Como saber a quem pertence o IBAN? - Emprego Mais

Como saber a quem pertence o IBAN?

Por variadas razões, poderemos precisar de saber a quem pertence um número IBAN. Diariamente, o IBAN é utilizado por várias pessoas ao redor do mundo para fazer transferências monetárias.

Saiba agora como descobrir a quem pertence um número IBAN!

O que é o IBAN?

O IBAN (International Bank Account Number) é uma estrutura que identifica um número de conta de pagamento pela qual permite identificar e validar uma conta de pagamento na Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA).

Em Portugal, o IBAN é constituído pelo antigo NIB (Número de Identificação Bancária), precedido pelo nosso código de país “PT” e por dois dígitos de controlo, que no caso de Portugal é sempre o número “50”. Todos os números IBAN portugueses possuem 25 números.

exemplo de IBAN e NIB
Fonte: Banco de Portugal

Quem define o meu IBAN?

O IBAN é sempre definido pelo prestador de serviços de pagamento (banco), que irá gerar e atribuir os números NIB e por inerência, o IBAN. Ou seja, a aderir a um banco, receberá de imediato um número fixo de IBAN para a sua conta.

Para saber qual o seu IBAN, basta ir a uma caixa multibanco, clicar em consultar e pedir o seu NIB/IBAN. Ou, em caso o seu banco tenha uma aplicação home banking, também poderá pedir por lá e ser-lhe-á enviado o IBAN por correio eletrónico.

Como saber a quem pertence o IBAN?

Saber a quem pertence um IBAN é uma tarefa muito rápida e fácil de realizar. Para isso, terá que simular uma transferência bancária onde colocará os dígitos do IBAN da conta que gostaria de saber a quem pertence, e em seguida irá ter acesso ao nome da pessoa.

Para realizar uma simulação de transferência bancária, basta dirigir-se a uma caixa multibanco, introduzir o cartão e colocar o PIN. Após isso, bastará clicar “transferências” e completar os espaços com os dígitos do IBAN/NIB e valor (como demonstra a imagem abaixo).

Como saber a quem pertence um IBAN?
Fonte: Liderar a tua vida

Leia Também:

Tiago Cardoso
Tiago Cardoso

Tiago é o líder e criador do Emprego Mais. Ele é um especialista e estudante diário em desenvolvimento de carreiras e procura de empregos. Apaixonado por pesquisas, ele é aquele braço direito que tu irás querer ter do teu lado quando estiveres à procura de emprego.

Artigos: 98