Se tem uma empresa sabe, com certeza, a dificuldade que é encontrar um profissional qualificado para fazer face a uma baixa prolongada por doença, uma licença de maternidade ou até um aumento exponencial das encomendas?
É verdade, cada vez é mais complicado uma empresa contratar, em tempo útil, um trabalhador que permita que a produção não seja interrompida aquando de uma licença ou que a rentabilidade do negócio não seja posta em cheque por falta de mão-de-obra que lhe permita ocorrer a novas solicitações.
Contudo, as empresas portuguesas têm do seu lado uma poderosa ferramenta que lhes permite resolver todos estes problemas: o trabalho temporário.
Trabalho Temporário: O que é?
Segundo a APESPERH (Associação Portuguesa das Empresas do Setor Privado de Emprego e de Recursos Humanos), em Portugal, existem mais de 100 mil trabalhadores temporários, força de trabalho que, como referimos na introdução a este artigo, permite resolver vários problemas de recursos humanos às empresas em tempo útil.
Dito isto, o que se entende por trabalho temporário?
Tal como se pode inferir pelo nome, o trabalho temporário tem uma duração limitada no tempo (contrato a prazo) e tem por objetivo dar resposta a uma necessidade ocasional das empresas.
Para que isto seja possível, além da empresa empregadora, este regime laboral acaba por envolver mais dois vértices: o trabalhador temporário e a empresa de trabalho temporário que será responsável pelo recrutamento do profissional que corresponda às necessidades do empregador e respetivo pagamento de salários.
Como se processa a contratação de um trabalhador temporário?
Como sublinhamos, um dos vértices deste regime laboral são as empresas de trabalho temporário cabendo-lhes, após o contacto das empresas empregadoras e consequente apresentação das suas necessidades, proceder à seleção, recrutamento e contratualização do trabalhador.
Ao ser responsável pelo contrato do trabalhador temporário, a empresa de trabalho temporário ficará com a responsabilidade de lhe, entre outras coisas, pagar os salários, encontrar alojamento, tratar de vistos de residência, exames médicos, substituição do trabalhador em caso de não adaptação do mesmo e transporte de e para a empresa que requisitou os seus serviços.
Quanto à empresa que recorreu aos serviços da agência de trabalho temporário, esta ficará responsável pela definição do posto de trabalho e supervisão do trabalho do profissional contratado e do, necessário, pagamento à empresa de trabalho temporário pelos serviços prestados.
Por exemplo, caso o seu negócio aposte na Work Supply, empresa de trabalho temporário com um vasto portefólio de clientes e experiência comprovada pelas mais de duas décadas de existência, vai poder usufruir de um processo de recrutamento e seleção sem dores de cabeça, custos acrescidos e burocracias desnecessárias.
Além de todos as vantagens para a sua empresa que elencamos anteriormente, a Work Supply permite-lhe, com antecedência, não só perceber se o trabalhador escolhido se enquadra nas suas necessidades, como também trata de todo o processo relacionado com exames médicos, dá-lhe todo o apoio que precisa em matéria de RH e ainda procede à substituição do trabalhador de forma rápida e eficiente.
Vantagens do Trabalho Temporário para a sua Empresa
Como vimos, os benefícios que a sua empresa vai poder colher da aposta numa empresa de trabalho temporário são imensos e podem ser sintetizados da seguinte forma:
– Redução de custos e tempo com o recrutamento e seleção de trabalhadores;
– Ajuda-o a mitigar, de forma rápida e eficiente, uma necessidade sazonal ou pontual da sua empresa;
– Maior “pool” de seleção de trabalhadores qualificados:
– Possibilidade de substituição imediata e sem custos de um trabalhador que não se adapte à sua empresa;
– Garantia de que a sua produção nunca será interrompida durante períodos de aumento de encomendas ou baixas médicas;
– Toda a burocracia ligada à seleção, recrutamento e contratação ficam a cargo da empresa de trabalho temporário libertando, deste modo, o seu negócio de uma enorme carga de trabalhos;
– Não tem custos com os salários do trabalhador e/ou a sua substituição, já que tudo isso é da responsabilidade da empresa de trabalho temporário;
– Ausência de preocupação com os necessário exames médicos, já que é a agência de trabalho temporário quem se encarrega disso;
– Não tem de se preocupar com os vistos de residência, o alojamento e o transporte do trabalhador temporário de e para a sua empresa.