fbpx
8 Dicas de Como Poupar Dinheiro
Como Poupar Dinheiro

Talvez seja daquelas pessoas que quer sempre poupar, mas nunca consegue. O filho precisa de umas novas botas, o carro precisa de pneus novos e do nada a poupança de dinheiro é adiada. Continua a prometer a si mesmo que certo dia irá começar a poupar, mas nunca começa.

A verdade é que só irá começar a poupar dinheiro quando aprender hábitos saudáveis e deixar que as necessidades futuras sejam mais importantes do que as atuais (a necessidade de fazer da poupança uma prioridade).

Há muitas formas práticas de poupar dinheiro. Com alguns ajustes nos seus gastos, estará no caminho certo para poupar dinheiro num instante.

8 Formas de Poupar Dinheiro

Como Poupar Dinheiro (infográfico)

1 – Aponte Todas as Despesas Mensais

A primeira dica para poupar dinheiro é básica, mas essencial. Além de apontar as despesas mensais darem mais “controlo” sobre a nossa carteira, irá também ajudar a identificar quais as despesas que podem ser evitadas. Pode parecer que não irá ajudar, mas certamente que no final irá encontrar muitas coisas que poderiam ter sido evitadas.

2 – Minimize as Compras por Impulso

Ao ler o título acima, talvez se tenha identificado. Não tem mal, não se sinta culpado! Somos todos humanos e vivemos numa sociedade de consumo, onde tudo nos impele a comprar, graças as grandes estratégias de Marketing e comunicação incrivelmente bem elaboradas. Temos os exemplos de:

[su_list icon=”icon: remove” icon_color=”#fb7c8d”]

  • Anúncios da televisão.
  • Cartazes na rua ou nos transportes públicos.
  • Prateleiras dos supermercados atraentes.
  • As promoções das suas lojas favoritas.

[/su_list]

Tudo isso faz “ligar” a nossa inconsciente vontade de comprar certos produtos. E isso realmente funciona muito bem e é de facto difícil resistir, mas não é impossível!

Para isso, a nossa dica é: comece a pensar antes de comprar.

[su_list icon=”icon: question” icon_color=”#7caffb” background=”#f3e9a4″]

  • Será que preciso mesmo deste produto?
  • Ou, será que fui influenciado a comprar este produto? (amigos, anúncios…)

[/su_list]

Estas simples perguntas irão inicialmente permitir que reduza as suas compras por impulso.

3 – Reduza os Gastos no Supermercado

A maioria das pessoas fica chocada ao saber quanto realmente gastam ao fazer as compras no supermercado. É por isso que nós recomendamos apontar todas as despesas mensais!

É tão fácil andar por os corredores dos supermercados, pegar num pacote de pringles aqui e umas garrafinhas de vinho ali. Mas essas pequenas compras somam bastante e acabam por arrebentar com o orçamento.

Poupe dinheiro nas suas compras mensais planeando semanalmente as suas refeições e dando também uma boa vista de olhos ao que já tem na sua despensa antes de ir ao supermercado. E se realmente quer manter a lista que planeou, deixe as crianças em casa.

4 – Cancele as Subscrições Automáticas

poupar dinheiro cancelando as subscrições automáticas

Quase todos os portugueses pagam por subscrições como Netflix, Spotify, Ginásio e raramente dão uso. Está na altura de cancelar quaisquer subscrições que não utilize regularmente. E certifique-se sempre de que desliga a auto-renovação quando faz uma compra ‘online’.

E para as subscrições que quiser manter, pense em partilhar as subscrições com familiares ou amigos. Muitos serviços como a Netflix permitem-lhe assistir as suas séries favoritas a partir de dois ou mais ecrãs. Desta forma, todos ganham e poupam!

5 – Coloque o Dinheiro no Banco

Quantas vezes passaste por um café a ir para casa, meteste a mão no bolso, tiraste umas moedas e foste comprar um bolo e nem tinha fome? Pois… Eu também sou assim, mas aprendi a controlar-me! Se pensarmos bem, esses gastos são quase sempre desnecessários (ocasionalmente não tem mal).

Uma dica boa para as pessoas que não se conseguem mesmo controlar, para aquelas pessoas que em qualquer lado que vão, gastam toneladas de dinheiro, é colocar sempre o dinheiro no banco e deixar o cartão em casa! Obviamente que só deve fazer isto, por exemplo, em dias de trabalho ou de escola em que sabe que não necessita de dinheiro.

6 – Compre Genérico

Uma das formas mais fáceis para poupar dinheiro é deixar para trás as marcas conhecidas. Geralmente, a única coisa que é melhor nos produtos de marca é o Marketing. As marcas genéricas de medicamentos, produtos alimentares, material de limpeza e produtos de papel custam muito menos e também funcionam muito bem.

7 – Poupe Dinheiro Automaticamente

Sabia que pode poupar dinheiro sem fazer nada? Quase de certeza que sabe, só não chega lá sozinho… Eu dou-lhe uma ajuda!

Todos os bancos permitem que se transfira mensalmente um valor escolhido para uma conta poupança. Isto é realmente incrível porque ao final de X anos sem se aperceber, irá ter dinheiro para comprar algo que sempre quis ou investir num projeto. Pum, fácil!

8 – Peça Descontos

Nós nunca sabemos nada sem perguntar – e devemos sempre perguntar. E aqui falo de descontos! Da próxima vez que for ao cinema, museu, discoteca, comboio, pergunte sempre se têm descontos especiais para estudantes, seniores, militares e afins. Há variados sítios que fornecem descontos, mas se não perguntar, nunca lhe irão oferecer tais descontos! Fique esperto.

Leia Também: