Burla MBWay – O Que Fazer? Como Denunciar?

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Burla MBway O que Fazer

MBWay é uma nova solução Multibanco que lhe permite muito facilmente fazer compras ‘online’, gerar cartões virtuais, enviar, pedir dinheiro, fazer pagamentos com código QR e levantar dinheiro através do seu ‘smartphone’.

Nestes últimos tempos, a aplicação tem sido muito referida na boca dos portugueses e também nas mídias pelo motivo de da aplicação ser usada para atos de burla, principalmente nas plataformas como o OLX e CustoJusto [1].

Pelo contrário que muitos pensam, o Mb Way é, na verdade, uma aplicação segura, mas a sua má utilização pode originar que a sua conta “fique a zeros” em questão de segundos.

Conforme os jornais portugueses, as forças policias portuguesas já receberam mais de 4000 denúncias devido a este tipo de burlas [2].

Leia Também: Medicare – Como Cancelar o Contrato

Como Funcionam As Burlas No MB Way?

Muito resumidamente, quando faz um negócio online, a pessoa do outro lado geralmente pede para você fazer um pagamento ou pede para você fazer um pedido de dinheiro pela aplicação MBWay.

Mas é aqui que entra o começo da burla.

Geralmente, esse tipo de burlista diz que para o pagamento ser válido, precisam que vá a uma caixa de multibanco para “pedir esse dinheiro”.

Quando chega a uma caixa multibanco, eles dão-lhe instruções por telemóvel (maioria das vezes por chamada) e dizem-lhe para associar o número deles à sua conta bancária

Depois desta etapa, eles passam a ter acesso à sua conta e conseguem roubar o seu dinheiro em segundos, isto porque você colocou o número da outra pessoa, e isso é sempre errado — nunca deveremos colocar o número de outras pessoas associada à nossa conta.

A burla funciona desta forma e é um procedimento muito simples de evitar, basta estar atento.

Como Não Ser Burlado Por MB Way

Não ser burlado é realmente muito fácil, basta estar com atenção. 

Geralmente, as pessoas que são burladas por este tipo de aplicações, são pessoas que geralmente não possuem o hábito de usar aplicações de telemóveis e tecnologias.

Existem alguns passos que pode considerar para não ser burlado:

  • Nunca se dirija a uma caixa multibanco — Geralmente nas burlas online as pessoas pedem para você se dirigir a uma caixa de multibanco para “pedir dinheiro” — isso não existe! Não há motivos para ir a uma caixa multibanco fazer algo relacionando com o mb way, sendo possível fazer tudo pela aplicação móvel!
  • Nunca coloque o número de telemóvel de outra pessoa — Esta dica é realmente muito simples! Tudo que tenha a ver com os seus dados pessoais, aplicações de telemóvel ou que seja, nunca se coloca o número de telemóvel de outra pessoa.
  • Se lhe pedirem um código de 6 dígitos não dê — Muitas pessoas caiem neste erro! Quando se faz pagamentos pelo mb way não há nenhum passo que seja preciso introduzir códigos, portanto, se alguém lhe pedir um código de 6 dígitos, não dê — sendo que, na verdade, estão a tentar descobrir o código para acessar a sua conta.
  • Desconfie de propostas altas — Se estiver a vender algum produto online, desconfie sempre quando lhe oferecerem dinheiro a mais pelo produto, geralmente é um burlista que está do outro lado.
  • Não envie o produto antes do pagamento​ — Esta dica é relacionada com a de cima. Se estiver a vender algo online, nunca envie o produto antes de receber o pagamento. Nunca se sabe se a pessoa do outro lado é séria.

Fui Burlado Por MB Way, O Que Faço?

Talvez tenha acessado a este artigo só pelo motivo de ficar a saber o que fazer após ser burlado e como reaver o dinheiro.

Mas, para lhe ser sincero, reaver o seu dinheiro após uma burla pelo mbway é uma tarefa muito difícil

Segundo o jornal Observador, as burlas por mbway não são responsabilidade da banca [3]. 

Isto porque, dado que o pagamento foi realizado com sucesso, não existe possibilidade através do serviço mbway cancelar o mesmo.

Existem três alternativas para resolver a burla mbway:

  • Contactar o ladrão e pedir para enviar o dinheiro de volta. Caso não o faça, apresentará queixa nas autoridades contra ele. 
  • Contactar o seu banco e efetuar um pedido de reclamação sobre a transação efetuada.
  • Dirigir-se às forças policiais e apresentar queixa com o máximo de informações que tiver do burlista — número de telefone, nome, por onde foi burlado, etc.

Após estas três alternativas, reaver o seu dinheiro mesmo assim pode ser uma tarefa quase impossível, sendo que foi você que autorizou acesso à sua conta mbway.

Mas, como o velho ditado diz: “tentar não custa” e, se decidir dirigir-se as forças policiais, a queixa ficará feita e poderá ajudar as autoridades a encontrar um burlista e impedir que novas pessoas sejam burladas também.

Alguma dúvida? Diga-nos abaixo.

Subscribe
Notify of
guest
60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marta Rodrigues

Burla olx 960055518

Marisa

Burla facebook
+351 916 384 960

Marisa

Foi erro

Marta Cruz

Burla olx 924958211

Marta Cruz

Ja fiz denuncia na GNR e reclamaçao ao meu banco. Obrigada

Antonio Leal

eu tambem foi burlado e me levaram 400€ agora vou ficar sem o dinheiro do meu salario como vou pagar as contas esta aqui o numero 924817647 e se o mb way e seguro eu nao vejo onde anda uma pessoa a trabalhar para no fim isto

Hugo

961465193

VPC

Tenham cuidado com estes. BURLÕES DE CAMPO MAIOR. 926434559 e 924878384 OLX e outros certamente.

Sanwolf

Tentativa de burla hoje mesmo 960022957 Mb NET

miguel

Tentativa burla olx 926950579

Carla Tavares

Tentativa de burla mbway 927736307

Patrícia Garcia

burlões olx mbway 924976071 e 926950579… 🙁

Paulo

912807797
Burla