Como encontrar emprego rápido

aprenda a encontrar emprego Rápido

Neste artigo ensinamos-lhe a encontrar um emprego de forma rápida.

São 8 dicas ao todo que se você levar  a sério, serão eficazes e irá encontrar com certeza um emprego rápido.

Vamos lá ao trabalho!

Como Encontrar Emprego Rápido

Por vezes, só precisamos de encontrar um emprego rápido, não é mesmo!?

Pode não ser o nosso emprego de sonho, mas é um emprego. E, talvez você tenha chegado a este artigo porque precisa de qualquer emprego até que apareça um trabalho melhor.

A verdade é que as vezes as circunstâncias da vida obrigam-nos a estas coisas. Fique agora com as nossas 8 dicas preciosas e eficazes.

Leia Também: 30 Sites para Pesquisar Trabalho e Encontrar Emprego Rápido

1 - Inscreva-se Por Telefone

Parece uma dica simples, e talvez já o tenha feito, mas é uma dica muito importante e que resulta de verdade.

Ligar para um potencial empregador costuma ser uma ótima “jogada” quando se precisa de emprego rápido. 

A maioria das pessoas só se dá ao trabalho de enviar o currículo via correio eletrónico, portanto, ligar ao empregador irá colocar-lhe um passo à frente dos outros.

Quando ligamos para um empregador, demonstra o nível extra de confiança que possuímos e a iniciativa que temos. 

E, além disso, esta iniciativa dá a oportunidade não apenas de fazer uma conexão pessoal, mas também de impressionar o empregador durante a ligação telefónica.

Lembre-se que as pessoas poderão ter uma impressão imediata de si com base no seu tom de voz e no jeito que fala ao telefone, por exemplo.

Se conseguir, um bom telefonema poderá permitir-lhe que estabeleça um relacionamento positivo com o empregador de contratação e o coloque como dissemos mais acima, “um passo à frente”.

2 - Dê uso as cartas de apresentação

Um erro muito comum é enviarem currículos a propostas de trabalho e não enviarem junto uma pequena apresentação de si.

Nós sabemos que você está com pressa para encontrar um emprego, mas enviar centenas de mensagens eletrónicas apenas a dizer que precisa de um emprego e anexar um currículo não chega.

Não perca esta etapa importante apenas porque está com pressa.

Os empregadores que estão a procura de trabalhadores não perdem tempo com pessoas “preguiçosas”, por isso é preciso chamar a atenção deles com uma carta de apresentação.

É altamente recomendado alterar a carta de apresentação para cada posição a que se candidata.

Faça um breve resumo das suas qualificações e fale sobre como planeia ajudar a empresa a melhorar. Todos os empregadores desejam saber o que o diferencia dos outros candidatos.

Sem isso, é possível que o seu currículo não se destaque e não seja escolhido para o cargo.

Se você não tem noção de como fazer uma carta de apresentação, não se preocupe! Aprenda a criar um com o artigo de como criar uma carta de apresentação do site Robert Walters.

3 - Seja mais flexível e disponível

Se o seu objetivo é encontrar emprego rápido, você precisa de ser “super fácil” de entrevistar.

Inclua os seus detalhes de telefone, endereço eletrónico e até Skype na sua candidatura de emprego e dia que está pronto para falar o quanto antes. 

Mantenha a sua agenda livre para as entrevistas. Se quer que tudo aconteça de forma rápida, deve estar pronto a qualquer momento para ir a uma entrevista de emprego quando surgir a oportunidade!

3 - Faça "Networking" e fale com os seus amigos

Estima-se que pelo menos metade de todos os empregos são conseguidos no “mercado de trabalho oculto”, como nós chamamos.

Mas, o que é isso de “mercado de trabalho oculto”? É simples! São todas aquelas posições de trabalho que são preenchidas antes de sequer chegarem a ser anunciadas em plataformas de emprego, por exemplo.

Talvez se pergunte – mas, como as vagas são preenchidas? Essas vagas são preenchidas por pessoas conhecidas dos empregadores, trabalhadores ou por conexões. 

Quem irá se dar ao trabalho de recrutar alguém para uma função quando já conhece alguém que conhece alguém e pode fazer isso de forma rápida e barata?

Antes de gastar grande parte do seu tempo a procurar emprego, fale primeiro com os seus amigos e parentes. Talvez eles lhe possam arranjar emprego em algum lado. 

Em Portugal chamamos isso de “cunha” e por vezes julgamos quem o consegue fazer… Mas a realidade é que resulta!

Faça também “networking” no LinkedIn ou noutras redes sociais e crie amizades. Este atalho é incrivelmente forte e poderá ficar a ganhar muito com isso.

4 - Adapte o seu currículo

Outro erro que as pessoas cometem a procurar um emprego é candidatarem-se a todas as vagas que encontram, como já relatamos acima.

As pessoas que contratam funcionários regularmente, detetam facilmente os currículos que são copiados e colados para centenas de ofertas de emprego. Isto é realmente muito comum de acontecer.

Nós próprios já recebemos ofertas de emprego em que o currículo não tinha nada a ver com a proposta de emprego e isto acontece muito frequentemente.

Fique esperto quando procura um emprego! Em vez de fazer isso, preste atenção aos anúncios de emprego e adapte o seu currículo a cada uma delas. 

Certifique-se de que o seu currículo está ajustado à descrição do anúncio de emprego. O seu currículo é a maior ferramenta para conseguir uma entrevista, portanto seja esperto, torne tudo mais fácil e faça tudo da melhor forma.

5 - Não soe desesperado

Para completar as dicas acima, esta é muito necessária.

Você até pode estar muito desesperado para arranjar um novo trabalho, mas o seu empregador não precisa de todo de saber disso. Se eles sentirem isso, você pode arruinar tudo.

Desespero é um “sinal de stop” para os empregadores. 

Ao demonstrar desespero eles irão ficar a pensar o porquê de você ter tanta pressa e o porquê de ainda estar desempregado. Talvez até imaginem que você está desempregado por ser uma pessoa insatisfeita. 

O desespero nunca é atraente em nenhum aspeto da vida.

Com isto, não cometa erros simples como:

– Enviar correios eletrónicos a dizer que precisa urgentemente de emprego.

– Dizer na entrevista que você tem filhos e precisa de dinheiro urgentemente.

Para si estas dicas até podem parecer “banais”, mas acredite que muita gente o faz e nós entendemos – o desespero pode levar-nos a cometer e dizer coisas que não devíamos.

Conclusão

Por vezes encontrar emprego rápido é realmente uma tarefa difícil – não desista.

Continue a fazer as suas pesquisas e a candidatar-se. Por vezes, encontrar emprego rápido não é tudo! As vezes é preferível encontrar um bom emprego do que um emprego rápido.

E não se esqueça, para além de nós, existem inúmeras outras pessoas desempregadas, portanto ainda pode demorar algum tempo a encontrar um emprego, mas não é nada impossível de todo.

Basta diferenciar-se de todas as outras pessoas que facilmente irá brilhar no mercado de trabalho.

Se tiver interesse, também poderá completar a leitura com os seguintes artigos:

– Como Fazer um Currículo

– Carta de Recomendação: Exemplos, Modelos e Dicas