6 tendências de Marketing Digital para aplicar até ao final do ano - Emprego Mais

6 tendências de Marketing Digital para aplicar até ao final do ano

As tendências do marketing digital em 2022 destacam-se pela inteligência artificial, automação e mobile-first, mas não ficam por aqui.

O cenário do marketing digital está em constante mudança. Os hábitos de pesquisa continuam a mudar, novas plataformas digitais estão a ser desenvolvidas e o algoritmo de pesquisa do Google é atualizado regularmente.

Agora é o melhor momento para as empresas analisarem o que alcançaram, decidirem como podem otimizar as mudanças para reter os clientes e acompanharem as novas tendências digitais.

Conheça as tendências de marketing digital atuais e aplique até ao final do ano.

6 tendências de marketing digital em 2022 a não perder

1. Automatização de marketing

Tudo o que pode automatizar o marketing digital, merece a sua atenção. As automatizações economizam tempo e dinheiro às empresas e permitem que os funcionários se concentrem noutras tarefas importantes para os negócios.

Os profissionais de marketing usam ferramentas e plataformas de automatização de marketing para vários objetivos. Através deste recurso, podem segmentar clientes com mensagens automatizadas por e-mail, redes sociais ou sms. As mensagens são enviadas automaticamente, de acordo com conjuntos de instruções chamados fluxos de trabalho.

2. Pesquisa antes da compra

Nos últimos anos, tornou-se cada vez mais importante para o consumidor realizar pesquisas antes de efetuar uma compra. Essa pesquisa envolve a procura por reviews, tutoriais, comparação de preços e concorrência.

Surge aqui a importância do SEO Portugal, para um melhor posicionamento do site nas pesquisas orgânicas do Google. Muitos dos usuários não passam da primeira página de pesquisa, então é crucial para o seu negócio aparecer nos primeiros lugares.

Recorrer a uma agência de SEO é um passo cada vez mais comum para as empresas, para que os profissionais ajudem o site a obter mais tráfego orgânico e destaque.

3. Inteligência Artificial

As estratégias de marketing digital que não utilizam tecnologias de IA, estão a perder grandes oportunidades. Com a ajuda da IA, as empresas podem simplificar e otimizar as campanhas de marketing, eliminando o risco do “erro humano”.

Veja alguns dos objetivos que a inteligência artificial o pode ajudar a alcançar:

  • Melhora a personalização das recomendações: A IA permite prever os comportamentos dos visitantes, com base nas interações anteriores com a marca. Assim, pode enviar material de marketing com maior probabilidade de conversão.
  • Aumenta a satisfação dos clientes com o chatbot: Uma das maiores tendências do marketing digital em 2022 são os chatbots, pois permitem fornecer respostas instantâneas e personalizadas a qualquer hora do dia. Isso reduz o tempo de atendimento ao cliente e deixa os agentes livres para lidar com conversas que precisam de atenção especial.
  • Melhora a publicidade: A IA recolhe os dados dos visitantes, analisa-os e prevê o comportamento futuro, o que permite às empresas segmentar os potenciais compradores com maior facilidade.
  • Mais dados e melhores análises: Existem mais dados disponíveis do que nunca, e a inteligência artificial têm a capacidade de os analisar e conectar de forma a obter insights inteligentes sobre as suas campanhas.

4. Conteúdo de vídeo

Atualmente, o conteúdo de vídeo nas redes sociais é de longe o tipo de conteúdo mais popular, o que se reflete no marketing digital.

A maior tendência do marketing de vídeo em 2022 são os vídeos curtos. O Tiktok veio acentuar esta tendência, seguido pelo Instagram com o recurso dos “reels” e o Youtube com o recurso dos “shorts”.

5. Mobile-first

Em 2016, o Google começou a trabalhar na indexação mobile-first já que a maioria das pessoas fazia pesquisas nos dispositivos móveis em detrimento dos computadores.

Segundo um estudo da Statista, o tempo médio diário gasto pelos usuários na internet em 2021 foi de 39 minutos per capita nos computadores e 155 minutos em dispositivos móveis.

Por consequência surgiu a tendência do mobile-first, que é uma abordagem de design de sites que começa por se concentrar nos dispositivos móveis antes de adaptar a telas maiores. Ao garantir uma boa experiência de usuário nos vários dispositivos, a taxa de retenção e engajamento do site aumenta.

6. Conteúdo interativo

O conteúdo interativo é umas das tendências de marketing digital em constante crescimento. Este tipo de conteúdo faz com que o público se sinta mais conectado à marca, para além de ser cativante e envolvente.

Exemplos de conteúdo interativo que pode utilizar:

  • Testes e questionários;
  • Infográficos interativos;
  • Calculadoras incorporadas;
  • Anúncios de realidade aumentada;
  • Vídeos interativos;
  • Webinars.

Pronto para aplicar as novas tendências?

Manter-se atualizado sobre as tendências do marketing digital, é a melhor forma de se manter competitivo, crescer e garantir a fidelidade dos seus clientes. Algumas dessas tendências podem ser mais fáceis para a sua empresa adotar do que outras, ao que ajudará obter auxílio de uma agência de SEO.

Tiago Cardoso
Tiago Cardoso

Tiago é o líder e criador do Emprego Mais. Ele é um especialista e estudante diário em desenvolvimento de carreiras e procura de empregos. Apaixonado por pesquisas, ele é aquele braço direito que tu irás querer ter do teu lado quando estiveres à procura de emprego.

Artigos: 99