Escritório em Casa: 15 Dicas para Trabalhar em Casa!

Trabalhar em casa pode ser muito interessante se você conseguir ser realmente produtivo, e conseguir manter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e a vida pessoal e levar as tarefas a sério. 

Quando as quatro paredes se tornam um escritório e, portanto, um local de trabalho, é um desafio para muitos funcionários, especialmente para aqueles que não estão acostumados com isso e de repente têm que trabalhar em casa. 

Reunimos dicas que lhe permitirão trabalhar em casa sem preocupações.

Home Office: Desafios, Oportunidades e Vantagens

Para muitos funcionários, trabalhar em casa parece um emprego de sonho com as condições de trabalho perfeitas. 

No entanto, o conforto também traz o desafio de ter muita autodisciplina, separando os assuntos profissionais dos pessoais e ser capaz de lidar com pressões.  

Se tem dificuldades para cumprir esses requisitos, as vantagens de trabalhar em casa podem ajudá-lo a reunir a motivação necessária para esse desafio.

Vantagem 1: Maior produtividade

No escritório, muitas vezes há distrações, como os colegas que querem falar ou um telefone que toca. E, nas empresas maiores, o nível de ruído é alto e é difícil de se concentrar e trabalhar de forma realmente produtiva. 

Isso pode ser facilmente evitado se o seu escritório for em casa, porque essas coisas não o impedem de trabalhar em casa.

Vantagem 2: Economizar Tempo e Dinheiro

Quanto menor for a distância do local de trabalho, mais rápido pode começar a trabalhar. O que parece natural, muitas vezes só é percebido quando não precisa de percorrer 20 quilómetros na hora de maior trânsito para chegar ao seu local de trabalho. 

Como funcionário, economiza muito tempo diariamente, pois não precisa de percorrer essa distância, e não só economiza tempo, mas também dinheiro que gastaria em transportes públicos ou gasolina do seu carro.

Vantagem 3: Horário de Trabalho Flexível

Talvez prefira começar a trabalhar mais cedo do que costuma no escritório? Ou gosta de fazer uma pausa mais longa para o almoço, por exemplo, para praticar desporto? Trabalhar em casa oferece essa flexibilidade, porque pode decidir com relativa liberdade quando deseja começar e terminar o seu dia de trabalho.

Assim, pode encontrar um bom equilíbrio entre a vida privada e o trabalho diário e planear tudo de acordo com as suas preferências pessoais. Trabalhar em casa tem vantagens significativas, especialmente para os funcionários com filhos, pois assim pode passar mais tempo com os seus filhos.

 Mas lembre-se: no final de um dia de trabalho, você deve ter concluído as tarefas como se tivesse a trabalhar no escritório.

Vantagem 4: Maior Conforto

Pode criar o ambiente de trabalho da sua preferência e trabalhar num ambiente tranquilo e pacífico. 

Se isso ajudar a fazer o seu trabalho, pode ouvir as suas músicas favoritas. Os fanáticos por ar puro podem trabalhar com a janela totalmente aberta e não precisam ter consideração pelos colegas. 

Além disso, não precisa usar nenhuma roupa específica e pode sentar-se no sofá ou no terraço de acordo com as suas necessidades, por exemplo, enrolado no seu cobertor favorito. 

Ao criar o seu próprio local de trabalho individual de acordo com as suas preferências, aumenta automaticamente a sua produtividade, eficiência e eficácia.

Escritório em casa: 15 dicas para Trabalhar em Casa

Ao trabalhar a partir de casa tem de descobrir por si mesmo quando é o melhor horário de trabalho para si, onde pode trabalhar de forma mais produtiva e conseguir manter uma linha divisória entre a vida profissional e pessoal.

Além disso, deve ter em casa o equipamento de escritório necessário, ser claro sobre as suas aspirações de carreira e desenvolver uma estratégia sobre como implementá-las no trabalho a partir de casa. 

As 15 dicas que indicamos podem ajudar a ter a disciplina necessária e a poder trabalhar de forma realmente produtiva a partir de casa.

Dica 1: Garanta Horários de Trabalho Regulares!

Na melhor das hipóteses, faça um plano preciso dos horários em que deseja trabalhar e tente cumpri-lo. 

Ter regras claras ajuda a garantir o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Se precisar de um pouco de ajuda, uma ‘app’ de controlo de tempo pode ajudá-lo a cumprir a sua própria programação e horário normal de trabalho. 

Dica 2: Desenvolva uma Rotina Matinal!

Sentar-se à mesa e começar a trabalhar num determinado horário é importante para quem trabalha a partir de casa.

Além disso, certos procedimentos antes de iniciar o trabalho são importantes para cumprir o plano de trabalho.

Pense nas atividades da manhã que o ajudarão a começar o seu dia de trabalho de forma atenta e produtiva. Pode ser uma chávena de café, exercícios matinais ao ar livre ou a escolha de uma roupa específica que o faça sentir bem. 

De qualquer forma, a sua rotina matinal deve terminar com você sentado na cadeira do escritório e começar a trabalhar.

Dica 3: Estabeleça Algumas Regras Básicas para as Pessoas ao seu Redor!

Precisa fazer algumas regras para poder trabalhar em casa sem ser incomodado.  Se tem filhos e eles voltam da escola enquanto ainda trabalha, precisa de regras claras sobre o que eles podem ou não fazer durante o seu horário de trabalho. 

Mesmo que possa ficar em casa o dia todo, abra a porta quando a campainha tocar e cuide dos animais de estimação, mas isso não significa que os membros da sua família possam sentar-se e relaxar. 

Pelo contrário: o seu parceiro ou os seus filhos devem ajudar a garantir que possa trabalhar sem ser perturbado.

Dica 4: Defina os Tempos de Pausa!

Leve a sério os requisitos do seu empregador em relação aos intervalos, mesmo quando estiver a trabalhar em casa. 

Se trabalha por conta própria, deve fazer uma pausa durante um dia extenuante de trabalho e, principalmente, ficar longe de qualquer computador, ‘smartphone’ ou ‘tablet’. 

Uma pausa para o almoço e duas pausas de 15 minutos são adequadas para um trabalho a tempo integral, mesmo quando se trabalha em casa.

Dica 5: Controle os Intervalos de Trabalho!

Deverá controlar o horário de início e término de trabalho tanto quanto possível, assim como deve garantir que os tempos de intervalo sejam respeitados. Para fazer isso, pode ser útil baixar uma aplicação no qual os funcionários possam fazer ‘login’ e sair do escritório doméstico.

Isto permite-lhe seguir as suas próprias regras e proporciona-lhe uma sensação de descontração durante as suas férias, porque não tem de olhar constantemente para o relógio e não corre o risco de regressar à secretária muito cedo.

Dica 6: Se Possível, Saia de Casa!

É claro que não precisa passar o intervalo para o almoço no restaurante diariamente, mas deve tentar sair de casa regularmente durante os intervalos, mesmo que seja apenas para uma curta caminhada ao redor do quarteirão. 

Mesmo para as pessoas que não trabalham em casa, mas num escritório aberto, é importante sair do prédio pelo menos uma vez durante o dia de trabalho, pois o seu corpo precisa de exercícios e ar fresco. Notará que uma curta caminhada ou  até ir às compras é bom para que possa trabalhar de uma forma mais produtiva.

Dica 7: Não Hesite em Pedir ao seu Chefe sobre o Material de Escritório Necessário!

Se trabalha em casa para uma empresa, não hesite em pedir ao seu empregador sobre o equipamento necessário. É importante que tenha todos os equipamentos em casa e para que nada lhe falte para fazer o seu trabalho da melhor maneira possível. 

Pode ser o monitor certo, um teclado adequado, uma cadeira de escritório confortável, uma boa impressora ou o ‘software’ necessário. As empresas que já têm funcionários a trabalhar em casa têm um determinado orçamento disponível para equipar os funcionários externos da melhor maneira possível.

Dica 8: Escolha um Emprego Permanente!

O ideal é que não tenha apenas uma mesa fixa na qual se senta apenas durante o horário de trabalho, mas também um computador de trabalho em separado. 

Isso não só é significativamente mais seguro para a empresa e o funcionário, mas também ajuda a manter a separação entre trabalho e vida privada.

No entanto, nem todos têm a oportunidade de ter dois computadores, portanto, deve distinguir entre o uso pessoal e profissional de uma maneira diferente. 

Por exemplo, se o portátil estiver no seu colo, é hora de privacidade. Se estiver na sua mesa, conectado a um monitor, é hora de trabalhar. Uma conta de utilizador separada também pode ser útil para separar essas duas áreas.

Dica 9: Crie um Número de Telefone Comercial!

Deve criar um telefone separado ou um número de telefone comercial que seja usado apenas para contacto com colegas ou clientes. 

Não precisa ser necessariamente um segundo ‘smartphone’, pode colocar apenas outro cartão SIM, ou usar um serviço VoIP gratuito, como o Skype ou Google Talk. 

As chamadas pela Internet são uma alternativa muito boa e ajudam a manter o equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal.

Dica 10: Mantenha Contato com os seus Colegas!

A solidão e o isolamento são problemas comuns para quem trabalha em casa, especialmente se for extrovertido. Empresas com vários funcionários que trabalham em casa geralmente desenvolveram uma estratégia que ajuda a  comunicarem entre si, como um chat ou um servidor interno de e-mail.

É importante que descubra quanta comunicação precisa para não sentir que está isolado do mundo exterior. Se a sua empresa não oferece nenhum meio de comunicação entre si, deve tentar outros meios enquanto trabalha com amigos ou conhecidos que também trabalham em casa.

Dica 11: Tire Dias de Baixa Médica!

Quando estiver doente, tire uma folga do trabalho. Se as licenças pagas por doença fazem parte do seu contrato de trabalho, não tenha medo de usá-las. 

Pense bem se iria ao escritório se estivesse doente. 

Se este não for o caso, pode pedir ao seu médico de família que lhe passe baixa por uns dias, mesmo que esteja apenas com uma gripe.

Dica 12: Não Perca o Contacto com a Sua Equipa!

Se não estiver a trabalhar com colegas no escritório, poderá perder outros cursos de formação ou reuniões informativas.

Portanto, tome a iniciativa de não perder nada e de participar nas reuniões importantes. Claro, isso também funciona ‘online’, mas é importante que esteja sempre informado sobre os próximos compromissos. 

Não deve ignorar oportunidades de formação adicional só porque trabalha em casa.

Dica 13: Aproveite o Escritório em Casa!

Talvez sempre quis fazer pão sozinho? 

Se trabalha em casa isso é possível! Pode procurar uma receita na ‘internet’ no dia anterior e preparar a massa. 

Na sua mesa de trabalho, em casa, tem a opção de verificar o pão que está no forno e retirá-lo quando estiver pronto. Trabalhar em casa tem muitas destas vantagens.

Dica 14: Seja bom Consigo Mesmo!

Os trabalhadores a partir de casa mais bem-sucedidos são conhecidos pelo seu alto nível de autodisciplina. Em todo caso, é preciso muita concentração para fazer um trabalho a tempo inteiro a partir de casa, porque é natural que em algum momento do dia a atenção não seja a suficiente.

Se procurar na Internet por uma oferta de férias ou reservar voos para o seu próximo destino durante o horário de trabalho, não se castigue com muita severidade. Em vez disso, pergunte-se se um comportamento semelhante ocorre num trabalho no escritório da empresa. Se a resposta for positiva, seja tolerante consigo mesmo e volte ao trabalho.

Dica 15: Termine o Dia de Trabalho com uma Rotina!

Assim como começa o dia com uma rotina matinal, deve encerrá-lo com um ritual. Isso pode ser sair da aplicação do escritório em casa, dar um passeio com o cão ou uma aula de ioga no início da noite. Ou talvez simplesmente desligue o computador e ouça um episódio do seu ‘podcast’ favorito.

Tudo aquilo que lhe dá a sensação de estar bem depois do trabalho é uma rotina adequada para encerrar o dia de trabalho.

Trabalhar em casa apresenta muitos desafios, pois é necessário um alto grau de autodisciplina para manter uma separação entre a vida profissional e a vida profissional quotidiana. 

O mais importante é descobrir quais são as melhores condições de trabalho para você. Às vezes, pode precisar da inspiração e do apoio de outras pessoas que também estão na mesma situação e a lutar com os desafios de trabalhar a partir de casa. 

Um ambiente de apoio é essencial em qualquer caso, independentemente de ser de colegas, amigos, familiares ou conhecidos que também trabalham em casa.

Leia Também: 7 Dicas para Lidar com Críticas no Trabalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um Comentário