O MBWay é uma nova solução Multibanco que lhe permite muito facilmente fazer compras ‘online’, gerar cartões virtuais, enviar, pedir dinheiro, fazer pagamentos com código QR e levantar dinheiro através do seu ‘smartphone’.
Nestes últimos tempos, a aplicação tem sido muito referida na boca dos portugueses e também nas mídias pelo motivo da aplicação ser usada para atos de burla, principalmente nas plataformas de vendas como o OLX e CustoJusto [1].
Pelo contrário que muitos pensam, o Mb Way é, na verdade, uma aplicação segura, mas a sua má utilização pode originar que a sua conta “fique a zeros” em questão de segundos.
Conforme os jornais portugueses, as forças policias portuguesas já receberam mais de 4000 denúncias devido a este tipo de burlas [2].
Como funcionam as burlas no Mb Way?
Muito resumidamente, as burlas por mb way funcionam de forma muito simples. Quando faz um negócio online, a pessoa do outro lado geralmente pede para você fazer um pagamento ou pede para você fazer um pedido de dinheiro pela aplicação MBWay.
Mas é aqui que entra o começo da burla…
Geralmente, esse tipo de burlista diz que para o pagamento ser válido, precisam que vá a uma caixa de multibanco para “pedir esse dinheiro”.
Quando chega a uma caixa multibanco, eles dão-lhe instruções por telemóvel (maioria das vezes por chamada) e dizem-lhe para associar o número deles à sua conta bancária.
Depois desta etapa, eles passam a ter acesso à sua conta e conseguem roubar o seu dinheiro em segundos, isto porque você colocou o número da outra pessoa, e isso é sempre errado — nunca deveremos colocar o número de outras pessoas associada à nossa conta.
A burla funciona desta forma e é um procedimento muito simples de evitar, basta estar atento.
Como não ser burlado por Mb Way
Como dito anteriormente, não ser burlado é realmente muito fácil, basta estar com atenção.
Geralmente, as pessoas que são burladas por este tipo de aplicações, são pessoas que geralmente não possuem o hábito de usar aplicações de telemóveis e tecnologias.
Existem alguns passos que pode considerar para não ser burlado:
- Nunca se dirija a uma caixa multibanco — Geralmente nas burlas online as pessoas pedem para você se dirigir a uma caixa de multibanco para “pedir dinheiro” — isso não existe! Não há motivos para ir a uma caixa multibanco fazer algo relacionando com o mb way, sendo possível fazer tudo pela aplicação móvel!
- Nunca coloque o número de telemóvel de outra pessoa — Esta dica é realmente muito simples! Tudo que tenha a ver com os seus dados pessoais, aplicações de telemóvel ou que seja, nunca se coloca o número de telemóvel de outra pessoa.
- Se lhe pedirem um código de 6 dígitos não dê — Muitas pessoas caiem neste erro! Quando se faz pagamentos pelo mb way não há nenhum passo que seja preciso introduzir códigos, portanto, se alguém lhe pedir um código de 6 dígitos, não dê — sendo que, na verdade, estão a tentar descobrir o código para acessar a sua conta.
- Desconfie de propostas altas — Se estiver a vender algum produto online, desconfie sempre quando lhe oferecerem dinheiro a mais pelo produto, geralmente é um burlista que está do outro lado.
- Não envie o produto antes do pagamento — Esta dica é relacionada com a de cima. Se estiver a vender algo online, nunca envie o produto antes de receber o pagamento. Nunca se sabe se a pessoa do outro lado é séria.
Fui burlado por Mb Way, o que faço?
Talvez tenha acessado a este artigo só pelo motivo de ficar a saber o que fazer após ser burlado e como recuperar o dinheiro.
Mas, para lhe ser sincero, reaver o seu dinheiro após uma burla pelo mbway é uma tarefa muito difícil.
Segundo o jornal Observador, as burlas por mbway não são responsabilidade da banca [3].
Isto porque, dado que o pagamento foi realizado com sucesso, não existe possibilidade através do serviço mbway cancelar o mesmo.
Existem três alternativas para resolver a burla mbway:
- Contactar o ladrão e pedir para enviar o dinheiro de volta. Caso não o faça, apresentará queixa nas autoridades contra ele.
- Contactar o seu banco e efetuar um pedido de reclamação sobre a transação efetuada.
- Dirigir-se às forças policiais e apresentar queixa com o máximo de informações que tiver do burlista — número de telefone, nome, por onde foi burlado, etc.
Após estas três alternativas, reaver o seu dinheiro mesmo assim pode ser uma tarefa quase impossível, sendo que foi você que autorizou acesso à sua conta mbway.
Mas, como o velho ditado diz: “tentar não custa” e, se decidir dirigir-se as forças policiais, a queixa ficará feita e poderá ajudar as autoridades a encontrar um burlista e impedir que novas pessoas sejam burladas também.
Apesar que, se o montante for muito elevado, obviamente que poderá e deverá seguir para tribunal para reaver o seu dinheiro após uma burla mb way.
Artigos que lhe poderão ser úteis: