Onde Procurar Emprego: 5 Dicas Úteis

Onde Procurar Emprego

Talvez esteja à procura do seu primeiro emprego, ou até pretende mudar de empresa ou progredir na carreira e deseja saber onde procurar emprego. Embora procurar por emprego possa parecer um desafio, há vários métodos eficazes.

Neste artigo, vamos dar-lhe formas eficazes para encontrar um emprego rapidamente! Após a leitura, onde procurar emprego irá deixar de ser uma questão para si.

Onde Procurar Emprego: 5 Formas

Há várias formas de procurar emprego, desde a navegar pela Internet ou ler as publicidades de jornais físicos.

1 – Contacte as Empresas Diretamente

A cada ano que passa, as pesquisas estão muito mais facilitadas… Quase todas as empresas têm websites próprios que poderá acessar diretamente. E, nestes websites poderá encontrar uma secção de “recrutamento” onde poderá candidatar-se diretamente as vagas disponíveis da empresa.

Mesmo que você tenha interesse numa empresa e ela não esteja a recrutar, poderá contactá-los mesmo assim via correio eletrónico e enviar uma candidatura espontânea. As empresas, entretanto, poderão não dar notícias, mas poderá ter a certeza que irão arquivar o seu currículo para se uma vaga ficar disponível no futuro.

2 – Use Plataformas de Emprego

Se você está à procura de emprego, não há nada melhor que as plataformas de emprego. Quando falamos de ofertas de emprego, quase todas as empresas de recrutamento estão ativamente nesses tais portais.

A maioria dessas plataformas de emprego irão permitir que você faça procuras por localizações, palavras-chave, salários, etc., o que lhe irá poupar realmente muito tempo.

Se não conhece nenhum portal de emprego em Portugal, recomendamos-lhe a ler o nosso artigo sobre sites de emprego em Portugal.

Leia Também: Agências de emprego em Portugal

3 – Participe de Feiras de Emprego

Em Portugal temos a oportunidade de visitar feiras de emprego onde as empresas e candidatos se encontram para poderem interagir entre si de forma direta.

Muitas organizações fazem este tipo de eventos de formas diferentes. Temos exemplos da Talent Portugal, IPVC, Ciências ULisboa, Universidade de Aveiro e muito mais!

Para quem nunca participou de uma feira de emprego, a primeira vez pode ser muito confuso, mas é garantido que a experiência trará muitos frutos.

4 – Use as Redes Sociais

Existem muitas redes sociais que você pode usar para procurar emprego. Aliás, até existem redes sociais só com o propósito de interagir de forma profissional – um exemplo disso é o LinkedIn.

Mas para além do tão conhecido LinkedIn, você pode usufruir de outras redes sociais. Um exemplo muito bom são os grupos de Facebook. Lá, poderá encontrar milhares de candidatos e empregadores à procura de pessoas para trabalhar. Para além disso, muitos grupos ainda oferecem dicas de como encontrar emprego mais rápido e também dicas de onde procurar emprego.

Exemplos de grupos de Facebook que você pode dar uma vista de olhos, são os grupos Facebook “Emprego em Lisboa” e “Emprego no Porto“. Obviamente, se você é de uma cidade diferente, poderá usar a barra de pesquisa de Facebook para procurar grupos de emprego na sua cidade.

Contudo, se você quiser usar este tipo de abordagem, é importante ter um perfil das redes sociais organizado e adequado para os empregadores verem.

5 – Fale com os seus contactos

Quando falamos de onde procurar emprego, na nossa humilde opinião, não há forma mais rápida de encontrar emprego do que o “networking”!

Fale com pessoas próximas a si e peça ajuda para encontrar contactos de forma coerente. O networking é uma ferramenta muito poderosa, porque a maioria dos empregadores prefere recrutar uma pessoa que é confiável para um membro da sua equipa, do que um desconhecido. Imensas vagas são preenchidas em segundos sem serem divulgadas publicamente por causa deste motivo!



Escrito por

Índice