Saiba como pedir uma promoção no emprego - Emprego Mais

Saiba como pedir uma promoção no emprego

De acordo com o LinkedIn, o número de pedidos de promoção estão cada vez mais a aumentar. Para algumas pessoas, pedir uma promoção pode ser um desmancha-prazeres, mas é um passo crucial para o avanço da sua carreira. Com alguma preparação e autoconfiança, pode trabalhar no sentido do seu trabalho desejado.

Para o ajudar neste processo, criamos um guia com dicas e estratégias sobre como pedir uma promoção ou até um aumento salarial.

Quando pedir uma promoção

Se for um trabalhador de confiança com uma forte ética de trabalho, poderá ter notado que assumiu responsabilidades adicionais ao longo do tempo, particularmente em funções de liderança. Isto demonstra que é capaz de lidar mais e que merece uma promoção. O elevado desempenho no seu trabalho é outro indicador de que está pronto para novos desafios.

Se obteve clientes rentáveis, desenvolveu produtos de sucesso ou obteve elogios por vendas excecionais, poderá ser o momento de solicitar reconhecimento e promoção. Muitos empregadores estabeleceram sistemas de promoção e aumentos, e se tiver atingido certos objetivos educacionais ou de desempenho, poderá ser elegível para o nível seguinte.

Além disso, se tiver discutido previamente um plano de desenvolvimento de carreira com o seu chefe e tiver atingido os objetivos acordados, é razoável pedir uma promoção ou um aumento salarial.

Dicas para pedir uma promoção

Agora que já reconheceu que está pronto para uma promoção, é tempo de agir. As seguintes dicas irão ajudá-lo a aumentar as suas hipóteses de sucesso quando fizer esse pedido.

1. Faça o seu trabalho de casa

A fim de se destacar e impressionar o seu chefe, é importante apresentar exemplos específicos da sua fiabilidade e contribuições que vão para além da descrição do seu trabalho.

Faça uma lista de quaisquer responsabilidades adicionais que tenha assumido e quaisquer realizações que tenham beneficiado a empresa, tais como aumento dos lucros, melhoria do fluxo de trabalho, melhoria do serviço ao cliente, ou aumento da produtividade. É também útil ter revisões e recomendações positivas dos chefes de departamento. Esteja preparado para destacar as qualificações relevantes que possui para a promoção que procura.

2. Conheça os salários

É importante estar consciente do seu valor no mercado de trabalho, pesquisando os salários dos outros na sua área e ao seu nível de experiência. Pode utilizar vários websites de salários para esta informação, o que o ajudará a defender um aumento salarial justo.

No entanto, é melhor esperar até lhe ser oferecida a promoção antes de discutir o salário. Concentre-se primeiro em defender a promoção, e depois trate da compensação uma vez que a posição tenha sido oferecida.

3. Treine o seu discurso

Antes da reunião, reúna toda a documentação relevante e ensaie os seus pontos de discussão. Pode ser útil pedir a um amigo ou colega de trabalho para ouvir a sua apresentação e sugerir potenciais perguntas que o seu chefe possa fazer.

Se não tiver alguém com quem praticar, pode gravar um vídeo da sua proposta e analisá-lo para avaliar o seu desempenho e linguagem corporal. Isto pode ajudá-lo a identificar áreas a melhorar.

4. Acerte no “timing”

É geralmente melhor solicitar uma promoção quando a empresa está a sair-se bem, há tempo para incorporar um aumento salarial no orçamento e as coisas estão relativamente estáveis no trabalho. Pode também trazer à baila os seus objetivos de desenvolvimento de carreira durante revisões regulares de desempenho como forma de preparar o seu chefe para a possibilidade de uma promoção.

No entanto, se houver tumultos no trabalho, tais como a saída de colegas de trabalho ou a mudança de funções, pode ser uma oportunidade de se apresentar como uma solução para os desafios da gestão e solicitar uma promoção.

5. Solicite uma reunião

É importante estabelecer uma boa relação de trabalho com o seu chefe, pois isso pode facilitar a solicitação de uma promoção. Se trabalha de perto com o seu patrão, pode ser capaz de perguntar casualmente quando é que ele está disponível para uma reunião. Caso contrário, é melhor seguir o seu método preferido de marcação, seja através de correio electrónico, ou marcando uma reunião com o seu assistente.

6. Acompanhe

É sempre uma boa ideia acompanhar a sua reunião com um e-mail formal, quer tenha ou não tido sucesso na obtenção da promoção. Se lhe foi oferecida a promoção, envie uma breve mensagem de “obrigado” expressando o seu entusiasmo pela nova função e agradecendo ao seu chefe pela sua ajuda para atingir o seu potencial. Se não lhe foi oferecida a promoção, não desespere.

Pergunte ao seu chefe na reunião o que precisa de fazer para alcançar o próximo nível, e depois dê seguimento com um e-mail agradecendo-lhes pelo seu tempo e enfatizando o seu empenho em trabalhar nos objetivos que discutiu. Verifique periodicamente com o seu chefe para os atualizar sobre o seu progresso e avaliar o seu progresso em direção a uma promoção.


Esperamos que este guia tenha fornecido informações úteis sobre como solicitar e receber uma promoção com sucesso.