Como Recusar uma Oferta de Emprego (Com Exemplos)

Como Recusar Uma Oferta De Emprego​

Se tiveres de recusar uma oferta de emprego (seja por qualquer motivo), sê sempre inteligente e não destruas futuras ligações com essa empresa.

Recusar uma oferta de emprego de forma educada permitir-te-á manter uma boa relação com a empresa, no caso de quereres novamente recandidatar à mesma empresa mais tarde.

Vê as nossas dicas e exemplos abaixo para garantir que usas a melhor forma de recusar graciosamente uma oferta de emprego.

4 Dicas Para Recusar uma Oferta de Emprego

Abaixo, encontrarás quatro dicas úteis de como recusar uma oferta de emprego, seja por e-mail, carta, ou até através de uma chamada telefónica.

1.Não procrastines

Este passo é realmente muito importante. Quando procuramos emprego, é importante respeitar o tempo da empresa, ou seja, informar a empresa o mais rapidamente possível é essencial.

A empresa, terá de avançar com outro candidato, e se demorares a dar essa informação, estás a retirar-lhes tempo e esforços desnecessários.

Se esperares até ao último minuto para os informares que estás a recusar a vaga de emprego, independentemente do motivo, é provável que incomodes o empregador. Por isso, embora rejeitar uma oferta possa ser stressante, é melhor não procrastinares a enviar a tua carta de rejeição ou e-mail (para o teu bem e para o deles).

2.Informa o motivo da recusa de emprego

Depois de selecionar cuidadosamente um grupo de candidatos, o empregador ofereceu-te uma posição, por isso simplesmente rejeitar a posição sem uma razão não será suficiente. Terás de ser honesto sobre o porquê de teres optado por não te juntar à empresa.

Se estás a rejeitar por questões pessoais (por exemplo, a tratar de um familiar doente), então não tens qualquer obrigação de partilhar essa informação. No entanto, é melhor dar alguns detalhes para evitares deixar uma má impressão.

Por outro lado, se recebeste outra oferta de emprego que ou paga mais ou é mais adequada para ti, é perfeitamente justo partilhá-la com o empregador.

Dependendo do quanto eles querem contratar-te, podem aumentar o salário oferecido ou oferecer-te outro papel dentro da empresa para te compensar.

Dica: Não importa a razão da tua rejeição, a empresa irá apreciar a tua honestidade. E fornecer uma razão pela qual não podes aceitar a vaga é mais profissional do que rejeitar sem uma razão.

3.Demonstra gratificação na tua carta de rejeição

O empregador passou horas a rever a tua candidatura, o histórico de trabalho, referências e a falar com os colegas sobre trazer-te para a equipa. Depois de tudo isto, a maioria dos candidatos ficará feliz por ter recebido uma oferta para o cargo.

Terás de transmitir essa mesma gratificação na tua carta de rejeição ou e-mail para evitares queimar a tua reputação quando recusares a oferta da empresa. Começa o teu e-mail ou carta agradecendo à equipa pelo seu tempo e pela oferta de emprego.

Pensa também em partilhar o que aprendeste no processo de entrevista, o que pode ajudar o gerente de contratação a avançar, dando-lhes uma ideia de como os candidatos vêm a sua empresa e os seus funcionários.

Partilhar a tua gratificação na tua carta de rejeição e mostra à empresa que levaste a sério a oferta de emprego mesmo que estejas a rejeitar a oferta.

4.Protege futuras oportunidades de networking

É comum cruzares-te com as mesmas pessoas se estiveres a trabalhar numa indústria específica. Por esta razão, mesmo que a empresa não te esteja a contratar neste momento, vais querer manter uma ligação aberta com eles para futuras oportunidades de networking.

Ao recusares a oferta de emprego, diz à empresa que estás ansioso por qualquer oportunidade futura de trabalhar com eles. Pensa em adicionar o entrevistador no LinkedIn e reafirmar que gostaste da cultura da equipa e da empresa.

Dica: A proteção de futuras oportunidades de networking com uma empresa também é importante no caso de as coisas não funcionarem com o empregador que te está a contratar atualmente. É melhor manteres a empresa que estás a recusar como “backup” para o futuro.

Exemplo de e-mail para recusar uma oferta de emprego

Abaixo encontrarás um exemplo de email para recusares uma oferta de emprego que podes usar para começares a escrever a tua carta de rejeição ou email:

Exemplo de e-mail para recusar uma oferta de emprego