Como e onde encontrar um mentor - Emprego Mais

Como e onde encontrar um mentor

Muitas pessoas desejam avançar nas suas carreiras, quer seja para realização pessoal, ganho financeiro, poder ou prestígio, mas muitas vezes têm dificuldades para determinar os seus próximos passos. Uma solução para este problema é procurar um mentor, alguém que possa fornecer orientação e apoio enquanto navega na fase seguinte do seu desenvolvimento profissional.

Um mentor já passou por este processo, e pode oferecer-lhe conhecimentos e conselhos valiosos para o ajudar a evitar obstáculos comuns no seu caminho para o sucesso. Além disso, um mentor pode fornecer feedback valioso, conhecimentos específicos da indústria, e pode mesmo fazer ligações valiosas a empregadores ou parceiros comerciais. Se isto lhe parecer um bom ajuste, continue a ler para obter dicas sobre como encontrar o mentor certo para o ajudar a avançar na sua carreira.

1. Reveja os seus objetivos de carreira

Antes de procurar um mentor, é importante ter uma compreensão clara das suas aspirações de carreira. Um mentor pode ajudá-lo a alcançar os seus objetivos, mas é essencial ter uma ideia clara de quais são esses objetivos. Tome tempo para refletir sobre as suas aspirações maiores, como ser proprietário de um escritório de advogados ou tornar-se chefe de marketing, e considere também os seus objetivos a curto prazo para os próximos 2-5 anos.

Seja honesto consigo mesmo acerca das suas competências e da sua vontade de trabalhar para um plano a longo prazo. Não se limite a uma carreira tradicional dentro de uma única empresa. Considere as suas paixões, o que o motiva a ir trabalhar, e os fatores que o fariam perder o interesse por um emprego ou por uma indústria.

2. Decida o que precisa de um coach de carreira

Quando tiver determinado os seus objetivos específicos de carreira, é importante considerar como um mentor ou coach de carreira o pode ajudar a alcançá-los. Antes de seguir em frente, tome o tempo necessário para considerar as seguintes questões:

  • Quer um mentor que esteja familiarizado com o funcionamento interno da sua empresa atual?
  • Está à procura de um especialista na sua área, que possa fornecer orientação e aconselhamento independentemente da sua função específica de trabalho?
  • Prefere um orientador de carreira pago que esteja prontamente disponível para responder às suas perguntas, ou deseja formar uma ligação pessoal com alguém na sua indústria que admire e respeite?
  • Está à procura de um mentor que tenha tido experiências profissionais, familiares ou culturais semelhantes às suas?

Ao procurar um mentor, é crucial encontrar alguém com quem se possa comunicar facilmente. Se se sentir desconfortável ou se a conversa for mantida, é pouco provável que seja uma experiência positiva para qualquer um de vós.

3. Pergunte sobre o programa de mentoria no seu local de trabalho

Um método simples de encontrar um mentor para a sua carreira é investigar os recursos de desenvolvimento de carreira oferecidos no seu local de trabalho actual. Apesar de ser um mercado muito recente em Portugal, muitas grandes empresas têm programas de mentoria em vigor.

A sua empresa pode ter várias opções de mentoria disponíveis, incluindo programas gerais de desenvolvimento de carreira, liderança e diversidade. Se o programa atual não for um bom programa para si, ou se estiver a considerar seguir uma carreira para além do seu empregador atual, poderá valer a pena procurar um mentor fora da sua empresa.

4. Encontre o seu próprio mentor no trabalho

Mesmo que a sua empresa não tenha um programa formal de mentoria, ainda é possível encontrar um mentor dentro do seu local de trabalho. O seu supervisor imediato ou alguém de outro departamento, poderá tornar-se um valioso mentor de carreira. É importante manter uma mente aberta e estar disposto a aprender com outros na sua área, particularmente aqueles que ocupam posições mais elevadas dentro da empresa.

Para encontrar um mentor, pode começar por estabelecer ligações com os seus colegas de trabalho. Aproveite as oportunidades de interagir com eles, seja no bar, em áreas comuns ou em eventos de formação de equipas.

Uma vez identificado um potencial mentor, aborde-o devagar e conheça-os melhor. Não lhes peça imediatamente para serem o seu mentor, pois isso pode ser desconfortável para ambas as partes.
Trabalhar em conjunto num projeto é uma boa forma de encontrar um terreno comum com um potencial mentor. Se eles parecerem abertos a discutir questões relacionadas com o trabalho, pode sugerir que tomem café ou almocem juntos, o foco deve ser a sua carreira e experiências, ouvir as suas histórias de guerra, o que muitas vezes proporciona muitas perspectivas e aprendizagem.

5. Explore potenciais coaches de carreira online

O networking online pode ser dividido em duas categorias: profissional e social. Ambas podem ser usadas para encontrar potenciais mentores empresariais ou contatos de pesquisa que tenha encontrado através de vários eventos de networking.

Redes Sociais

Poderá perguntar-se como encontrar um mentor em plataformas de redes sociais, tais como Twitter e Facebook, onde coexistem debates políticos, citações de filmes e memes de gatos. As redes sociais são globais e têm um vasto número de utilizadores, mas tendem a reunir-se em grupos com a mesma mentalidade. Assim que encontrar algumas pessoas no seu nicho e procurar nas suas listas de seguidores, pode ligar-se a uma rede mais ampla. A vantagem das redes sociais é que a conversa é fácil e casual, e pode encontrar um grupo específico que partilha não só a sua profissão, mas também os seus interesses.

Redes profissionais:

O LinkedIn é o site de redes profissionais mais popular onde pode encontrar pessoas na sua área para se encontrar e trocar ideias.

Um benefício de ter um mentor é ter acesso a uma vasta rede de contactos que pode ter levado anos a construir. A utilização de sites de rede profissionais pode dar-lhe uma ideia de como o seu mentor potencial está ligado, e torna fácil contactá-los para comunicação online ou para se encontrarem pessoalmente.

6. Participe em eventos relacionados com o seu campo

Participar em eventos relacionadas com o trabalho, seminários, jantares de prémios e eventos similares é uma forma eficaz de encontrar um mentor. Embora o orador principal possa ser um ícone de negócios e o seu mentor ideal, pode ser mais fácil estabelecer contacto com os participantes que estão sentados ao seu lado ou a trabalhar num exercício de formação de equipa.

Para tirar o máximo partido destes eventos, considere as seguintes dicas:

  • Pesquise os potenciais candidatos antes do tempo para o ajudar a pensar em temas de “quebra-gelo” que sejam relevantes para os seus negócios ou realizações recentes.
  • Traga cartões de visita para partilhar facilmente as suas informações de contacto.
  • Conecte-se a qualquer pessoa que tenha liderado um curso de formação, ou desempenhado um papel no planeamento do evento. Estes indivíduos já demonstraram o desejo de ajudar os outros e partilhar os seus conhecimentos, tornando-os fortes candidatos a mentor.

O nosso último conselho é que não se limite a um mentor. É sempre bom ter múltiplas ligações para o ajudar a avançar na sua carreira, e cada um terá competências e experiências diferentes para o ajudar com os seus objetivos.