fbpx

Entrevista de Emprego Online – 8 Dicas para Ter Sucesso

Entrevista de Emprego Online - 8 Dicas para Ter Sucesso

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Tal como as entrevistas físicas, as entrevistas de emprego online também merecem uma preparação. No contexto que vivemos presencialmente, as empresas foram de facto obrigadas a rever o seu processo de recrutamento.

Assim que o seu CV for selecionado pelo recrutador, este pode oferecer-lhe uma primeira entrevista à distância. Várias opções estão disponíveis para ele: por telefone, ou por vídeo (diferentes plataformas permitem isso, como o Zoom, Teams, Skype, Hangouts, entre outros…).

8 Dicas para Uma Entrevista Online de Sucesso

Por telefone ou por videochamada, prepare-se sem stresse para este novo modelo de entrevistas. Isso tornaria as entrevistas mais complicadas? Não necessariamente graças às nossas 8 dicas que vamos-lhe dar!

1 – Prepare o seu Espaço

Uma entrevista de emprego remota é também preparada com antecedência. Para além das informações a recolher sobre a empresa e sobre o cargo, terá que implementar várias boas práticas, a começar pelo espaço dedicado ao “encontro”.

Escolha um local propício para a entrevista. O ideal é ter um escritório. Caso não tenha um escritório, escolha uma sala fechada e isolada, longe de qualquer fonte de distração, barulho e perturbação. O ambiente também é importante: opte por uma decoração boa. Por fim, coloque o computador ou o telemóvel num suporte estável na altura dos olhos, evite aparecer contra a luz e fica a uma distância boa da sua webcam.

2 – Teste o seu Equipamento antes da Entrevista

Nada será mais “stressante” de que um microfone falhar logo nos primeiros 5 minutos da entrevista. Portanto, lembre-se de testar a sua conexão com a Internet e todo o equipamento que irá usar na entrevista (câmara, microfone, auscultadores, bateria do computador…) muito antes da sua entrevista profissional.

Seja Skype, Zoom ou qualquer outro “software”, teste também a ferramenta que o recrutador escolheu para a entrevista. É importante que saiba usar o “software” decentemente para não haver problemas na hora da entrevista.

3 – Demonstre uma Imagem Profissional

Mesmo que a entrevista não seja física é seu dever vestir-se bem para o momento. Quer a entrevista seja virtual ou física, o recrutador pretende receber um candidato apresentável. Portanto, deve escolher a roupa certa para uma entrevista de emprego. Adote um visual de candidato. Pensa como iria vestido para uma entrevista “normal” e veste de forma igual!

4 – Cuidado com a Comunicação

Durante a entrevista online, lembre-se de controlar a sua postura, os seus gestos e a sua linguagem. Demonstre estar entusiasmado e olhe sempre para a lente da câmara do seu computador/telemóvel para demonstrar confiança e não se distraia com a sua própria imagem de vídeo (é muito comum!). 

Também tenha cuidado ao falar. Fale devagar e suavemente, mas, ao mesmo tempo, com confiança, e tente nunca falar por cima do recrutador. Acima de tudo, deixe o seu recrutador ir até o fim das suas perguntas e comentários.

5 – Use as “Armas” da Entrevista Online

Uma vantagem enorme da entrevista por vídeo é ser capaz de organizar e mexer no seu computador para ver as suas anotações sem tirar os olhos da tela e compartilhar conteúdo facilmente! Graças ao chat que os ‘softwares’ têm disponíveis, poderá enviar links, documentos… É útil e profissional! Lembre-se de preparar tudo com antecedência para não interromper o ritmo da discussão.

6 – Termine a Entrevista como um Campeão

Nas entrevistas de emprego online não há os famosos apertos de mão, nem orientações de saída… Confirme o seu interesse pelo cargo e descubra o resto do processo de recrutamento. Por fim, agradeça e cumprimente o seu recrutador com calma, depois saia da conversa mantendo-se sorridente e investido até o fim!

Conclusão

Esta prática (entrevista de emprego online) cada vez é mais comum e utilizada desde o começo da pandemia. A entrevista de emprego à distância tem muitas vantagens: é tranquilizador, é um processo rápido e permite demonstrar a sua capacidade de adaptação.

Agora tem em mãos todas as chaves para uma entrevista remota bem-sucedida. Boa sorte!

Leia Também: 9 Dicas para Encontrar um Emprego Durante a Pandemia em 2021

Artigos Relacionados

Está a Procura de emprego!?

Veja todas as ofertas de emprego no nosso portal