7 Dicas para Lidar com Críticas no Trabalho

A sensação desconfortável que a crítica desencadeia na maioria dos funcionários geralmente leva a um comportamento inadequado.

As críticas expressas de forma construtiva podem até mesmo promover a sua carreira.

Como? Avisando sobre erros graves, melhorando o trabalho e apontando fragilidades. Isso dá-lhe a oportunidade de trabalhar neles.

A seguir, encontrará dicas valiosas para lidar com as críticas no trabalho.

Nunca deve levar as críticas para o lado pessoal. As reações resultantes podem ser qualquer coisa, desde raiva, frustração, vergonha e desespero. Mas com essas reações perde todas as oportunidades que a crítica reserva para a nossa vida profissional. Por este motivo, é importante melhorar as suas próprias habilidades críticas.

Claro, é preciso distinguir entre crítica construtiva e crítica injustificada. Alguns criticam-lhe para melhorá-lo e apontam erros. Outros colegas, por outro lado, têm maior probabilidade de dissuadi-lo da sua promoção e de fazer o seu trabalho mal na frente de outros funcionários.

Pode ignorar com segurança essa forma de crítica. A nossa dica para si: não vá direto para a posição defensiva assim que alguém criticar o seu trabalho. Considere cuidadosamente se pode se beneficiar com isso.

Pode aprender a lidar com as críticas com confiança, simplesmente seguindo as nossas próximas dicas.

A Forma Incorreta de Lidar com Críticas

O padrão de lidar de forma incorreta é muito comum para todas as pessoas. Uma pessoa que lida de forma incorreta com críticas geralmente fica:

  • Ofendido.
  • Bravo.
  • Ignora as críticas
  • Ataca verbalmente o seu crítico.
  • Cria um conflito entre si e o seu crítico.
  • Tenta se justificar.
  • Não mostra compreensão.
  • Leva as críticas para o lado pessoal.

Como Lidar Com Confiança após Críticas no Trabalho

1. Fique Calmo

Mesmo que seja difícil: mantenha a calma e tente olhar para a crítica de forma factual e objetiva.

Inspirar e expirar profundamente por alguns segundos dá-lhe tempo para responder apropriadamente.

Ouça atentamente o seu crítico e tente entender o que ele diz.

2. A Atitude Certa

A maioria dos funcionários associa a crítica como algo muito negativo. Isso leva a uma atitude negativa desde o início. Sem ter consciência das hipóteses de críticas, muitos simplesmente “calam a boca” e espumam de raiva. Ou banham-se na autopiedade.

A nossa dica: tente evitar o termo “crítica” nos seus pensamentos. É melhor começar com feedback. Essa palavra é interpretada mais como uma afirmação construtiva e é menos dolorosa para o criticado.

O feedback sobre o próprio trabalho é importante para seguir. Mude a sua atitude negativa e negativa em relação ao termo crítica e será capaz de lidar melhor com ela.

3. Acompanhamento

Pergunte a seus críticos a que exatamente eles se referem. Só deve levar a sério as críticas fundamentadas e precisas. Se o seu crítico não encontrar as palavras certas e não puder justificar a sua afirmação, não precisa prestar mais atenção a elas.

Faça quantas perguntas precisar para ajudá-lo a entender exatamente quais são as críticas. Não dê uma hipótese à sua própria interpretação da crítica, mas pergunte especificamente o que ela quis dizer.

4. Respeite Outras Opiniões

Tente se afastar do trabalho e olhe para ele com objetividade. Sempre há vários pontos de vista sobre uma coisa.

Consegue entender outro ponto de vista, por exemplo, o do seu crítico? Em caso afirmativo, seja grato por novas perspetivas terem sido sugeridas a você e use-as para completar e otimizar o seu trabalho.

5. Esteja Aberto a Sugestões de Melhorias

Todo o funcionário comete erros ao longo da sua carreira. Isso não é evitável nem mau.

Por esse motivo, esteja aberto a críticas de qualquer forma. Isso pode evitar que cometa outro erro.

A nossa dica: seja grato aos seus críticos, pois eles se preocupam com o sucesso do seu projeto e expressam deficiências para que possa eliminá-las. Portanto, deve valorizar as críticas como informações valiosas.

6. Avalie a Crítica

Deixe os pontos de crítica da sua contraparte afundar brevemente por um tempo. Então, pode decidir por si mesmo qual deles realmente deseja levar a sério. Lidar com as críticas com confiança não significa aceitar tudo.

Questione as críticas e avalie pessoalmente quais os pontos de crítica injustificados e quais podem realmente ajudá-lo.

7. Ninguém é Perfeito

Aceite que nem você, nem ninguém no mundo é perfeito. Criticar o seu trabalho significa apenas que tentou algo. Pode se orgulhar disso. Você trabalha em algo e isso é bom.

Se alguém tiver algo errado com ele, esta é sua hipótese de fazer melhor. Se, por outro lado, você só recebe elogios de todos os lados, o seu trabalho nunca melhorará, então você sempre permanecerá no mesmo nível de desempenho.

Leia Também: Mudar de Emprego – Como Dizer “Adeus” com Estilo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um Comentário