Linguagem Corporal no Trabalho: Como as Expressões Faciais e Gestos Influenciam na Carreira!

A linguagem corporal no trabalho tem uma grande influência em como percebe as outras pessoas e como é percebido pelos outros. Gestos e expressões faciais fornecem informações a nível pessoal, com que intenção ou atitude algo está a ser comunicado. 

A linguagem corporal constitui a maior parte da comunicação entre as pessoas e nem é preciso dizer que a sua carreira também se beneficiará significativamente se você conseguir interpretar corretamente as expressões faciais e os gestos dos seus colegas de trabalho.

A seguir, iremos explicar ao que deve prestar atenção em relação à linguagem corporal, o que evitar e como usar as suas expressões faciais e gestos corretamente para se comunicar com sucesso no trabalho.

O que é a Linguagem Corporal

Toda a postura de como uma pessoa se senta, fica em pé ou move os seus braços e mãos tem um certo significado. A maneira como você se aproxima dos outros, quer esteja em pé ou adote uma postura contraída, revela algo sobre a sua personalidade e as suas emoções para com a outra pessoa. 

Além disso, os seus gestos estão sempre a transmitir uma mensagem específica sem que perceba. A expressão facial, também dá uma visão mais profunda do estado emocional de outra pessoa.

Comunicação Não Verbal: Falar sem Palavras

Comunicação não verbal significa comunicação entre pessoas sem o uso da linguagem. 

É claro que isso pode ser feito de propósito, mas geralmente as expressões faciais e os gestos são controlados conscientemente e, com frequência, revelam coisas sobre você sem que perceba. 

Sentimentos como raiva, alegria, dor, nojo, confusão ou tédio são expressos pelos menores movimentos dos músculos faciais.

Interpretar a Linguagem Corporal Corretamente: Preste Atenção!

O rosto humano é extremamente expressivo e muitas vezes não temos consciência do poder de toda a nossa linguagem corporal. 

Deve prestar atenção às seguintes características se quiser tentar interpretar o seu homólogo com base nas suas expressões faciais e gestos.

O Contacto Visual Revela o Estado de Espírito

A aparência da pessoa com quem você está a falar diz muito sobre os seus sentimentos e pensamentos. Ao comunicar com alguém, tome atenção aos seus olhos, repare se estão a fazer contacto visual direto ou a evitar o seu olhar? Evitar o contacto visual direto pode ser um sinal de que o seu parceiro de comunicação está entediado, desinteressado ou até mesmo mentindo para você. Se isso disser a inverdade ao oposto, então ele frequentemente olha para o lado. Porém, quando ele olha para o chão, geralmente é uma indicação de insegurança ou humildade.

Até os alunos podem dizer o que está a acontecer em outra pessoa. As pupilas dilatadas são um sinal de que a pessoa com quem você está a falar tem uma atitude positiva em relação a você. Piscar os olhos frequentemente também é um indicador de stress ou mesmo de mentira, especialmente se o seu rosto for tocado.

A linha de visão também informa sobre as necessidades do parceiro de comunicação. 

Por exemplo, se ele olhar na direção da porta, pode ser um sinal de que ele quer sair. Se o olhar recai sobre uma determinada pessoa, pode significar que ela gostaria de falar com essa pessoa.

Expressões Faciais Falam por Si

Embora muitas pessoas sejam boas no controlo da expressão facial, ainda pode aprender algo sobre os pensamentos ou sentimentos da outra pessoa.

Quando se trata de interpretar o comportamento não verbal, definitivamente deve prestar atenção à boca do seu parceiro de comunicação. O sorriso é provavelmente uma das características mais óbvias e pode ser feito e interpretado de maneiras muito diferentes.

Um sorriso autêntico integra todos os músculos faciais; os olhos também riem literalmente! Já o sorriso forçado e desonesto ocorre exclusivamente com a própria boca, onde a pessoa pretende simular favor ou incentivo. 

Um sorriso tímido com apenas um canto da boca indica sarcasmo ou insegurança. Se a boca for coberta ou os lábios forem tocados, isso é novamente um sinal de que você está a dizer uma mentira.

A Proximidade do Corpo como a Chave para a Postura Interna

A distância a que outra pessoa tem quando fala com você revela muito sobre a sua atitude interior. Se a pessoa estiver sentada ou em pé perto de você, esse é possivelmente um dos melhores indicadores de um relacionamento harmonioso. 

No entanto, se você perceber que a pessoa com quem está a comunicar está a afastar-se de você à medida que você se aproxima, isso significa claramente que o afeto não é mútuo. 

Como resultado, pode aprender muito sobre o relacionamento entre duas pessoas se mantiver distância física entre elas.   

Técnica do Espelho? 

Você Está no Mesmo Comprimento de Onda

A técnica do espelho ou em inglês “pacing” significa espelhar as expressões faciais e os gestos de outra pessoa na conversa. Certifique-se de que a outra pessoa está a imitar a sua linguagem corporal: coloque o cotovelo na mesa e espere 10 segundos para ver se o seu parceiro de comunicação faz o mesmo.

Se alguém reflete as suas expressões faciais ou gestos, isso é um bom sinal de que a outra pessoa deseja estar na mesma sintonia que você e anseia por um relacionamento harmonioso.

Movimento da Cabeça como Indicação de Atenção

A velocidade com que a outra pessoa move a cabeça enquanto você está a falar com ela ilustra a sua paciência ou impaciência. Um aceno lento indica interesse no que está a ser dito e um aceno rápido indica que a outra pessoa deseja se envolver ou apenas que pare de falar. Inclinar a cabeça para o lado também mostra interesse. 

No entanto, se a sua cabeça estiver inclinada para trás, significa que a pessoa com quem está a falar pode não ter a certeza ou desconfiar de você. No caso de estar num grupo maior, como numa reunião, pode ver pelo movimento da cabeça dos seus colegas quem tem mais poder: aqueles que são olhados geralmente têm o maior respeito.

A Posição do Pé Mostra a Atitude da Outra Parte

Provavelmente já se perguntou o que os pés podem revelar sobre os sentimentos e pensamentos de uma pessoa? 

Bastante, porque na maioria das vezes as pessoas tendem a focar-se mais no rosto e tentar controlá-lo, e a posição dos pés costuma ser negligenciada. A direção para a qual os pés apontam é decisiva. Esteja uma pessoa em pé ou sentada, posicionar os pés na  sua direção é um sinal de que ela é positiva em relação a você. 

No entanto, se você colocar os pés na direção de outra pessoa do outro lado da rua, isso sugere que ela realmente prefere falar com essa pessoa  independentemente de o resto do corpo estar de frente para você.

As Mãos são uma Parte Importante da Comunicação Não Verbal

As mãos são uma parte muito importante da linguagem corporal. 

Portanto, é importante olhar para as mãos da outra pessoa durante a conversa. Certifique-se de que a outra pessoa coloque as mãos nos bolsos ou coloca a mão na cabeça. Esses sinais podem significar insegurança, ou nervosismo. 

Especialmente em grupo, durante reuniões, faz sentido observar atentamente os movimentos das mãos das outras pessoas. 

Por exemplo, se alguém está a segurar em algo que está entre eles enquanto está a falar com você, isso é um sinal de uma barreira interna. Gestos semelhantes podem representar um tipo de comportamento de bloqueio na comunicação não verbal.

Postura do Braço como uma Porta de Entrada para a Mente e o Corpo

Tente ver os braços de outra pessoa como uma espécie de porta de entrada para o seu corpo e mente. Se o seu parceiro de comunicação cruzar os braços durante a conversa, é um claro sinal de rejeição. 

Da mesma forma, eles podem mostrar o medo, a reticência e a vulnerabilidade de uma pessoa. 

No entanto, quando dá um sorriso honesto, os braços cruzados tendem a indicar uma atitude relaxada e auto confiante. Braços apoiados nos quadris, por outro lado, indicam dominância. Esta posição do braço é mais frequentemente adotada por homens do que por mulheres.

Como a Linguagem Corporal Afeta a sua Carreira?

Como já viu, existem inúmeros sinais corporais, baseados em expressões faciais ou gestos, que permitem analisar a maioria dos sentimentos e pensamentos de uma pessoa. 

Portanto, parece lógico que a sua linguagem corporal e a sua compreensão tenham um grande impacto na sua carreira.

Antes de dizer a primeira frase, oseu corpo diz aos seus colegas ou superiores exatamente como você está a sentir-se agora ou que tipo de impressão deseja causar. 

Se estiver num ambiente de trabalho onde precisa participar em reuniões, fazer apresentações e ir a eventos públicos, a capacidade de ler a linguagem corporal é muito importante.

10 Dicas: Como usar a Linguagem Corporal Corretamente no Trabalho

A seguir, diremos quais sinais corporais que deve absolutamente evitar e como pode usar as suas expressões faciais e gestos para causar uma impressão inteligente, auto confiante e profissional no trabalho. Leve estas 10 dicas a sério e nada será um obstáculo para uma carreira de sucesso!

Dica 1: Adote uma Postura Ereta e Aberta!

Se estiver a comunicar na posição sentada, parecerá particularmente confiante se colocar os pés firmemente no chão e mantiver os braços abertos na frente do corpo. Movimentos soltos dos braços e mãos sublinham uma atitude confiante.

Dica 2: Fale com uma Voz Profunda e Calma!

A sua voz dá aos seus colegas uma impressão muito positiva de você. As pessoas com  um tom de voz mais agudo são consideradas menos enfáticas, mais fracas e mais nervosas. 

Portanto, é muito importante ter uma voz calma e profunda ao comunicar no local de trabalho. Uma maneira de tornar isso mais fácil é juntar os lábios e dizer “Hum, hum” repetidamente. Isso relaxa a sua voz e ajuda a atingir o tom ideal. 

Portanto, antes de ter uma conversa importante, é uma boa ideia usar essa técnica uma vez.

Dica 3: Pense numa Sensação de Realização!

Para que pareça auto confiante e profissional para o mundo exterior, ajuda se você pensar num evento passado de sucesso que o deixa orgulhoso. Não importa se essa experiência foi no trabalho ou em casa. Se você entrar numa sala e pensar sobre esse evento, terá automaticamente uma atitude interior positiva.

Dica 4: Mantenha o Contacto Visual!

Se é uma pessoa bastante introvertida e um pouco mais tímida ou aprendeu algo diferente por motivos culturais, no trabalho, o contacto visual seguro e positivo faz maravilhas! 

Frequentemente, espera-se que as pessoas mantenham contacto visual, e a ação evasiva parece indelicada. 

No entanto, existe um truque simples para praticar o contacto visual constante. Sempre que apenas cumprimenta um colega ou supervisor, deve tentar olhá-lo nos olhos até que tenha reconhecido a cor dos olhos.

Dica 5: Deixe as suas Mãos Falarem Também!

Os cientistas descobriram que, quando fala, uma parte do cérebro está ativa e também é ativada quando acena com as mãos. De acordo com isso, os gestos estão de certa forma neurologicamente ligados à fala e podem até apoiar a atividade cerebral, ou seja, o pensamento. 

Tente usar as mãos com mais frequência na comunicação e verá que vai falar com mais confiança. Isso o ajudará a ter mais clareza sobre os seus pensamentos e a expressar-se melhor.

Dica 6: Gesto Relaxado e Seguro!

É particularmente importante na sua carreira que pareça uma pessoa aberta e de confiança. Uma postura aberta e um movimento calmo dos braços são sinais ocultos desses mesmos traços de caráter. Mostre a palma das mãos e transmita que não tem nada a esconder. 

Pessoas com uma mente aberta automaticamente parecem mais convincentes do que aquelas que mantêm os braços cruzados. Você pode aumentar esse efeito tentando mover os braços para mais perto da altura do quadril.

Dica 7: Experimente o Diamante Merkel!

O diamante Merkel ou triângulo de força é o nome dado a uma posição muito específica das mãos: as pontas dos dedos se tocam, mas há uma lacuna entre as palmas. Essa posição das mãos muitas vezes é adotada por políticos por um motivo, pois sinaliza poder, convicção e seriedade.

Dica 8: Evite Gestos Inseguros!

No trabalho, tente evitar sinais inseguros e nervosos do corpo. Infelizmente, acontece com a maioria das pessoas que elas não têm controlo sobre as suas expressões faciais e gestos em situações desagradáveis. Pode acontecer que as mãos sejam esfregadas ou o rosto seja tocado com frequência.  

Tudo isso acontece inconscientemente com a intenção de se acalmar. Outros sinais de incerteza são batidas nervosas com o pé no chão, brincar com joias ou cabelos e estar inquieto a remexer-se.

Parece lógico que esses sinais corporais não pareçam profissionais. Se você se surpreender a fazer esses movimentos, respire fundo e adote uma postura confiante e relaxada. Sentado ou ficar em pé em silêncio dá a impressão de calma interior e autoconfiança.

Dica 9: Sorria o Máximo que Puder!

Um sorriso sincero é uma das maiores influências nas outras pessoas. O cérebro humano prefere rostos amigáveis ​​e felizes. Sorrir não apenas influencia o seu bem-estar interior, mas também tem um efeito positivo sobre as pessoas ao seu redor, pois elas o veem como pessoas acessíveis e confiáveis.

Os sorrisos também influenciam as reações dos outros. Geralmente, quando sorri para alguém, essa pessoa sorri de volta. Como as expressões faciais controlam as emoções e os pensamentos de uma certa maneira, o seu sorriso também terá um efeito positivo na atitude interior do seu parceiro de comunicação em relação a você.

Dica 10: Pratique o Aperto de Mão Perfeito!

Deve prestar especial atenção ao seu aperto de mão, pois o toque é o mais forte de todos os sinais de comunicação não verbais. O aperto de mão certo pode dar a impressão imediata de que é de confiança, assim como um aperto de mão mau pode até custar o seu emprego. Então, por favor, não deixe  que nenhum aperto de mão seja fraco ou demasiado “quebrador de ossos”.

O primeiro faz você parecer fraco e o último sinaliza que é um agressor.

O aperto de mão perfeito é baseado no contacto visual aberto e determinado no toque seguro das palmas das mãos. Deve fechar a mão e aplicar uma leve pressão, se possível com uma força semelhante à da outra pessoa. Se apertou algumas mãos profissionalmente, perceberá rapidamente o que é muito pouco e o que é muita pressão.

Como viu, a linguagem corporal desempenha um papel crucial no trabalho e tem uma grande influência em como percebe as outras pessoas e a impressão que elas têm de você. 

Com as nossas dicas e informações sobre o tema da linguagem corporal, poderá entender facilmente as expressões faciais e gestos e enviar os sinais certos para os seus colegas de trabalho e superiores. 

Se levar a sério o que foi dito acima, isso não apenas terá um efeito positivo na sua carreira, mas também melhorará a sua comunicação interpessoal em todas as áreas da vida a longo prazo. 

Leia Também: Como Interpretar Anúncios de Emprego Corretamente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um Comentário