Como ter uma entrevista de emprego bem sucedida

d

Neste artigo iremos ajudá-lo a preparar-se para uma entrevista de emprego e ser bem sucedido, por outras palavras para ser contratado. Nos tempos actuais que vivemos com a pandemia do covid-19 o desemprego aumentou e a procura de emprego, como lógico, aumentou. Isto significa que teremos de melhorar a nossa performance quando formos chamados para uma entrevista de emprego. 

Sabemos que muitas das vezes até chegarmos a uma entrevista são vários os currículos que mandamos. Então não irá querer perder a oportunidade de brilhar na entrevista, resumimos as dicas mais importantes, um passo a passo para poder ser bem sucedido. 

Como todos sabemos o nervosismo geralmente toma conta de nós, e isto pode atrapalhar logo a nossa entrevista. Portanto, a primeira coisa que devemos fazer é contornar esse problema, por eliminarmos por completo ou por amenizar o nervosismo. Tudo começa com um planejamento, pense da mesma forma como se fosse planear uma jogada ou uma aposta no site da Betano. Recomendamos que comece por se visualizar em casa na entrevista ou no espelho e treine uma conversa, mentalize-se que é algo natural. Estude bem o currículo que preparou, faça uma reflexão no currículo. Pratique a entrevista com algum amigo ou algum familiar. E não se esqueça de sorrir na entrevista, especialistas afirmam que sorrir minimiza o nervosismo, stress, ansiedade etc…

Agora que demos algumas dicas para controlar o nervosismo podemos então passar a imagem. Afinal “a primeira impressão é que conta” com certeza já ouviu esta frase. E acredite é difícil criar uma segunda boa imagem caso percamos a oportunidade a primeira. 

Escolher a roupa correcta e o penteado adequado para a entrevista em questão poderá ajudar bastante no sucesso da entrevista. Muitos empregadores reparam na roupa ou penteado que temos e isso pode pesar na decisão final dependendo para que cargo está a aplicar. 

Auto confiança, sim, aqui é onde temos de nos destacar, se conseguirmos lidar com o nervosismo e sermos firmes e confiantes no que estamos a falar é meio caminho andado para o sucesso de uma entrevista. 

Postura, a nossa postura, poderá dizer muito sobre nós, portanto adeque a sua posição às suas palavras, o entrevistador poderá notar se estamos nervosos, ou o quanto estamos à vontade com a entrevista. Especialistas também afirmam que a nossa postura corporal também ajuda as nossas palavras a serem mais firmes e dá-nos mais auto confiança.

Atenção, escute atentamente ao entrevistador, para evitar fazer as mesmas perguntas, isso mostrará o quanto está interessado e atento. Também irá ajudá-lo a responder melhor às perguntas feitas.

Lembra-se de dizermos para planear bem a entrevista antes? Organize como irá apresentar a sua vida profissional, faça por tópicos. Escolha as experiências mais relevantes para o trabalho em questão, seja claro na informação que passa. Detalhe a pormenor e destaque também as funções mais importantes que exercia na experiência anterior profissional que estiver a relatar para o entrevistador. 

Quando chegar a altura do entrevistador fazer-lhe perguntas, procure fazer perguntas importantes, perguntas que possa se destacar dos demais. Pense em algo que poderia ser relevante para o emprego em questão, isto poderá incluir também no planejamento antes da entrevista. 

Estude as perguntas mais comuns que são feitas nas entrevistas, como por exemplo;

1 – Onde se vê daqui a 5 anos?

2 – O que espera da empresa?

3 – Quais são as suas 3 melhores qualidades?

4 – Por que se candidatou a esta vaga de emprego?

Responder de forma assertiva a estas perguntas embora comuns poderão ajudá-lo bastante a ser escolhido. 

De forma geral aconselhamos a seguir estas dicas que apresentamos no artigo, poderá ter a certeza que irá aumentar grandemente as chances de ficar com a vaga pretendida. Estas dicas apresentadas foram escolhidas por especialistas que se dedicaram a estudar a forma mais efectiva de se poder apresentar numa entrevista. Só temos a desejar-lhe uma boa entrevista. 

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Deixe um Comentário