Como o Recrutamento e o WhatsApp caminham juntos

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
pexels-cottonbro-5053740

Mais de 1 bilhão de pessoas em mais de 180 países utilizam o WhatsApp para manter contato com amigos, família, colegas a qualquer hora e em qualquer lugar.

É o aplicativo de comunicação que mais cresce. O WhatsApp já substituiu o SMS e se tornou a maior plataforma de mensagens instantâneas.

As melhores características do WhatsApp são:

  • Conversas em tempo real através de mensagens de texto
  • Mais fácil de digitar mensagens e anexar arquivos usando um navegador da Web – WhatsApp Web
  • Compartilhamento de todos os tipos de arquivos como .pdf, .doc, .docx, .jpg, .png etc.
  • Chamadas de vídeo no WhatsApp
  • Envio de mensagens de voz
  • Conversa em grupo

WhatsApp é global e estável

Ligar para pessoas ficou no passado se considerarmos a proximação global com que as pessoas podem se comunicar umas com as outras. O WhatsApp é um serviço VoIP disponível globalmente que permite fazer chamadas através de conexões de dados ou Wi-Fi.

Dos serviços VoIP, o WhatsApp é o mais estável. Com outras plataformas similares (incluindo Skype), a conexão pode ser bastante problemática e eles também consomem muitos dados. O WhatsApp é melhor nesse sentido, ao mesmo tempo em que lhe permite tirar proveito de seus outros benefícios.

WhatsApp é para sempre

O WhatsApp faz o backup de seus contatos, conversas e grupos. Sua conta está vinculada ao seu número de telefone para que você nunca a perca – não há medo de esquecer sua senha ou de ser invadido.

Isto garante que você manterá seus contatos e poderá lembrar a quem você chegou. É claro que uso contas separadas por razões pessoais e comerciais (com a ajuda de um telefone com cartão SIM duplo).

WhatsApp ajuda você a avaliar os candidatos

Quando se tem os dados de contato de alguém, pode-se adicioná-los no WhatsApp. Nesta plataforma, quando você clica na imagem ou perfil de alguém, você pode ver certos detalhes sobre ele. Se eles estiverem procurando um emprego, podem compartilhar essas informações em seu perfil, e se forem apaixonados pelo que fazem, eles também compartilharão isso.

Desta forma, é possível conhecê-los melhor, avaliá-los como candidatos e, por fim, preencher funções mais rapidamente. Caso contrário, você pode se encontrar tentando alcançar alguém por dias de cada vez apenas para descobrir que ele é incompatível com a função que você está contratando por uma vez que ele finalmente responda.

Portanto, o WhatsApp torna você muito mais eficiente no trabalho como recrutador e ajuda a conseguir tantos candidatos ideais quanto necessário para a função.

WhatsApp ajuda a construir relacionamentos

Normalmente conversa inicia com o envio de uma mensagem sobre uma oportunidade de trabalho. Assim como é possível ver o perfil dos candidados, o mesmo vale para o recrutado. Isto ajuda a construir confiança.

Usando o WhatsApp, a conversa pode ir em qualquer direção: eles podem estar interessados na oportunidade ou podem recusar.

Grupos do WhatsApp são redes ricas

Estes grupos são uma enorme vantagem. Você pode criar quantos você quiser e nomeá-los. Por exemplo, pode-se nomear um grupo de “Funcionários contratados” ou “Candidatos potenciais” para uma determinada área de interesse.

Então, se quiser contratar um desenvolvedor em algum momento no futuro, posso chegar ao grupo e enviar uma mensagem; “Estou procurando um desenvolvedor com experiência XYZ”. Qualquer pessoa interessada pode dizer isso, e você pode telefonar imediatamente, pois seus detalhes de contato estão disponíveis.

Seus perfis também podem estar disponíveis, permitindo que você examine para determinar se eles correspondem às exigências do cargo. Os candidatos também podem compartilhar informações sobre amigos, colegas ou qualquer pessoa que possa estar à procura de um emprego como desenvolvedor.

Montar um Grupo no WhatsApp também permite que todos lá compartilhem notícias ou desenvolvimentos do setor dentro das organizações. Por exemplo, se as pessoas estiverem em um grupo sobre Uber, elas poderiam discutir as notícias sobre a empresa. As pessoas podem falar sobre tópicos interessantes como esse. É basicamente uma mini-rede dentro do WhatsApp.

Os candidatos também apreciam esses grupos

Empresas e candidatos os utilizam como um fórum, semelhante aos grupos Reddit ou LinkedIn. Os grupos do WhatsApp são mais seguros, porque você pode mais facilmente moderar quem está lá dentro. Você pode ver o número e perfil e todas as pessoas são profissionais com interesses similares.

Portanto, os candidatos podem fazer conexões e aprender, e também podem gerenciar melhor as oportunidades, em vez de serem bombardeados com mensagens em outras plataformas.

Conclusão

O WhatsApp  é muito útil e não tem sido explorada da melhor maneira.  Se você quiser ficar à frente do jogo e permanecer competitivo no mercado, comece a usar diferentes ferramentas, mesmo aquelas que não parecem ‘normais’. O WhatsApp é rápido, flexível, personalizável e pode ajudar a encontrar aquelas pessoas que tenham o perfil do cargo, bem como construir uma rede.

Confira: Como ganhar dinheiro extra rápido?

Alguma dúvida? Diga-nos abaixo.

Deixe um Comentário