5 Razões pelas Quais Não Consegues Entrevistas de Emprego

Existem inúmeras razões comuns que te impedem de conseguir entrevistas de emprego. Tais como não adaptar o currículo corretamente para cada emprego, não usar os métodos certos, ter um currículo demasiado longo e muito mais…

Nós neste artigo listamos 11 motivos comuns pelos quais tu não estás a receber chamadas para ir a entrevistas de emprego. Se tu te perguntas diariamente “por que razão ninguém me contacta para ir a uma entrevista de emprego?”, continua a ler o artigo e descobrirás o porquê!

5 Razões Pelas Quais Não Consegues Entrevistas de Emprego

Razões para Não Conseguir Entrevistas de Emprego Infográfico

1. O Teu Currículo é Demasiado Longo

Atualmente os currículos devem ser curtos e fáceis de ler. Embora não seja obrigatório ter apenas uma página, certamente deve ter no máximo 2 a 3 páginas para candidatos a empregos nos primeiros 5 a 10 anos de carreira.

Se és recente no mercado de trabalho e tens um currículo de três ou mais páginas, está na hora de resumires o currículo. Quanto mais curto e informativo for, melhor! Não faz sentido ter um currículo gigante cheio de palha.

O teu currículo é um discurso de vendas para a empresa pela qual te candidatas, é aí que tu mostras como podes ajudá-los. Não deverá ser uma lista com tudo que já fizeste na vida, como muitas pessoas fazem! Portanto,

  • Evita parágrafos grandes.
  • Formata muito bem o currículo.
  • Evita ter um currículo gigante.

2. Estás a Usar Apenas um Portal de Empregos

Muitos candidatos a empregos dependem quase sempre de grandes sites de empregos, como o LinkedIn. Embora seja uma estratégia boa para arranjar emprego, complementar essa estratégia com outros sites de procura de emprego irá tornar as tuas hipóteses de conseguir entrevistas muito maiores.

Então, se tu gastas o teu esforço apenas num sítio web só ou apenas numa estratégia, isso poderá ser um grande motivo pelo qual tu não estás a receber chamadas para entrevistas de emprego.

Nós temos um artigo que fala dos melhores sites de emprego em Portugal, dá uma vista de olhos se tiveres interessado!

3. Estás a Candidatar-te a Empregos que não és Qualificado

Embora tu não precises de ter os requisitos todos que pedem na candidatura, tu deverás ter 75% no mínimo. Se te estás a candidatar a empregos que não és qualificado, é normal que não sejas chamado para entrevistas.

Obviamente esta dica é muito óbvia para alguns, mas existem pessoas que se candidatam realmente a empregos nada a ver com a sua formação e então eu decidi incluir esta dica.

4. O Teu Currículo é Demasiado Comum

É muito comum as pessoas usarem currículos já feitos ou usarem até sítios ‘web’ como o curriculum vitae da europass para criar o seu próprio currículo, e isso não é de todo errado, mas as empresas estão cada vez mais exigentes e inteligentes.

Então, se tu procuras encontrar o teu emprego de sonho é teu dever criar um currículo diferenciado e criativo. Pensa comigo, se fosses o dono de uma empresa, irias escolher a pessoa que se esforçou para criar um currículo diferente ou uma pessoa que usou um currículo igual aos outros 50 candidatos? Pois.

Nunca é tarde demais para trabalhar nas tuas habilidades de criatividade!

5. A Tua Experiência de Trabalho não está na Primeira Página

Se tu tens alguma experiência de trabalho, então isso deverá ser uma das primeiras coisas que os recrutadores desejam ver. Não faças o maior erro de colocar essa parte importante nos finais das páginas.

A tua experiência de trabalho é algo que tu deves mencionar cedo, como no início da primeira página. Lembra-te que tu estás a fazer uma espécie de venda do teu trabalho! Todas as empresas gostam de pessoas experientes. Ajusta o teu currículo até que fique dessa forma!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um Comentário