fbpx

Como Fazer um Currículo – Passo a Passo

Como Fazer um Currículo

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Acabaste os estudos, procuras um novo trabalho ou que seja e, para te candidatares a um cargo numa empresa pedem-te um currículo… E agora? Bem, nos dias de hoje não ter um currículo é sinónimo de não encontrar emprego, portanto, neste artigo vamos-te ajudar com isso!

Aprende tudo sobre currículos e a como fazer um currículo perfeito para conseguires obter muitas entrevistas de trabalho.

O que é um Currículo?

Um currículo muito resumidamente é uma demonstração do teu percurso educacional e profissional. Lá estarão todos os teus dados, estudos, prémios, habilidades e empregos anteriores. As empresas que solicitam este tipo de documento estão interessadas em saber as tuas habilidades e experiência de carreira.

Abaixo estão informações sobre como criar um currículo, o que incluir no currículo e informações úteis. Vais também encontrar dois currículos já preenchidos se procuras tal!

O que Colocar no Currículo

Um currículo (curriculum vitae) como já chegamos à conclusão é um resumo detalhado da tua formação escolar, habilidades e experiência de carreira. Tudo que irás necessitar é um computador com acesso ao Microsoft Word e começar a escrever.

Deves criar o currículo de acordo com o cargo que te vais candidatar. Por exemplo, se fores candidatar-te a um cargo numa empresa de Marketing, não há necessidade de colocar no currículo que já trabalhaste num restaurante em part-time. Podes colocar, mas não faz muito sentido.

Um currículo deve incluir:

  • O teu Nome.
  • Informações de Contacto.
  • As Tuas Habilidades.
  • Experiência.
  • Formação.

Além dessas informações básicas, um currículo deve incluir também:

  • Apresentações.
  • Prémios que tenhas ganho.
  • Informações sobre voluntariado que fizeste.
  • Certificados.

Ou seja, coloca informações relevantes para o cargo que te estás a candidatar. Dependendo de empresa para empresa, também poderás fornecer as seguintes informações:

  • Nacionalidade, pois algumas empresas não aceitam estrangeiros.
  • Estado Civil.
  • Fotografia (necessário a maior parte das vezes, recomenda-se colocar sempre. Opta por uma fotografia profissional e elegante).
  • Data de Nascimento.

Personaliza o teu Currículo

Depois de teres escrito todas essas informações, é uma boa ideia ligares uma mente criativa neste momento. A maior parte das pessoas que cria um currículo não se dá ao trabalho de ser criativo, mas isso é muito importante quando te candidatas a uma posição de trabalho.

Pensa comigo… Imagina seres um entrevistador e olhares para 100 papéis de currículos, qual achas que te ia chamar mais a atenção? Um cheio de texto, ou um com um design diferenciado e criativo? Obviamente aquele que estiver mais criativo e mais chamativo.

Para o teu bem, tenta fazer um currículo criativo e diferente. Não precisas de ser um designer, basta fazeres algo bonito!

Exemplo de Currículo Preenchido

Se ainda não conseguiste criar um currículo ou ainda não sabes como o fazer, abaixo irão estar dois exemplos de currículos preenchidos em Microsoft Word. É só clicar em “fazer o download“, abrir o documento em Word, editar ao teu gosto, imprimir ou enviar para as empresas!

Fazer Download de Currículo Preenchido em Word #1

Exemplo de Currículo Preenchido

Fazer Download de Currículo Preenchido em Word #2

Currículo Preenchido Word

Currículo para Primeiro Emprego

Acabaste os estudos e estás neste momento à procura do teu emprego, parabéns! Talvez estejas a sentir que irás ter pouca ou quase nenhuma informação para colocar, mas é normal.

Mesmo que tenhas pouca experiência de trabalho, coloca todos os outros detalhes no currículo e depois pensa coloca habilidades tuas que sejam úteis para o trabalho que te candidatas e deixa bem claro que estás à procura do teu primeiro emprego!

Para apimentar o teu currículo o que poderás fazer é procurar por estágios profissionais e assim ganhar experiência para colocares no teu currículo. Esta é uma dica que tu deverás levar a sério e pensar ativamente nela!

Leia Também: Os 10 Melhores Empregos para Jovens

Artigos Relacionados

Está a Procura de emprego!?

Veja todas as ofertas de emprego no nosso portal