Como Cancelar uma Entrevista de Emprego

Como Cancelar uma Entrevista de Emprego

Candidatou-se a um novo emprego e é hora de ir a uma entrevista, mas, entretanto, mudou de ideias? Poderá ser algo desconfortável, mas acontece a muitas pessoas por vários motivos. Uma coisa é certa, realmente deve ter a certeza da sua decisão antes de cancelar a entrevista de emprego!

Reunimos as informações mais importantes sobre o assunto e damos algumas dicas e exemplos que o ajudarão a formular o seu cancelamento da entrevista.

Cancelar uma entrevista – Não é “profissional”?

Cancelar a entrevista após se candidatar a um emprego com sucesso não parece profissional à primeira vista, no entanto, se está convencido da sua decisão e consegue fornecer boas razões, a maioria das empresas vai entender a situação. 

Afinal, não vai continuar a desperdiçar o tempo do recrutador e irá dar a outros candidatos novas oportunidades de conquistar essa vaga.

Quando não é aconselhável cancelar a entrevista?

Se realmente quer o cargo para o qual se candidatou ou ainda não tem a certeza, é claro que não deve cancelar a entrevista. Embora haja a hipótese de um dia se arrepender da decisão, não é aconselhável recusar a oferta.

Se deseja apenas adiar a entrevista, isso é algo completamente diferente e normalmente possível sem problemas. Não deve cancelar a entrevista se ficar doente, não puder tirar um dia de folga do seu trabalho atual ou se houver uma emergência na sua família.

O mesmo se aplica se estiver atrasado para o compromisso, adormeceu, não conseguiu encontrar uma baby-sitter ou algo semelhante atrapalhou os seus planos. Se alguma dessas situações se aplicar, a principal coisa que deve tentar é adiar a entrevista

Razões para cancelar a entrevista

O cancelamento da entrevista só faz sentido se tiver certeza de que o emprego não é para si e de que não vê o seu futuro profissional neste cargo ou nesta empresa. Claro, existem algumas outras causas que fazem com que os candidatos a um emprego cancelem uma entrevista.

Aqui estão os motivos mais comuns para o cancelamento:

  • Inesperadamente recebeu e aceitou uma oferta de emprego melhor.
  • Descubriu algo sobre a empresa que não é o que deseja, o que valoriza e ao qual não deseja estar associado.
  • Decidiu não dar esse passo na sua carreira – independentemente de ser devido a condições inconsistentes ou uma promoção repentina no seu trabalho atual.
  • Prefere se concentrar noutra área da vida, como a sua própria família.
  • Simplesmente mudou de ideias.

Possíveis consequências de rejeitar uma entrevista

Como pode ver, há uma série de razões pelas quais faz sentido cancelar uma entrevista, bem como uma série de razões pelas quais não é aconselhável cancelar. 

Independentemente do motivo pelo qual retira pessoalmente um pedido e cancela a marcação da entrevista, tal decisão pode sempre ter certas consequências. Reunimos as três mais importantes que deve conhecer antes de cancelar a entrevista:

  • Parecerá pouco profissional se cancelar uma entrevista para um emprego que realmente queria por motivos incompreensíveis e inadequados.
  • De certa forma, deixará uma impressão pouco confiável no recrutador da empresa.
  • Pode não ter uma segunda hipótese para uma entrevista para este cargo ou outros empregos futuros nessa mesma empresa.

Formule o cancelamento corretamente

Se, após uma consideração cuidadosa, decidiu realmente cancelar a entrevista, há algumas coisas que deve ter em mente para não deixar uma má impressão. Obviamente, é perfeitamente normal retirar um pedido se estiver totalmente confiante quanto à decisão.

Se cancelar, só é importante informar educadamente o recrutador antecedência suficiente de que decidiu dar outro passo na carreira. Agradeça a oportunidade e, se necessário, indique que gostaria de se manter em contacto para, no futuro, se manter informado sobre as possíveis vagas para as quais é elegível.

Três dicas para cancelar uma entrevista

Se decidiu cancelar a entrevista, então certifique-se de parecer o mais profissional possível. Siga estes três passos para retirar a sua inscrição e cancelar a entrevista com segurança.

1.ª Dica – Cancele a tempo!

Informe o recrutador o mais cedo possível que decidiu não aceitar o emprego. É melhor cancelar a entrevista pessoalmente do que por telefone ou por correio eletrónico. 

Ao cancelar, garanta que a sua mensagem seja realmente transmitida e também pareça confiante e sincero.

2.ª Dica – Justifique a rejeição!

Não entre em muitos detalhes na sua justificação de porque decidiu rejeitar o cargo. Não deve uma explicação a ninguém, mas é educado e respeitoso fornecer uma explicação breve e clara dos motivos da sua decisão.

3.ª Dica – Despeça-se da forma correta!

Lembre-se de que tudo pode acontecer no futuro. Por isso, certifique-se de que trata bem os recrutadores para que o contacto possa ser estabelecido novamente sem problemas.

Cancelar uma entrevista por E-Mail (exemplo)

Se optou por cancelar a entrevista por correio eletrónico, existem alguns pontos importantes que este e-mail deve conter. Os quatro aspetos a seguir são essenciais para que os gerentes de Recursos Humanos da empresa entendam a sua rejeição:

1 – Assunto (indique a data e a posição aqui)

2 – Rejeição (idealmente, justifica a sua decisão de maneira breve e segura)

3 – Compromisso alternativo (se apenas quiser adiar o compromisso)

4 – Pedido de desculpas (por qualquer inconveniente)

Se levar esses quatro pontos a sério no seu e-mail de rejeição, a base para a comunicação profissional da sua preocupação foi lançada. Um e-mail de cancelamento de entrevista pode ser assim:

Assunto: Cancelamento da Entrevista de Emprego (cargo, data e hora)

Prezada Sra. / Sr. (nome do recrutador),

Gostaria de agradecer mais uma vez pelo convite para uma entrevista pessoal. Infelizmente, tenho que cancelar a entrevista marcada para o cargo mencionado acima e, assim, retirar a minha inscrição.

[Breve explicação do motivo pelo qual não deseja o emprego ou porque cancelou a entrevista, por exemplo, devido a outra aceitação inesperada do emprego.]

Peço a sua compreensão e peço desculpas pelo transtorno.

Atenciosamente,

[o seu nome]

Adie a entrevista – É assim que deve ser!

Claro, pode não querer cancelar a entrevista, apenas adiá-la. É claro que o recrutador também não ficará entusiasmado com isso, mas com a justificativa correta e de maneira amigável, será certamente compreendido.

Definitivamente, não deve adiar a entrevista se tiver apenas uma ressaca da última noite, ou se esqueceu do compromisso ou tem algo mais planeado. 

No entanto, se estiver gravemente doente ou tiver uma emergência no seu trabalho, ou família, faz sentido adiar a entrevista. Contando que lide com o assunto de forma aberta e profissional, o recrutador o compreenderá completamente.

Cancelar ou adiar a entrevista é possível, mas deve ser feito de maneira profissional e justificada. Se seguir as nossas dicas sobre quando faz sentido retirar uma inscrição, o contacto futuro com a empresa é facilmente possível. 

Além disso, com a formulação correta e a consideração de alguns aspetos, garante que terá o melhor entendimento possível e que qualquer inscrição futura receberá novamente uma resposta positiva.

Artigos relacionados

Procuras emprego? Clica aqui!