fbpx
8 Dicas para o Primeiro Dia num Novo Emprego
Dicas para o Primeiro Dia num Novo Emprego

Depois de uma candidatura bem-sucedida e uma entrevista positiva, finalmente chegou a oferta de emprego… Boa, está finalmente empregado, novo emprego, urra!

Em primeiro lugar, está feliz e mal pode esperar para o trabalho começar… Não é mesmo? Mas, muitas vezes a alegria dura pouco tempo.

O nervosismo espalha-se e a ideia do primeiro dia de trabalho rouba o sono de muitos. Não tem que ser assim. Com as dicas a seguir, evitará deslizes e dominará o primeiro dia no seu novo trabalho com confiança e, em simultâneo, deixará uma boa primeira impressão.

O primeiro dia de trabalho é utilizado para conhecer os processos operacionais, atribuir tarefas e conhecer a equipa. É um dia para a sua orientação pessoal.

Mas mesmo que tenha sido treinado inicialmente, não deve começar o seu novo trabalho sem estar preparado: saiba mais sobre a empresa. Isso é melhor feito no ‘website’ da empresa. Quem tem qual responsabilidade? E quanto à hierarquia na empresa? Está planeado algum projeto importante ou um novo produto foi lançado recentemente?

Quanto mais descobrir com antecedência, mais competente parecerá aos seus novos colegas no primeiro dia de trabalho.

Como Posso Causar uma Boa “Primeira Impressão” no Meu Novo Emprego?

Há muitas coisas que os novos colegas podem usar para atrair a atenção. Infelizmente, é ainda mais fácil atrair atenção negativa. Por este motivo, recomendamos os seguintes conselhos para o seu primeiro dia.

Como marcar pontos com os seus novos colegas no primeiro dia de trabalho:

1. Seja Educado e Atencioso

Não tem muito o que fazer no seu primeiro dia de trabalho? Pergunte a quem pode dar uma mão ou o que precisa ser feito agora. Não espere que alguém lhe traga uma nova tarefa.

2. Seja Útil

Um colega abastece todo o departamento com café? Ofereça a sua ajuda e leve a próxima rodada de café para o escritório. Coisas pequenas como segurar a porta ou o elevador garantem que ganhe pontos com os seus novos colegas.

3. Seja Pontual

Convença os novos colegas e o chefe de que é um ativo para a empresa. Mas isso só funciona se você chegar na hora certa. Não precisa ser o primeiro a chegar, mas não há como ser o último.

4. Seja Sempre Gentil e Sorria Muito

Desta forma, causa uma impressão pessoal. A postura também é importante. Fique de pé ou sente-se ereto com os ombros para trás e não cruze os braços.

5. Seja Mais Cauteloso

Um comportamento muito ousado pode afastar muitos colegas. Como recém-chegado ao departamento, não faça isso, e quem parecer muito “atrevido” não será bem recebido. Também é importante ficar fora das fofocas. Mas tenha cuidado: não adote uma postura passiva e simpatize com as discussões com os seus novos colegas.

Dicas para o Primeiro Dia no Novo Emprego

A comunicação uns com os outros na equipa, mas também com o chefe, deve ser cuidadosamente considerada. Ao começar um novo emprego, deve primeiro verificar todos os funcionários. Use apenas os colegas que lhe ofereceram isso. Alguns dos colegas mais velhos, em particular, atribuem grande importância a ser apresentados, apesar de trabalharem juntos na mesma hierarquia. Cumprimente cada um dos seus colegas e apresente-se brevemente.

Revelar detalhes da vida privada também está fora de lugar no seu primeiro dia de trabalho, a menos que seja solicitado diretamente. Caso contrário, controle-se e prefira ouvir os seus colegas. Talvez não fale sobre assuntos privados na sua nova empresa? Conheça todas as estruturas primeiro, antes de possivelmente entrar no lugar errado.

Não há ninguém que queira ir à cantina com você? Não fique desapontado. Pergunte aos bons colegas se pode acompanhá-los e se eles podem mostrar tudo. Durante o almoço, pode conhecer melhor a sua equipa e, de preferência, o seu nervosismo terá desaparecido até lá, o mais tardar. Definitivamente, você não se arrependerá da sua primeira tentativa de se integrar à equipe no seu novo trabalho.

A roupa: idealmente, já viu alguns funcionários durante a entrevista e ainda sabe como eles estavam vestidos. Se este não for o caso, siga a regra prática: vista-se um pouco chique demais em vez de casual. Roupas limpas e sem manchas e sapatos bem engraxados são obrigatórios. Uma aparência bem cuidada é importante para causar uma boa impressão.

Faça perguntas no seu primeiro dia no novo emprego. Como um novo funcionário, inicialmente tem a função de observador, mas quanto mais perguntar a outros colegas, mais rápido descobrirá o que precisa saber. Obtenha respostas a perguntas sobre processos de trabalho ou regras gerais no novo local de trabalho. É claro que também podem ser feitas perguntas específicas sobre as suas novas tarefas. Desta forma, parece motivado e mostra interesse no seu novo emprego.

Faça anotações. Assim que começar a familiarização com o seu novo trabalho, deve anotar tudo com cuidado. Assim, não precisa pedir a mesma coisa no primeiro dia e se apresentar como um ativo competente para a sua equipa. Além disso, anote discretamente os nomes difíceis de lembrar. Pode usar as suas anotações para memorizar novos fluxos de trabalho e aprender todos os nomes da sua nova equipa em simultâneo.

Prepare uma apresentação pessoal. Pode muito bem ser que deva contar algo sobre você no início do primeiro dia de trabalho. Apenas se apresente pelo nome e diga ser novo aqui não cria a impressão mais competente. Dica: conte-nos algo sobre o que fez até agora e o que mais espera no seu novo empregador.

Que Erros Devem ser Evitados no Primeiro Dia de Trabalho?

Apesar da boa preparação, as coisas podem dar errado no seu primeiro dia com um novo empregador. Não deixe que isso estrague o seu humor e fique calmo. Siga essas dicas e a sua hipótese de acidente será minimizada. Os seguintes erros podem ser evitados:

  • Falta de pontualidade.
  • Não faça ligações privadas.
  • Não verifique ou escreva emails privados.
  • Deixe o seu celular desligado ou mudo.
  • Não escreva mensagens no telefone.
  • Não dê ordens a ninguém nem tente alterar os processos de trabalho.
  • Não culpe ex-colegas.
  • Não fale negativamente sobre o seu antigo empregador.
  • Não se apresente por apelidos e evite comportamentos “amigáveis”.
  • Não esconda nenhum erro, mas fale com alguém que pode ajudar-lhe imediatamente.
  • Evite parecer um concorrente ou ‘geek’ ficando mais tempo no primeiro dia de trabalho.
  • Em nenhuma hipótese pergunte sobre a transferência do primeiro salário, dias de férias ou quanto tempo você “tem que” ficar.

Leia Também: Linguagem Corporal no Trabalho: Como as Expressões Faciais e Gestos Influenciam na Carreira!