Como abrir uma empresa em Portugal  - Emprego Mais

Como abrir uma empresa em Portugal 

Numa altura em que nos aproximamo-nos de uma grande crise mundial financeira, depois de estarmos a sair da crise do covid-19 e logo de seguida sermos apanhados com a guerra da Rússia e Ucrânia. Ainda muitas empresas como a 20Bet estavam a recuperar-se depois dos estragos da pandemia, onde foram perdidos vários postos de trabalho e onde muitas empresas fecharam. Ainda assim houveram muitos que aproveitaram essa oportunidade para criar o seu próprio negócio, já outros tentaram a sorte em novas modalidades de trabalho. Com tudo o que se está a passar atualmente à volta do mundo, se é dos que quer arriscar em abrir a sua própria empresa e quebrar as correntes de ser empregado e passar a ser quem emprega, então este artigo é para si. Se chegou até este ponto do artigo significa que está interessado ou já tem em mente em abrir uma empresa e só precisa de saber os passos, assim não irá depender de terceiros para darem-lhe emprego ou de sites de apostas para ter o seu sustento. Sem mais demoras vamos dar o passo a passo do que precisa fazer para abrir uma empresa em Portugal. 

  1. Nome da empresa, aqui existem duas variantes, poderá criar o seu próprio nome o que irá demorar cerca de 10 dias para ser aprovado, ou poderá usar o nome de uma empresa que já foi criada de forma genérica. Esta lista de nomes já estão disponíveis num site próprio feito pelo governo sem necessidade de aprovação. Se estiver com muita pressa poderá escolher um dos nomes nessa lista e posteriormente alterar, porém terá de pagar por isso. 
  2. Agora que escolheu o nome, dirija-se a um cartório e procure a senha empresa na hora. Normalmente só são atribuídas 3 senhas por dia logo no início da manhã, caso tenha dificuldade em obter esta senha, poderá falar com um advogado e ele poderá agilizar esse processo. 
  3. Agora que já tem a senha, dependendo se irá abrir sozinho ou com sócios, determine o valor dos lucros com quem irá abrir a empresa. Importante também saber qual o montante do valor capital da empresa, o limite mínimo é de 1 euro para cima. 
  4. Abra uma conta empresarial para poder associar a sua empresa, é bastante importante, veja qual ficará mais em conta. Lembramos que terá despesas de manutenção, e deverá ficar atento a isso pois pagará juros de conta a descoberto superiores aos normais por ser uma empresa. 
  5. Contabilista, sim terá de ter um contabilista mesmo que não esteja a entrar nenhum tipo de lucro na empresa.
  6. Determine com o seu contabilista quando irá começar a atividade, uma vez posta a data da atividade, não poderá mudar nem para mais cedo nem para mais tarde. E terá de começar a descontar para a segurança social no mínimo a volta de 152€ mais o valor do contabilista. 
  7. Pronto tem a sua empresa a funcionar 

Neste artigo levamos em conta aqueles que já têm a ideia e o plano já projectado para abrir o seu negócio. Portanto se tem a certeza que está preparado para abrir o seu negócio, estes são os passos a seguir. 

Tiago Cardoso
Tiago Cardoso

Tiago é o líder e criador do Emprego Mais. Ele é um especialista e estudante diário em desenvolvimento de carreiras e procura de empregos. Apaixonado por pesquisas, ele é aquele braço direito que tu irás querer ter do teu lado quando estiveres à procura de emprego.

Artigos: 99