fbpx

BURLA MBWAY

O Que Fazer? Como Denunciar?

Neste artigo abordamos o assunto tão polémico das burlas mbway.

Se você foi burlado, então leia com atenção todo o artigo e diga-nos nos comentários se conseguiu ter o seu dinheiro de volta.

Vamos lá!

burla mbway

Parte 1:

Informações Do MBWay

Informações do MBWay

O Que É O Mbway?​

MBWay é uma nova solução Multibanco que lhe permite muito facilmente fazer compras ‘online’, gerar cartões virtuais, enviar, pedir dinheiro, fazer pagamentos com código QR e levantar dinheiro através do seu ‘smartphone’.

Nestes últimos tempos, a aplicação tem sido muito referida na boca dos portugueses e também nas mídias pelo motivo de da aplicação ser usada para atos de burla, principalmente nas plataformas como o OLX e CustoJusto [1].

Pelo contrário que muitos pensam, o mb way realmente é uma aplicação segura, mas a sua má utilização pode originar que a sua conta fique a zeros em questão de segundos.

Conforme os jornais portugueses, as forças policias portuguesas já receberam mais de 4000 denúncias devido a este tipo de burlas [2].

Leia Também: Medicare – Como Cancelar o Contrato

PARTE 2:

Burlas Mbway

Como Funcionam As Burlas No MB Way

Como Funcionam As Burlas No MB Way?

Muito resumidamente, quando faz um negócio online, a pessoa do outro lado geralmente para para você fazer o pagamento ou pede para você fazer um pedido de dinheiro pela aplicação MBWay.

Mas é aqui que entra o começo da burla. Geralmente, esse tipo de burlista diz que para o pagamento ser válido, precisam que vá a uma caixa de multibanco para “pedir esse dinheiro”.

Quando chega a uma caixa multibanco, eles dão-lhe instruções por telemóvel, maioria das vezes por chamada e dizem-lhe para associar o número deles à sua conta bancária. 

Depois desta etapa, eles passam a ter acesso à sua conta e conseguem roubar o seu dinheiro em segundos, isto porque você colocou o número da outra pessoa, e isso é sempre errado.

A burla funciona desta forma e é um procedimento muito simples de evitar, basta estar atento.

Como Não Ser Burlado Por MB Way

Não ser burlado é realmente muito fácil, basta estar com atenção. 

Geralmente, as pessoas que são burladas por este tipo de aplicações, são pessoas que geralmente não possuem o hábito de usar aplicações de telemóveis e tecnologias.

Existem alguns passos que pode considerar para não ser burlado:

Nunca se dirija a uma caixa multibanco

Geralmente nas burlas online as pessoas pedem para você se dirigir a uma caixa de multibanco para "pedir dinheiro" - isso não existe! Não há motivos para ir a uma caixa multibanco fazer algo relacionando com o mb way, sendo ser possível fazer tudo pela aplicação!

Nunca coloque o número de telemóvel de outra pessoa

Esta dica é realmente muito simples! Tudo que tenha a ver com os seus dados pessoas, aplicações de telemóvel ou que seja, nunca se coloca o número de telemóvel de outra pessoa.

Se lhe pedirem um código de 6 dígitos não dê

Muitas pessoas caiem neste erro! Quando se faz pagamentos pelo mb way não há nenhum passo que seja preciso introduzir códigos, portanto, se alguém lhe pedir um código de 6 dígitos, não dê - sendo que, na verdade, estão a tentar descobrir o código para acessar a sua conta.

Desconfie das propostas altas

Se estiver a vender algum produto online, desconfie sempre quando lhe oferecerem dinheiro a mais pelo produto, geralmente é um burlista que esta no outro lado.

Não envie o produto antes do pagamento​

Esta dica é relacionada com a de cima. Se estiver a vender algo online, nunca envie o produto antes de receber o pagamento. Nunca se sabe se a pessoa do outro lado é séria.

Fui Burlado Por MB Way, O Que Faço?

Talvez tenhas acessado a este artigo só pelo motivo de ficares a saber o que fazer após ser burlado e como reaver o dinheiro.

Mas, para lhe ser sincero, reaver o seu dinheiro após uma burla pelo mbway é uma tarefa muito difícil. 

De acordo com o jornal Observador, as burlas por mbway não são responsabilidade da banca [3]. Isto porque uma vez que o pagamento foi realizado com sucesso, não existe possibilidade através do serviço mbway cancelar o mesmo.

Existem três alternativas para resolver a burla mbway:

– Contactar o ladrão e pedir para enviar o dinheiro de volta. Caso não o faça, apresentará queixa nas autoridades contra ele. 

– Contactar o seu banco e efetuar um pedido de reclamação sobre a transação efetuada.

– Dirigir-se às forças policiais e apresentar queixa com o máximo de informações que tiver do burlista – número de telefone, nome, por onde foi burlado, etc.

Após estas três alternativas, reaver o seu dinheiro mesmo assim pode ser uma tarefa quase impossível, sendo que foi você que autorizou acesso à sua conta mbway.

Mas, como o velho ditado diz: “tentar não custa” e, se decidir dirigir-se as forças policiais, a queixa ficará feita e poderá ajudar as autoridades a encontrar um burlista e impedir que novas pessoas sejam burladas também.

PARTE 3:

Uma história real de burla com o MB WAY

Uma História Real De Burla Com O MB WAY​

Histórias de burlas mbway

Uma senhora coloca um livro à venda online através da plataforma OLX. Um potencial comprado propõe fazer negócio e realizar o pagamento através da aplicação.

Pede-lhe o número de telefone e leva-a a partilhar consigo o código de acesso à sua conta de mbway. A partir daí, o burlão tem acesso total a conta da vítima e através da aplicação, transfere todo o dinheiro da senhora para a sua própria conta [4].

Deixe um Comentário

Tiago André

Tiago André

Especialista e estudante diário em desenvolvimento de carreiras e procura de emprego. Apaixonado por pesquisas, ele é aquele braço direito que irá querer ter do seu lado quando estiver à procura de emprego.