fbpx

O que são os recursos humanos

tudo sobre os recursos humanos

Neste artigo falamos sobre os recursos humanos.

Aprenda o que são os recursos humanos, o que eles fazem e qual o salário que recebem.

Vamos lá.

O que são os Recursos Humanos?

É cada vez mais comum as pessoas perguntarem-se do que se trata os recursos humanos.

Principalmente os mais jovens que começam a trabalhar ou pessoas que tenham recebido proposta para trabalhar nessa função, ficam confusos sobre o que é os recursos humanos e para o que servem.

O que é os Recursos Humanos?

Normalmente os Recursos Humanos ou RH são as pessoas (ou apenas uma pessoa) dentro de uma empresa que ficam com as tarefas de executar, recrutar, monitorizar, planear e avaliar os resultados da empresa.

O objetivo dos recursos humanos é alinhar as suas políticas com a estratégia da empresa/organização. Para isso, os empregadores dos recursos humanos atuam no planeamento, na organização e na integração dos setores da empresa para obterem melhor proveito.

Os RH também têm outras funções, como, por exemplo: observar o desempenho e evolução da empresa, promover mudanças e transformações e contribuir para o aumento da produtividade.

Qual a Função dos Recursos Humanos?

Como mencionamos anteriormente, os Recursos Humanos devem ser os responsáveis pelo acompanhamento de todo o processo, desde o recrutamento de pessoal até ao desenvolvimento das atividades, atentado para as possibilidades de melhoria e expansão da empresa.

Já por isso, é muito comum, por exemplo, em empresas fabris, ver os trabalhadores dos RH a darem palestras e formações a novos trabalhadores da empresa.

As Funções dos Recursos Humanos

Salário dos Recursos Humanos

Os RH é um tipo de trabalho que é conhecido por ter um salário elevado, mas talvez não seja verdade, irá depender de quanto cada pessoa ambiciona. Não é um dos empregos mais bem pagos, mas também não é dos empregos menos bem pagos.

Um profissional dos RH geralmente recebe entre 700 € a 2500 € por mês, mas há profissionais que relatam que recebem menos que isso [1].

Leia Também: 10 Perguntas Comuns numa Entrevista de Emprego