fbpx

Burla MBWay – O Que Fazer? Como Denunciar?

Burla MBway O que Fazer

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

MB Way, aplicação muito conhecida que é usada por muitos portugueses, tem sido usado para atos de burla, principalmente nas plataformas como o OLX e CustoJusto [1]. A Burla MBWay tem sido assunto nas mídias nos últimos tempos e tem gerado muita polémica.

O MB Way é a nova solução Multibanco que lhe permite muito facilmente fazer compras ‘online’, gerar cartões virtuais, enviar, pedir dinheiro, fazer pagamentos com código QR e levantar dinheiro através do seu ‘smartphone’.

O MB Way é uma aplicação segura, mas a sua má utilização pode originar que a sua conta fique a zeros.

De acordo com os jornais portugueses, as forças policiais já receberam mais de 4000 denúncias devido a este tipo de burlas [2].

Como Funcionam as Burlas no MB Way?

Muito resumidamente, quando faz um negócio, a outra pessoa geralmente pede para você fazer o pagamento ou pede para você fazer um pedido de dinheiro pelo MBWay. Mas, que para isso ser válido, precisam que vá a uma caixa de multibanco para “pedir esse dinheiro”.

Quando chega a uma caixa multibanco eles dão-lhe instruções por telemóvel, maioria das vezes por chamada e dizem-lhe para associar o número deles à sua conta bancária. Depois, eles têm acesso à sua conta e conseguem roubar o seu dinheiro em segundos.

A Burla MBWay funciona desta forma e é um procedimento muito simples de evitar.

Como Não ser Burlado por MB Way?

Não ser burlado por MBWay é muito fácil. Geralmente, as pessoas que são burladas por esta aplicação são pessoas que geralmente nunca usaram o MBWay ou não têm o hábito de usar aplicações parecidas.

Existem alguns passos para não ser burlado:

  • Nunca se dirija a uma caixa multibanco para “pedir dinheiro”, isso não existe.
  • Nunca coloque o número de telemóvel de outra pessoa na sua conta MBWay ou algo relacionado à sua conta bancária.
  • Se lhe pedirem um código de 6 dígitos ou algo parecido, nunca dê.
  • Se estiver a fazer uma venda do produto, desconfia sempre quando lhe oferecem mais dinheiro pelo produto.
  • Nunca envie o produto antes de receber o pagamento (isto se você for um vendedor).

Fui burlado por MB Way, o que faço?

Se foi burlado por MB Way para lhe ser sincero, reaver o seu dinheiro é uma tarefa muito difícil. De acordo com o Observador, as burlas por MBWay não são responsabilidade da banca [3].

Uma vez que o pagamento foi realizado com sucesso não existe possibilidade através do serviço MB WAY cancelar o mesmo.

 Existem três alternativas para resolver a burla MB Way: 
  • Contactar o ladrão, pedir para enviar o dinheiro de volta e caso não o faça apresentará queixa contra ele.
  • Contactar o seu banco e efetuar um pedido de reclamação sobre a transação efetuada.
  • Dirigir-se às forças policias e apresentar queixa com o máximo de informações que tiver – número de telefone, nome, etc.

Após estas três alternativas, mesmo assim reaver o seu dinheiro pode ser quase impossível, sendo que foi você que autorizou o acesso à sua conta MBWay.

Mas, tentar não custa e a queixa ficará feita… Poderá estar a ajudar as autoridades a encontrar um burlista e a impedir que novas pessoas sejam burladas também!

Uma história real de burla com o MB WAY

Uma senhora coloca um livro à venda online, através da plataforma OLX. Um comprador propõe fazer negócio e realizar o pagamento através da aplicação.

Pede-lhe o número de telefone e leva-a a partilhar consigo o código de acesso à sua conta de MB WAY. A partir daí, o burlão tem acesso total à conta da vítima e, através da aplicação, transfere dinheiro para a sua própria conta [4].

Como esta burla mbway, existem muitos milhares de outras… Poderás ver abaixo burla mbway a acontecerem e a serem gravadas por Youtubers.

Artigos Relacionados

Está a Procura de emprego!?

Veja todas as ofertas de emprego no nosso portal