Como Escrever uma Carta Formal e Informal (Com Exemplos) - Emprego Mais

Como Escrever uma Carta Formal e Informal (Com Exemplos)

Deseja aprender a escrever cartas formais e informais? Se precisa de enviar uma carta a uma entidade pública ou privada, ou até mesmo a um velho amigo, aprender as normas e estruturas de uma carta formal ou informal é essencial.

Quando estas situações surgem na nossa vida, a maioria das pessoas entra em pânico porque nunca escreveu uma carta. Escrever uma carta formal ou informal, na verdade não exige grandes conhecimentos linguísticos, só é preciso seguir certas regras. Por isso, criamos este artigo para te auxiliar nessa tarefa.

Neste artigo, vamos-te ensinar a como redigir cartas da forma correta e também te mostrámos exemplos práticos de carta formal e informal que poderás transferir de forma gratuita.

O que é uma Carta?

Uma carta é uma conversa feita por escrito, dirigida a uma pessoa ausente. A carta, trata-se de um meio de comunicação muito usado há vários anos que tem vindo a ser substituído nos tempos atuais por outros meios como o correio eletrónico ou fax.

Contudo, as cartas formais e informais continuam a ser utilizados para situações de economia, como por exemplo, cartas dirigidas para pagamentos de contas da luz e gás.

O que é uma Carta Formal?

A carta formal é o tipo de carta que usamos para quando queremos dirigir-nos a uma entidade pública ou privada ou a uma instituição. A carta formal deverá obedecer a uma estrutura própria a qual deverá ser respeitada.

Na carta formal, deverá incluir a identificação do remetente, o assunto, o corpo da carta deverá ser claro, mas com uma escrita elaborada e a despedida terá que incluir uma terminologia normalizada (por exemplo: “Com os melhores cumprimentos…”, “Agradecendo antecipadamente a atenção dispensada neste assunto…”).

É de relembrar que, as cartas formais terão que ser sempre assinadas pelo remetente.

O que é uma Carta Informal?

A carta informal é o tipo de carta que usamos para quando queremos dirigir-nos a pessoas conhecidas.

A carta informal não precisa de obedecer a estruturas próprias, ao contrário da carta formal. Neste tipo de carta, as pessoas poderão escrever sem grandes preocupações linguísticas.

Exemplos de carta formal e informal

Exemplo carta formal e informal

Abaixo, temos disponíveis exemplos de cartas formais e informais em formato WORD e PDF. Para fazer a transferência, basta clicar no link laranja e a transferência será imediatamente iniciada.

Exemplo Carta Formal

Exemplo Carta Formal

Fazer Download Carta Formal em PDF (clique aqui)

Fazer Download Carta Formal em WORD (clique aqui)

Exemplo Carta Informal

Exemplo Carta Informal

Fazer Download Carta Informal em PDF (clique aqui)

Fazer Download Carta Informal em WORD (clique aqui)

Dicas Úteis para Escrever uma Carta Perfeita

  • Faça sempre uma breve introdução sobre o assunto pela qual te leva a escrever a carta (muito essencial em cartas formais).
  • Explica sempre o motivo pela qual escreveste a carta.
  • Ao terminar a carta, deixa bem claro o teu pedido e agradece sempre a atenção dispensada.
  • Assina sempre que possível as tuas cartas, para dar um ar mais pessoal e profissional. (caso seja uma carta formal).
  • Guarda sempre contigo uma cópia da carta.

Outros Recursos

Se após ter lido este artigo inteiro a tua vontade é de aprofundar ainda mais os teus conhecimentos, aproveita também para explorar outras fontes de aprendizagem, como:

Tiago Cardoso
Tiago Cardoso

Tiago é o líder e criador do Emprego Mais. Ele é um especialista e estudante diário em desenvolvimento de carreiras e procura de empregos. Apaixonado por pesquisas, ele é aquele braço direito que tu irás querer ter do teu lado quando estiveres à procura de emprego.

Artigos: 98