Engajar os Colaboradores

Dicas de engajar os colaboradores na empresa

Neste artigo damos-lhe dicas de como engajar os colaboradores na empresa.

Aprenda agora o que é o engajamento e receba 6 dicas extra!

Vamos lá.

Dicas De Engajar Os Colaboradores Na Empresa​

Engajar colaboradores na empresa não é uma tarefa fácil, ainda mais com o estilo de trabalho remoto onde as pessoas não têm mais a oportunidade de se ver e trocar experiências e opiniões frente a frente. 

Mas, ainda assim é possível manter um engajamento ativo com seus colaboradores, mesmo a distância. 

Mais do que isso, é possível engajar eles na cultura da empresa e fazê-los produzir ainda mais e com mais satisfação. 

Muitas pessoas ainda desconhecem o conceito do que é engajamento e qual a sua importância dentro de uma empresa.

Por isso, neste artigo explicaremos tudo o que é preciso para você manter a sua equipe engajada dentro da sua empresa. 

O que é engajamento?

Ainda existem pessoas que confundem engajamento com motivação, o que é normal já que os dois conceitos são bem parecidos, mas ainda assim, eles possuem a sua grande diferença. 

Quando falamos de motivação, nos referir a alguém que realiza uma determinada ação em busca da recompensa e do que ela ganhará em troca caso realize aquela tarefa da melhor maneira possível. 

Por exemplo, se uma empresa fecha uma parceria com uma distribuidor de escova progressiva e promete dar uma para o melhor funcionário do mês, o time se sentirá motivado a entregar o melhor resultado para ganhar este prêmio. 

Já quando falamos de engajamento, nos referimos a pessoas que se esforçam para entregar um bom resultado sem esperar nada em troca.

Apenas porque se sente bem no lugar que ocupa e acredita na cultura da empresa em que trabalha.

O funcionário de uma empresa de fabricação de rack, por exemplo, não precisa de um prêmio no fim do mês para saber que o seu trabalho está bom. 

Pois, ele sabe que trabalha em um lugar onde a cultura valoriza não apenas resultados, mas a qualidade deles. 

Isto posto, sabe-se que não é nada fácil fazer colaboradores se sentirem engajados quando não recebem nada em troca.

Entretanto, é possível mostrar a eles que a recompensa que ganham vai muito além de brindes materiais. 

Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a manter seus colaboradores engajados, mesmo com o home office, tudo com o objetivo de tornar o ciclo entre todos cada vez mais leve e harmônico. 

6 maneiras de engajar a sua equipe mesmo a distância

Sabemos que o estilo de trabalho remoto mudou completamente a rotina das pessoas e das empresas.

Algumas como uma dedetizadora 24 horas não tiveram este privilégio de trabalhar diretamente de suas casas. 

Mas, aqueles que puderam se proteger, também sofreram com a ausência e a solidão, que não eram sentimentos comuns quando todos podiam se ver na empresa presencialmente. 

Com isso, manter colaboradores engajados se tornou ainda mais difícil, porém, não é impossível. 

Portanto, para te ajudar, selecionamos algumas dicas que farão a diferença na rotina da sua equipe, confira: 

Faça reuniões diárias

Com o isolamento social, a comunicação entre companheiros de trabalho e até mesmo com seus líderes se tornaram ainda mais escassas, o que pode acarretar em sérios problemas em volta da comunicação da empresa. 

Por isso, faça uma curta reunião no começo e no fim do expediente para perguntar sobre o dia do seu colaborador, oferecer ajuda e ouvir o que ele tem a dizer sobre os processos que estão acontecendo na empresa. 

Seja essa uma reunião virtual por meio de plataformas como o Zoom ou Google Meet ou uma reunião presencial da equipe técnica de uma câmara fria para distribuidora, essa comunicação diária é que irá gerar intimidade e relacionamento entre a equipe. 

Ofereça prêmios e brindes

É possível pensar que esta estratégia não é uma boa opção para engajar seus colaboradores, já que no início deste conteúdo mencionamos que este tipo de estratégia gera motivação e não engajamento dos colaboradores. 

Porém, não dá para dizer que ninguém se importa com um presente ou um brinde de vez em quando. 

Isso mostra a importância e cuidado que você tem com a sua equipe, e que isso não é provado apenas através de palavras, mas também por meio de ações como essas.

Na internet, existem diversas informações como pirômetro preço e também sobre opções de presentes que não são muito caros e que podem ser comprados para agradar aquele colaborador que se destacou no mês. 

Além de presente físicos, você pode oferecer oportunidades para aquele colaborar curtir um momento especial com alguém que ama, como:

– Ingressos para cinema;

– Reserva em restaurantes;

– Vale hotel ou spa;

– Cupom de desconto em lojas;

– Massagens;

– Tratamentos estéticos. 

São algumas opções de presentes que você também pode fornecer aos seus colaboradores sem que seja necessário comprar um presente para ele, e ao mesmo tempo não deixa de ser algo que o faça se sentir extremamente especial.

Dê e peça feedbacks constantemente

Se você é o líder ou gestor de uma equipe ou empresa que vende camara fria expositora, sabe muito bem a importância que os feedbacks possuem na hora de alinhar problemas e soluções para o negócio. 

Portanto, dentro de uma equipe não é diferente, o feedback é extremamente necessário para que ambas as partes estejam alinhadas em relação a suas expectativas e resultados.

Assim, ninguém sai decepcionado ou furtado por não receber o que esperava.

Tente fazer reuniões semanais ou quinzenais com cada colaborador, ou seja, individualmente para que todos se sintam à vontade para falar o que pensam e expressar suas ideias e opiniões. 

Sendo assim, como líder ou gestor, também deve estar pronto para fornecer um feedback sincero e assertivo sobre cada colaborador, os pontos fortes e os pontos a melhorar de cada um deles. 

Assim, é possível construir um espaço de comunicação direta e assertiva onde todos possuem espaço para falar e se expressar, construindo um ambiente repleto de diversidade, respeito e sinceridade. 

Crie campanhas em datas especiais

Aniversário, páscoa, natal, festa junina, dia das mães, dia dos namorados e tantas outras datas são comemoradas com muita alegria e amor no Brasil e no mundo. 

Portanto, elas também podem ser inspirações para a criação de campanhas para engajar seus colaboradores. 

Para isso, você pode conversar com o time de endomarketing da sua empresa, que é o setor responsável pela comunicação interna e que pode apresentar opções do que fazer nessas datas especiais junto a sua equipe.

Uma rede de empresas de portaria e controlador de acesso podem criar uma campanha para o dia dos pais, onde todos os papais da equipe ganharam um presente e um dia de folga para aproveitar com sua família. 

Esse é apenas mais um exemplo que pode servir de inspiração para uma discussão junto ao time de endomarketing e com a sua própria equipe, pois eles também podem ter alguma ideia para ajudar. 

Campanhas como essas garantem a maior satisfação e felicidade dos colaboradores, o que diminui possibilidades de desligamento ou conflitos entre os colegas e seus líderes. 

Faça planos de carreira

O plano de carreira dentro de uma empresa trata-se da construção do caminho que aquele determinado colaborador deseja trilhar dentro do negócio.

Isto posto, é o líder que auxilia para que o profissional chegue onde deseja. 

Por exemplo, um engenheiro que trabalhe com montagem de galpão pré moldado pretende se tornar gerente da área técnica da empresa.

Quando seu líder sabe disso e por meio de um plano de carreira constrói este caminho, tudo fica ainda mais simples. 

Lembrando que para esse plano se tornar realidade, a maioria da responsabilidade é do colaborador que deseja crescer dentro da empresa. 

Entretanto, não dá para negar que o plano de carreira faz toda a diferença no fim das contas. 

Por isso, converse individualmente com cada colaborador e entenda o desejo deles e os objetivos que possuem dentro da empresa. 

Assim, você ajudará mais pessoas a crescerem e se desenvolverem como profissionais e como pessoas.

Incite a capacitação da equipe

Quando temos alguém por perto que acredita no nosso trabalho e enxerga o nosso potencial, nos sentimos mais fortes e motivados a buscar conhecimento e aperfeiçoar nossas qualidades para se tornar profissionais e pessoas melhores. 

Por isso, incentive o seu time a sempre estudar e ir atrás de conhecimento para aprenderem cada dia mais sobre o mercado. 

Para isso, você pode indicar livros, filmes, séries, cursos e workshops que os ajudem. 

Assim, você auxilia no crescimento e no desenvolvimento pessoal e profissional deste colaborador, garantindo que ele preste um serviço ainda melhor para a empresa.

Considerações finais

Engajar a sua equipe vai muito além de apenas traçar estratégias para que eles se sintam mais satisfeitos e não se desliguem da empresa.

Essa é uma forma de demonstrar preocupação e cuidado com aqueles que se esforçam diariamente para entregar bons resultados. 

Melhor do que fazer a gestão de resultados, é fazer a gestão de pessoas e cuidar da carreira e do futuro daqueles que te ajudam a ser uma pessoa e profissional melhor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.