Como lançar um pequeno negócio online em 6 passos

A pandemia do COVID-19 teve um grande impacto na economia nacional, obrigando a muitos estabelecimentos a encerrarem portas. Por conseguinte, as pequenas e grandes empresas tiveram de optar por outros meios, nomeadamente o digital, para lançarem um negócio online. Hoje em dia, com a ajuda da Internet, qualquer pessoa pode iniciar e expandir um negócio online independentemente da sua formação profissional ou experiência anterior como empreendedor. Então qual será o primeiro passo que se deve tomar? Existem diversos factores que contribuem para que um projecto de vendas online tenha sucesso. Recomendamos que siga com atenção estes 6 passos para lançar um negócio online de sucesso.

  1. Determine o seu nicho e modelo de negócio

De modo a aumentar as hipóteses de sucesso do seu projecto e, caso não tenha surgido nenhuma ideia milionária, inicie por encontrar um nicho de mercado que ainda seja preciso completar, seja pela venda de produtos ou pela prestação de serviços. Para tal, ao fazer uma pesquisa na Internet e visitar fóruns online, consegue compreender melhor o que está em falta e quais as dificuldades que as pessoas mais procuram ver solucionadas.

 2. Realizar pesquisas de mercado

Em primeiro lugar, avalie se existe procura para os produtos ou serviços que tenciona comercializar. Desta forma, analise as palavras-chaves num motor de busca, de modo a verificar as principais tendências do mercado. Existem várias ferramentas que permitem essa avaliação, tais como: Google Trends (gratuito), Google Keyword Planner (gratuito),  Ahrefs (pago) Semrush (pago).

Podem existir inúmeras empresas que, aparentemente, providenciam resposta às necessidades, mas ainda assim há a eventualidade de exceder as expectativas do público-alvo. A regra mais importante consiste em definir estratégias orientadas para objetivos concretos.

3. Definir o público-alvo

Na criação de um negócio online poderá alcançar inúmeras pessoas, no entanto, nem todas são as mais recomendadas para adquirir informações sobre o que está a vender. Como tal, necessitará de definir, meticulosamente, quem será a sua audiência: idade, sexo, etnia, área de actividade, hobbies, formação profissional, entre outros critérios. Este tipo de informação ajuda a desenvolver melhor a personalização do produto e a experiência no site, permitindo assim a captação de mais clientes.

4. Aprender sobre a legislação online

Embora um negócio online exija menos licenças e autorizações em comparação ao comércio tradicional, é fundamental informar-se sobre as regras que legislam os negócios online. Especificamente no que diz respeito às inspecções, questões de transporte, regulamentação sobre marca registada e protecção de dados.

5. Criar marca e site

A marca é a representação geral de um negócio. Para tal, deverá definir um nome, logotipo, esquemas de cores, ou seja, um website. A escolha do domínio (.pt, .com, .net, .org) é importante, uma vez que é algo que identifica o seu site na Internet. Deixamos algumas dicas essenciais para atrair atenção de um potencial cliente:

  • Utilizar vídeos, áudio ou gráficos para transmitir de forma simples a mensagem.
  • Criar uma oferta para quem se registar no site, a fim de conseguir armazenar e-mails e informações do utilizador para a criação de uma base de dados.
  • Invista em publicidade online com o objectivo de promover landing pages e o seu conteúdo.
  • Use as redes sociais e crie parcerias com influenciadores, bloggers, vloggers para impulsionar a sua marca

 6. Escolher uma plataforma de alojamento

No mercado online existe uma ampla oferta em termos de plataformas de e-commerce, como por exemplo: Shopify, WooCommerce, Wix, Prestashop, Squarespace, entre outros. Após a selecção da plataforma e-commerce, está na hora de inserir os dados do seu projecto virtual:  informações e fotos dos seus produtos/serviços, contactos da empresa, custos de envio, forma de entrega, devoluções, termos e condições, preços, pagamentos, etc.

Embarcar nesta entusiasmante aventura, como a criação de um negócio online poderá ser um desafio. Comece então por delinear bem o que torna o seu negócio num projecto único e de que forma os seus produtos vão fazer a diferença na vida dos seus consumidores. 



Posts Relacionados

Subscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments