fbpx

10 Dicas para Deixar os Seus Funcionários Mais Motivados

10 Dicas para Deixar os Seus Funcionários Mais Motivados

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A motivação e a disposição dos colaboradores são decisivos para um bom ambiente de trabalho. Mas… É mais fácil falar do que fazer, né!?

Como gerente, motiva os seus funcionários? Salário e reconhecimento são uma importância para si? Para que a motivação não dure apenas um curto período, como gerente, deve usar outros meios sem ser dinheiro ou promoções.

Com as dicas abaixo irá poder a partir de agora inspirar os seus funcionários e aumentar a motivação deles!

1 – Seja o Melhor Exemplo

Um mau chefe pode rapidamente causar descontentamento entre colaboradores. Às vezes, a motivação e o humor também sofrem sob a orientação de um chefe implacável. Se quer bons funcionários, precisa de mostrar a eles que você e a sua empresa prezam por princípios respeitáveis. Não é suficiente dizer quais são suas expectativas se não incorporar esses valores essenciais. É hipocrisia no seu melhor! Muitos superiores têm grandes expectativas em relação aos seus colaboradores e eles próprios não conseguem atendê-las. 

Se deseja que a sua empresa tenha funcionários que trabalham duro, seja um gerente trabalhador como exemplo. Se deseja uma opinião honesta, seja honesto consigo mesmo ao receber críticas construtivas. Aceite ideias e sugestões dos seus funcionários e colegas de trabalho. No entanto, também deve ser aberto e honesto com os seus colaboradores. 

Se quer respeito e justiça, mostre isso a cada um dos seus funcionários. Trate todos eles igualmente e não favoreça nenhum. Se tem um favorito entre os colaborardes, isso não passará despercebido pelos demais por muito tempo e terá um efeito negativo no ambiente de trabalho.

2 – Os seus Funcionários devem Sentir-Se Confortáveis

É sua função como empregador garantir que os seus funcionários se sintam seguros e bem-vindos durante o horário de trabalho. Motive as pessoas que trabalham para si, dizendo-lhes que são levadas a sério, que têm alguma autonomia. Deixe claro para si o papel que desempenha para a empresa, que eles são um capital valioso para a empresa. 

Motive os seus colaboradores com palavras positivas, apoie-os e responda às solicitações. Não tem que cumprir todos os desejos dos seus funcionários, ainda deve haver uma certa distância. Encontre o meio-termo entre audição e limites. 

3 – Diferencie o Reconhecimento e o Elogio

O bom desempenho deve ser recompensado: é assim que deve elogiar e reconhecer os funcionários que realizam um trabalho satisfatório. Mas, até que ponto os dois termos diferem? 

O elogio deve ser visto mais como uma medida motivacional espontânea e de curto prazo. É uma forma de apreciação espontânea que deve ser o mais preciso possível. O elogio pode ser comparado a uma palmadinha ocasional nas costas.

Um certo reconhecimento é mais uma atitude do que uma apreciação espontânea. Como gerente, pode reconhecer a qualidade regular e o bom desempenho de um funcionário. Não precisa reconhecer um desempenho específico, mas sim o quadro geral. Pode dar reconhecimento ao seu funcionário, por exemplo, através de feedback qualificado.

4 – Peça Conselhos aos seus Funcionários

Se pedir conselhos a um dos seus funcionários ou mesmo a toda a equipa, deixará clara a relevância dos funcionários para si como gerente e para a empresa. Mostre interesse nas ideias e sugestões dos outros e não confie apenas nas suas próprias habilidades. Permita que os seus trabalhadores se desenvolvam, o que, por sua vez, leva à motivação.

5 – Dê Voz à sua Equipa

Não só pode pedir conselhos aos seus trabalhadores, mas também pode mostrar a eles a importância da tolerância, da honestidade e da confiança. Deve dar aos seus trabalhadores a oportunidade de expressar críticas construtivas e sugestões para melhorias. Deixe os funcionários participarem de novas ideias e projetos, convidando-os para eventos ou reuniões.

Leia Também: Como ser Mais Feliz no Trabalho

6 – Use uma Linguagem Positiva

Proibições, formulações negativas e restrições tendem a ser menos motivadoras. Tente embrulhar as más notícias positivamente. Costuma receber reclamações de clientes? Então, não aponte o dedo para um funcionário ou departamento específico. Envolva-se como uma comunidade e estabeleça uma meta com a frase: “Queremos clientes mais satisfeitos novamente. Então nós podemos fazer X… ”.

7 – Veja os Trabalhadores como Pessoas

Mesmo que veja os seus funcionários principalmente como funcionários, cada um deles tem personalidade e vida privada. Deve abordar o funcionário em caso de um acontecimento decisivo na vida, como o seu próprio casamento, o nascimento de um filho ou a morte de um membro da família. Isso mostra aos seus colaboradores que não os vê como simples trabalhadores. Deixe claro com gestos apropriados que também vê os seus operários como pessoas com personalidade e vida privada.

8 – Crie Motivação de Longo Prazo através de Experiências

Certamente, o aumento salarial pode ser motivador, mas de curta duração. Em contrapartida, pode criar motivação de longo prazo através de experiências. Bilhetes grátis para um jogo de futebol, teatro, concerto ou algo do género. Com este gesto, a sua colaboração fica com uma memória duradoura! O humor e a motivação irá ser enorme para os funcionários com este tipo de gestos.

9 – Permita Horários de Trabalho Flexíveis

Modelos de horários de trabalho rígidos são uma coisa do passado. Permita a flexibilidade, desde que o desempenho e os resultados do trabalho não sejam afetados. Em particular, as mães e os pais jovens precisam de flexibilidade no mundo do trabalho. Converse com os seus funcionários sobre os desejos e dê-lhes liberdade criativa e de tempo.

10 – Promova Funcionários e Reconheça Talentos

Tente reconhecer funcionários talentosos e incentive-os de acordo com tal. Desta forma, cria ambição, especialmente entre os funcionários mais jovens. Invista nos colaboradores, vale a pena!

Mas também preste atenção aos funcionários aparentemente sem talento. Isso vai motivar toda a força de trabalho, pois parece que não está interessado apenas nos funcionários talentosos. Também pode apoiar os recém-chegados à equipa e ajudar nas dificuldades iniciais.

Leia Também:

Artigos Relacionados

Está a Procura de emprego!?

Veja todas as ofertas de emprego no nosso portal