7 Dicas para um Melhor Ambiente de Trabalho
Dicas para um Melhor Ambiente de Trabalho

O termo “ambiente de trabalho” refere-se à perceção subjetiva dos funcionários na sua empresa. Os critérios essenciais para isso incluem a comunicação na empresa, mas também o comportamento interpessoal entre colegas e superiores. O ambiente de trabalho abrange tudo, desde o comportamento social do piso executivo até a organização dos modelos de horário de trabalho.

É o grau de bem-estar e geralmente está associado à satisfação no trabalho. Um bom ambiente de trabalho é cada vez mais importante para mais funcionários do que um alto salário ou benefícios sociais.

Afinal, é compreensível que passe pelo menos oito horas por dia no trabalho. Para que essas oito horas sejam as mais positivas possíveis, encontrará abaixo algumas dicas úteis para um melhor ambiente de trabalho.

Porque um Bom Ambiente de Trabalho é Tão Importante?

Se não se sente confortável no trabalho, não dá o seu melhor.

Pode haver competição entre colegas. Em vez de trabalharem juntos de forma produtiva, os funcionários se interpõem e impedem que outros alcancem o sucesso. Uma boa cooperação não é possível. Espera-se em vão por apoio mútuo.

O ‘bullying’ também é um problema sério na vida profissional quotidiana.

De acordo com uma pesquisa, um ambiente de trabalho positivo é um dos critérios mais importantes para a satisfação no trabalho. A maioria dos funcionários considera o ambiente de trabalho mais importante do que o salário.

Afinal, não é de admirar que passe a maior parte do dia no trabalho. Quem tem de lidar com constantes resmungas ou está exposto a algum terror psicológico no dia a dia não se beneficia de um alto salário, porque não compra satisfação na vida quotidiana.

Um bom ambiente de trabalho não é importante apenas para os funcionários. Os superiores também envidam todos os esforços para garantir que haja um ambiente de trabalho agradável.

Um humor positivo não só aumenta a motivação, mas também a produtividade e criatividade. Quem gosta do seu trabalho é mais produtivo, motivado e criativo. Um ambiente de trabalho positivo é, portanto, um dos requisitos básicos mais importantes para o sucesso de uma empresa.

Requisitos para um Bom Ambiente de Trabalho

Cada funcionário é tão responsável por um bom ambiente de trabalho quanto a diretoria.

A harmonia só pode reinar se todos os funcionários de uma empresa puderem se identificar com ela. A insatisfação com as tarefas, com os objetivos e valores da empresa, mas também com o próprio trabalho destroem o ambiente de trabalho.

Se não quer fazer amizade com o seu trabalho, pode espalhar rapidamente um mau-humor. Tanto a demanda insuficiente quanto a excessiva têm um efeito negativo na sua própria satisfação. É de importância central que cada funcionário se identifique com o seu trabalho e goste de fazê-lo. Se não for esse o caso, é aconselhável procurar um novo emprego.

Os trabalhadores só podem ficar satisfeitos quando o trabalho que fazem os torna satisfeitos. Quando o trabalho é visto como significativo, reconhecido e trabalha num ambiente que o deixa feliz.

A propósito: os funcionários mais felizes incluem jardineiros e floristas, médicos e enfermeiras, cabeleireiros e artesãos.

Dicas para um Melhor Ambiente de Trabalho

Para um bom ambiente de trabalho na empresa, mesmo pequenas mudanças no dia a dia são suficientes.

Estruturas desgastadas podem causar frustração. Romper com padrões antigos e estar aberto a novos modelos de horário de trabalho flexível, por exemplo.

Um bom relacionamento entre colegas é uma parte essencial para se sentir bem no local de trabalho. Siga as dicas abaixo para um melhor ambiente de trabalho e trabalhe ativamente para melhorar o ambiente de trabalho.

1. A comunicação é Tudo e o Mais Importante

A troca inicial e aberta de informações e conselhos pode evitar muitos mal-entendidos, que muitas vezes levam a um mau ambiente de trabalho. A troca regular é essencial para uma colaboração bem-sucedida.

Nem sempre precisa ser puramente profissional. A troca privada entre colegas também se funde e pode levar a uma melhoria na cooperação.

2. Os Colegas

Não pode escolher os seus colegas. Mas pode tentar chegar a um acordo com eles. Tratar uns aos outros com respeito é essencial. Ofereçam apoio mútuo, sejam úteis e sejam claros sobre os objetivos comuns do seu trabalho.

3. Resolva “Desordens” em Privado

Em nenhum caso deve denunciar publicamente um colega. Se eles cometeram um erro que notou, fale com eles sobre isso em um minuto. Além disso, as diferenças de opinião não precisam ser discutidas em toda a equipa.

Uma conversa calma e esclarecedora em particular pode ajudar rapidamente.

4. Empreendimentos Conjuntos

Passa mais tempo com os seus colegas do que com o seu parceiro. Então, por que não conhecê-los melhor?

Comemore o sucesso mútuo após o trabalho com uma garrafa de espumante ou vá almoçar juntos ocasionalmente. O desporto também se une. Crie uma equipa com o seu departamento e jogue contra outros departamentos ou empresas em torneios.

5. Dê um Bom Exemplo

Se os seus colegas são hostis e frios, apenas dê um bom exemplo. Mude o que o incomoda.

Gostaria de ter um intercâmbio mais aberto e conhecer melhor os colegas? Em seguida, inicie uma reunião de equipe ou uma refeição juntos. Fica chateado porque as pessoas não se apoiam no trabalho? Seja o primeiro a quebrar essas estruturas comportamentais e as outras o seguirão.

6. Elogios e Críticas

Muitos funcionários estão insatisfeitos com a maneira como os elogios e as críticas são tratados na empresa. Como regra, há uma entrevista com o funcionário uma vez por ano, durante a qual há mais críticas. Muito poucas pessoas recebem elogios e reconhecimento por um bom trabalho.

Isso não significa exatamente que você, como funcionário, desenvolva mais motivação e ambição. Levante esse assunto para o seu gerente e convença-o de que elogios regulares são motivadores e motivadores.

7. Tolerância e Respeito

Abertura, respeito, honestidade e tolerância são virtudes essenciais para uma cooperação de sucesso. Continue se lembrando de que nem sempre pode concordar. Não se zangue com outras opiniões, mas tente se colocar na outra posição e aceitá-la.

Combine regras como: A frustração nunca é descarregada sobre outros colegas. Ou: a crítica é sempre expressa de forma objetiva e construtiva. Se trabalharem juntos numa equipa nessas “regras para um bom ambiente de trabalho”, todos os funcionários abordarão esse assunto pelo menos uma vez. Essas regras podem ser penduradas no escritório, onde todos podem vê-las.

Conclusão

Todos podem contribuir com algo para melhorar o ambiente de trabalho e devem aproveitar esta oportunidade. Isso não apenas evita que mais e mais funcionários procurem um novo emprego, mas também evita que a força de trabalho fique muito ocupada.

Um estilo de gestão que não só deixa espaço para críticas, mas também para elogios, assim como uma cultura de comunicação diferenciada são essenciais para um ambiente de trabalho agradável. O feedback regular é tão importante quanto um ouvido aberto da gerência.

Leia Também: Linguagem Corporal no Trabalho: Como as Expressões Faciais e Gestos Influenciam na Carreira!