5 formas de conseguir alugar meu imóvel

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
pexels-binyamin-mellish-106399

Quais as principais formas de conseguir alugar meus imóveis? Bom, essa é uma dúvida muito comum dos proprietários!

Isso porque, alugar um imóvel pode parecer algo fácil, porém sem o conhecimento necessário de como esse processo funciona, o que era pra ser simples se torna bastante complicado.

Inclusive, a depender da maneira escolhida, será preciso dedicação para administrar os anúncios e conversar com todas as pessoas interessadas.

Afinal de contas, é necessário ter disposição para lidar com visitas ao local, além de compreender muito bem como as questões contratuais funcionam, assim ninguém sai prejudicado nesse acordo.

Então, pensando em ajudar você que tem a dúvida sobre “como alugar meus imóveis”, abaixo estão listadas as 5 principais formas. Confira!

1 – Imobiliárias

Uma das maneiras mais comuns de colocar um imóvel para alugar é através de uma imobiliária. Nesse caso, não há muito segredo, basta contatar a empresa.

É claro que cada imobiliária apresenta particularidades, porém, geralmente, é preciso apenas demonstrar interesse na contratação da mesma para intermediar esse processo.

Além disso, você deve disponibilizar as chaves para que as vistorias sejam realizadas e, inclusive, as visitas tendem a não ser guiadas por um corretor.

Desse modo, o interessado em alugar o imóvel deve deixar um documento de identificação na imobiliária para pegar as chaves e, dessa forma, realizar a visita ao local.

A grande vantagem da contratação de uma imobiliária para alugar os seus imóveis é que ela se torna responsável por todas as etapas, desde a divulgação até a locação em si.

Sem contar que após o imóvel ser alugado, ela ainda ficará responsável por todas as questões legais e contratuais.

Todavia, as taxas cobradas podem ser abusivas, o que acaba não sendo interessante para o proprietário.

Só para se ter uma ideia, mensalmente a imobiliária fica com cerca de 10% do aluguel ou até mais. Logo, em muitos casos, esse serviço não é tão vantajoso assim.

2 – Sites de classificados

Se você tem dúvidas sobre “como conseguir alugar meus imóveis”, saiba que a internet é uma verdadeira impulsionada do mercado imobiliário, pois trouxe uma verdadeira revolução para esse setor.

Assim sendo, vale a pena considerá-la como uma das alternativas para alugar o imóvel mais facilmente.

Neste contexto, os sites de classificados podem ser interessantes, pois funcionam de modo semelhante a um jornal, entretanto ele se encontra no mundo digital.

Desse modo, na prática, é preciso apenas se cadastrar no site de classificados e assim criar o seu anúncio.

Um dos grandes benefícios de anunciar seus imóveis dessa forma é que grande parte das plataformas de classificados não cobram qualquer valor pelo serviço.

Portanto, além de fortalecer a divulgação dos seus imóveis, com todo o alcance do site, o custo é baixo. Logo, é uma solução interessante para quem deseja alugar suas propriedades.

Em contrapartida, é desvantajoso para quem tem muitos imóveis, pois realizar o cadastro de todas as propriedades nos sites de classificados existentes é bastante trabalhoso.

3 – Portais imobiliários

Quando o assunto é “formas de conseguir alugar meus imóveis”, obviamente que os portais imobiliários surgem como uma alternativa excelente.

Inclusive, essa é uma das maneiras mais usadas para alugar propriedades nos dias de hoje, pois a efetividade dessas plataformas é enorme, o que mostra a sua relevância.

Os principais benefícios de usar os portais imobiliários são vários, como alcance da divulgação e até mesmo a possibilidade de personalizar a experiência dos navegantes, com foco em quem tem um imóvel para alugar e também em quem busca por uma casa ou apartamento.

Entretanto, existe uma desvantagem que vale a pena ser mencionada: para anunciar em portais imobiliários, muitas vezes, é necessário a intermediação de uma imobiliária, pois estas empresas possuem parcerias com os portais e pagam pelo serviço de divulgação.

Então, novamente pela necessidade de contratação de uma empresa, em especial a imobiliária, o serviço pode pesar para o seu bolso, fazendo assim com que não se tenha a relação custo-benefício que é tão importante.

É óbvio que existem portais que são gratuitos, como QuintoAndar, AgenteImóvel, etc. Porém, você novamente se depara com a mesma desvantagem dos portais classificados: a necessidade de cadastrar vários anúncios dentro da plataforma, o que significa que a gestão dos imóveis se torna complicada.

4 – Marketplace do Facebook

Além dos modos que você conheceu acima, quando a dúvida é “como conseguir alugar meus imóveis”, surge o marketplace do Facebook.

Apesar de não ser o local mais ideal para criar anúncios de locação, muitos proprietários estão fazendo uso dessa ferramenta para divulgar seus imóveis.

Isso porque, o Facebook já é uma ferramenta conhecida e boa parte das pessoas possuem uma conta dentro dessa rede social.

Então, com o surgimento do marketplace, tem se notado um grande crescimento de anúncios de imóvel dentro da plataforma.

Entretanto, a grande desvantagem é o alcance baixo, pois os interessados em alugar propriedades muitas vezes não usam o marketplace do Facebook para busca.

Além disso, quando se tem muitos imóveis para alugar, fazer o cadastro de um por um dentro do Facebook é bastante trabalhoso, o que significa que você precisa de muito tempo disponível.

5 – Plataforma de gestão para alugar meus imóveis 

Por fim, quando se tem a dúvida sobre “formas de alugar meus imóveis”, a melhor opção é através de uma plataforma de gestão, como é o caso da Accordous.

Para começar, o software é integrado com diversos portais imobiliários, logo você cadastra o anúncio e ele automaticamente é disponibilizado nos grandes sites de imóveis.

Além disso, outras ferramentas e recursos importantes são encontrados na Accordous, como:

  • Contratados totalmente automatizados;
  • Solicite vistorias de entrada e saída;
  • Reajustes automáticos;
  • Pagamentos com baixas automáticas;
  • Controle total dos recebimentos, etc.

Desse modo, com a Accordous você tem o fluxo inteiro da locação na palma das mãos, com soluções inteligentes e que irão permitir a administração dos imóveis e o aumento da sua rentabilidade.

Conclusão

Como visto, existem várias formas de conseguir alugar seus imóveis, todas elas com vantagens e desvantagens. No entanto, a melhor delas é, sem sombra de dúvidas, através de uma ferramenta de gestão de alugueis, como a Accordous,  pois você administra o fluxo inteiro, desde a proposta até a renovação.

Alguma dúvida? Diga-nos abaixo.

Deixe um Comentário