Perguntas comuns numa entrevista de emprego

arrase na entrevista de emprego

Neste artigo falamos sobre as perguntas mais comuns numa entrevista de emprego. Com o artigo ficará a saber:

– As perguntas mais comuns numa entrevista e como responder.

– Como se preparar para uma entrevista de emprego e como causar melhor impressão

Vamos lá!

Perguntas mais comuns entrevista de emprego

Parte 1:

Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego - Perguntas e Respostas

Candidatou-se a uma nova oportunidade de emprego, mas será que está pronto para a entrevista

É importante fazer uma preparação antes da entrevista para ficar pronto a responder a todas as perguntas com eficácia. 

As entrevistas de emprego geralmente são todas feitas da mesma forma e, as perguntas são tão comuns que o entrevistador espera que você seja capaz de responder sem hesitar.

Obviamente não precisas de decorar respostas, mas deve sim, estudar antecipadamente.

Revê abaixo as perguntas mais comuns nas entrevistas e os exemplos de respostas. De seguida, prepare as suas próprias respostas com base na sua própria experiência, interesses e habilidades.

1 - Fale-me Sobre Si

A pergunta mais básica das entrevistas de emprego. É uma pergunta quase sempre colocada ao início da conversa e, o ideal é responder a este tipo de perguntas sem fornecer muitas informações pessoais.

Uma boa ideia é partilhar alguns interesses seus, como passatempos ou objetivos, por exemplo.

Exemplo de Resposta

Sendo eu um cirurgião, acho que a melhor forma de relaxar quando não estou no trabalho é caminhar ao ar livre na natureza enquanto ouço as minhas músicas preferidas.
Sempre fui um apaixonado por música e ainda mais por natureza, e uma das minhas coisas favoritas é fazer voluntariado a limpar os matos e montes da minha aldeia...
Sou neste momento o líder da equipa de voluntariado, sou eu que organizo os eventos. Ver os montes limpos deixa a minha mente limpa.

2 - Porque Deseja este Emprego?

Uma pergunta muito importante que quase sempre é colocada ao candidato. 

Porque pensa que se encaixa neste emprego? O que faria se fosse contratado?

Esta pergunta traz-lhe a hipótese de mostrar o que sabe sobre o cargo pelo qual se candidata, portanto, antes da entrevista reserve um tempo para estudar sobre a empresa, os serviços que oferece e afins.

Pode e deve ser específico sobre o que lhe torna adequado para esse cargo e menciona os aspetos da empresa que mais lhe despertam interesse.

Exemplo de Resposta

A programação está no meu sangue. O meu Pai e o meu Tio são programadores e já tiveram a sua própria empresa. Desde o momento que entrei na faculdade que já sabia que pretendia que a minha carreira de engenharia informática fosse focada em programação Web.
A vossa empresa é a mais respeitada de Lisboa. Tenho acompanhado os vossos projetos e trabalhar aqui realmente seria um objetivo concluído, sendo que a vossa missão se alinha com a minha.

3 - Porque Lhe Devemos Contratar?

Será que é o melhor candidato? A empresa que lhe entrevista irá desejar saber se você possui todas as qualificações necessárias.

Neste tipo de perguntas terá de responder de forma confiante e explicar o que tem para oferecer.

Será bom antes da entrevista rever as qualificações e requisitos do emprego pelo qual se candidata, para poder elaborar uma resposta que se alinhe com o que a empresa procure.

Exemplo de Resposta

A programação está no meu sangue. O meu Pai e o meu Tio são programadores e já tiveram a sua própria empresa. Desde o momento que entrei na faculdade que já sabia que pretendia que a minha carreira de engenharia informática fosse focada em programação Web.
A vossa empresa é a mais respeitada de Lisboa. Tenho acompanhado os vossos projetos e trabalhar aqui realmente seria um objetivo concluído, sendo que a vossa missão se alinha com a minha.

4 - Qual é o Seu Maior Ponto Forte?

Se já foi a algumas entrevistas, então sabe que este é um tipo de pergunta recorrente. Esta pergunta é feita para determinar o quão você está qualificado para o cargo.

Quando for questionado sobre os seus maiores pontes fortes, é importante colocar em cima da mesa os atributos que lhe qualificam para o cargo e tudo aquilo que lhe diferencia de outros candidatos.

Exemplo de Resposta

Como especialista em software, o meu maior ponto forte é a minha curiosidade. Adoro pesquisar as últimas tendências tecnológicas para que os nossos software estejam sempre acima do acontecimento.
Para além de ler diariamente sobre as tendências tecnológicas, também convenci a empresa onde trabalho a financiar palestras. Isto permitiu-me construir uma rede de recursos cheio de novos colegas, onde muitos deles são líderes na área em que trabalhamos.

5 - Qual a sua Maior Fraqueza?

Outra pergunta recorrente, semelhante à dos pontos fortes. Aqui deverá fazer o seu melhor para transformar as suas fraquezas em pontos fortes.

Partilhe exemplos de habilidades que você melhorou com o tempo e fornece exemplos de como reconheceu tais fraquezas e quais as medidas que tomou para as corrigir.

Exemplo de Resposta

A minha maior fraqueza sempre foi a procrastinação. Nos tempos da escola, eu era o colega que ficava a noite anterior do prazo de entrega a acabar o trabalho.
No entanto, após o meu primeiro emprego, ficou claro que apesar desse processo todo funcionasse para mim, decidi mudar.
Consegui aprender a definir prazos para que os meus projetos cheguem agora sempre com tempo antecipado e com isso ganhar ainda mais tempo para outros projetos.

6 - Porque Quer Abandonar o seu Emprego?

Caso neste momento esteja empregado e esteja a tentar mudar para outra empresa, esta pergunta irá ser feita. 

Apenas dê uma resposta honesta, a pessoa do outro lado irá querer saber porque tenciona mudar-se para a empresa dele e o porquê de não querer ficar na que esta agora.

Exemplo de Resposta

Mal acabei os estudos tive a oportunidade de ficar na Empresa X após o estágio. Aprendi muito sobre Marketing Digital e foi incrível estar numa equipa criativa.
No entanto, estou pronto para passar para outro nível. Sempre fui um líder, sei que estou pronto para passar para gestor de projetos, mas na empresa que estou já tem gerentes muito talentosos e eles não deixarão um ótimo empregado tão cedo.
Conclui diversos cursos complementares de gerenciamento e sei que tenho as habilidades para começar a trabalhar como o vosso gerente de Marketing.

7 - Quais são as suas Expectativas Salariais?

Perguntas sobre salário são sempre as perguntas que as pessoas têm mais dificuldade em responder. Não é bem dificuldade, mas sim receio de pedir demais, talvez.

Faz uma pesquisa antes de a entrevista para estar preparado para nomear um salário. Falar com pessoas que trabalhem na empresa ou no mesmo ramo é sempre bom para ter noções salariais.

Exemplo de Resposta

De acordo com as minhas pesquisas e conversas com os meus colegas de trabalho, fiquei a par que neste ramo geralmente se ganha por volta de 25000€ por ano.
Embora eu recebesse um salário acima do que estou a pedir, estou aberto a negociações de um salário mais baixo se for acompanhado por maior flexibilidade na programação e tempo adicional de férias.

8 - Como Lida com o Stress?

Você é uma pessoa que lida bem com o “stress”? Ou irá entrar em pânico quando as coisas não correrem bem no trabalho? Geralmente o que faz quando algo dá errado?

Obviamente você já passou por algum tipo de situação de “stress” no trabalho, portanto neste tipo de perguntas a forma mais fácil de responder é partilhar um exemplo de como lidou com uma situação dessas.

Exemplo de Resposta

Por vezes surgem situações que não conseguimos controlar e tornam-se difíceis de resolver.
Quando isso acontece, eu apenas respiro fundo e relembro a mim próprio que eu estou a lidar com uma pessoa que está frustrada com uma situação e não comigo.
Em seguida, ouço o cliente e as suas preocupações e faço um plano para resolver a situação o mais rápido possível.

9 - Descreva uma Situação Difícil de Trabalho e como Lidou com Isso

Não há respostas certas ou erradas quando falamos sobre lidar com situações difíceis. A forma como você reage irá mostrar ao entrevistador o seu estilo de trabalho. Isso irá ajudá-lo a determinar se tem o perfil adequado à empresa.

Como acontece com a pergunta sobre o “stress”, fique preparado para partilhar um exemplo do que fizeste numa situação difícil. É importante partilhar detalhes profundos para tornar a história convincente.

Exemplo de Resposta

A situação mais difícil que enfrento é quando tenho que despedir funcionários. Quando posso, tento trabalhar com pessoal com baixo desempenho para ver se podemos melhorar o seu desempenho no trabalho.
Se não, eu entrego-lhes a carta de despedimento e dou razões diretas do motivo pela qual eles estão a ser despedidos. Ninguém gosta de ser despedido sem explicações.

10 - Quais os seus Objetivos para o Futuro?

Você é uma pessoa que salta de emprego todos os anos? Ou tem planos de ficar na empresa por muito tempo? Esta pergunta é elaborada para descobrir se irá ficar na empresa ou seguir assim que encontrar uma oportunidade melhor.

Mantenha a sua resposta focada no trabalho e na empresa. Coloque também nos pensamentos da outra pessoa que a posição está alinhada com os seus objetivos a longo prazo.

Exemplo de Resposta

Eu sou alguém que gosta de estabilidade.
O meu objetivo é encontrar um emprego que possa manter por longo prazo, tornando-me um funcionário valioso à medida que avanço gradualmente para posições mais altas.

PARTE 2:

o entrevistador

Perguntas A Serem Feitas Ao Entrevistador​

Perguntas a serem Feitas ao Entrevistador

Quando a entrevista está prestes a chegar ao final, a maioria dos entrevistadores gosta de perguntar se tem alguma dúvida sobre o trabalho ou a empresa.

Se não tiver dúvidas, pode parecer um pouco apático. É sempre bom ter uma lista de perguntas pronta e estar preparado para discuti-las. Aqui estão algumas ideias de perguntas a serem feitas ao entrevistador:

Há também perguntas que tu deves evitar ao máximo fazer:

PARTE 3:

preparação da entrevista de emprego

Preparação da Entrevista

Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego

Quanto mais tempo passar a preparar-se para uma entrevista de emprego, melhores serão as suas hipóteses de conseguir o cargo ao qual se candidata.

Irá se sentir mais confiante e confortável se estiver familiarizado com a empresa e os serviços que ela presta.

– Use o LinkedIn – Verifique o LinkedIn da empresa para ver se tem contactos de pessoas que lá trabalham. Pergunte-lhes se lhe podem dar algum conselho para lhe ajudar no processo da entrevista.

– Pesquise sobre a empresa – Antes da entrevista, para além de pesquisar as perguntas comuns de uma entrevista, reserve um tempo para aprender o máximo possível sobre a empresa que irás candidatar-te.

– Pratique as suas respostas – Escreva as suas respostas com antecedência para cada pergunta e depois leia em voz alta para garantir que soa natural. Tente ser curto e amável. Não quererá parecer o tipo de pessoa que fala incessantemente sobre si mesma.

Como causar uma Melhor Impressão

A primeira impressão que causamos numa entrevista de emprego é o mais importante. As pessoas que entrevistam podem decidir se você é um bom candidato ou não em apenas poucos minutos.

Essas dicas abaixo irão-lhe ajudar a causar uma ótima primeira impressão.

– Seja pontual ou chegue mais cedo – Você definitivamente não quer deixar o seu entrevistador à espera. Então, chegue uns minutos antes da entrevista.

– Vista-se para o sucesso – O que você veste para a entrevista é importante porque você não quer estar mal vestido ou exagerar. Escolha cuidadosamente o que irá vestir e não tenha medo de perguntar as pessoas à sua volta se está bem vestido para uma entrevista.

– Seja positivo – Tente sempre colocar uma tendência positiva nas suas respostas às perguntas. É bom dar impressão de que está motivado pela possibilidade de novas oportunidades.

– Após a entrevista – Após cada entrevista de emprego, reserve um tempo para enviar uma nota de agradecimento ou um e-mail. Demonstre a sua apreciação pelo tempo que o entrevistador passou consigo. Se houver algo que gostaria de ter dito durante a entrevista, mas não teve chance, esta é uma boa oportunidade para o fazer.

Leia Também: Os 10 Melhores Sites de Emprego em Portugal

Deixe um Comentário

Tiago André

Tiago André

Especialista e estudante diário em desenvolvimento de carreiras e procura de emprego. Apaixonado por pesquisas, ele é aquele braço direito que irá querer ter do seu lado quando estiver à procura de emprego.