

De acordo com Shawn Achor, é preciso pelo menos 21 dias para que o nosso cérebro desenvolva um hábito. Shawn defende a lista de três gratidões por dia para treinar o cérebro a responder positivamente [1].

Do lado do empregador, não hesite em encorajar os empregados quando o trabalho for bem-feito. Parece óbvio, mas tendemos a esquecer ou a achar normal que o empregado faça o seu trabalho.

Do lado do empregado, escreva três coisas diariamente (independentemente de quais) que o fizeram feliz durante o seu dia de trabalho. Isto ensinar-lhe-á a ver o lado positivo das coisas e não o negativo.

4. Faça Pausas

Ser feliz no trabalho também significa saber recarregar as baterias para ser mais focado e produtivo.

É essencial fazer pequenas pausas ocasionalmente. Intervalos alternados de alguns minutos (para beber, esticar as pernas e descansar os olhos, especialmente se estiver a trabalhar atrás de um ecrã de um computador) e intervalos mais longos para se mover, respirar, tomar um café e construir relacionamentos com os outros colegas.

5. Crie uma Rotina Matinal de Campeão

O que lhe motiva? O que lhe dá vontade de trabalhar de manhã? 

É uma música, um podcast, um programa de rádio matinal ou aquele pequeno-almoço que lhe dá energia para o dia todo?

É conhecido que os bons hábitos promovem o bem-estar e a felicidade de todos. Encontre uma rotina matinal que lhe dê confiança. 

Assim, estará sempre pronto para enfrentar os desafios que o esperam no seu dia.

Leia Também: 8 Dicas de Como Poupar Dinheiro