Aumentos de salário no próximo ano no sector privado

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
pexels-karolina-grabowska-4386156

Actualmente dada a pandemia covid-19 é muito difícil de se prever ou acreditar quando falamos em aumento de salários. Isto porque a pandemia deixou uma grande lacuna no mercado português e mundial devido a empresas fecharem portas e por sua vez a economia retroceder. É sabido que os empregadores estão em sérias dificuldades tentando se estruturar aos poucos enquanto a vida em Portugal vai retomando a “normalidade” dentro do possível. Com o levantamento das restrições por causa do número de vacinados em Portugal ter atingido os 80%.

As dificuldades passadas durante a pandemia levaram muitos a procurar outras formas de ganhar rendimentos em casa devido aos impostos lockdowns. Nos quais muitos se viraram para sites de apostas desportivas como a 20Bet Portugal enquanto esperavam a vida regressar ao normal. 

Portugal para o ano deverá aumentar o salário no sector privado segundo as estimativas do Salary Budget Planning Report da Willis Towers Watson. O salário deverá ter um aumento de pelo menos 2.2% face ao ano anterior. 

Este estudo foi feito com mais de 272 empresas portuguesas no qual estão com uma expectativa positiva. A inflação que se espera para o ano 2022 em Portugal seja de 1.2%.

Este olhar é positivo dado ao levantamento das restrições no país. Estes relatórios feitos por entidades em Portugal sobre o crescimento de empregados e empresas em comparação ao ano passado no início da pandemia. No qual actualmente o perigo de um outro lockdown seja altamente baixo visto que a pandemia parece perder terreno em Portugal dado as vacinas supostamente. 

Este aumento de salário é uma tentativa de também manter os empregados actuais e chamar novos talentos para estas empresas. Também é de se frisar que nem todos os sectores se estão a safar, alguns estão melhores que os outros. 

Segundo os especialistas, os sectores que irão crescer mais para o ano ou com melhor desempenho serão os seguintes: hitech, fintech e fabrico. Sendo os outros depois o sector farmacêutico e afins. 

Para além de salários competitivos e atractivos para reter os trabalhadores e chamar novos é preciso investimento noutras áreas. Segundo os especialistas aconselham que nestas mesmas empresas não só os salários sejam aumentados. Mas também o serviço de saúde oferecido por estas empresas e melhorar os programas de carreira dentro das empresas. 

Objectivo que é visto de uma forma positiva e possível, porém os especialistas estão cientes de que existem obstáculos difíceis para os empregadores. 

2022 parece ser um ano com boas previsões face ao ano anterior para o mercado de trabalho em Portugal. Visto que a pandemia está a perder a sua força, as empresas querem resumir o seu crescimento com isso contratando novos e retendo os trabalhadores. Portanto, não há melhor altura para começar a procurar emprego no sector privado e especialmente nos sectores nos quais foram destacados no artigo. 

Queremos lembrar que muitos jovens que tinham emigrado anteriormente e agora  devido a pandemia retornaram ao país. Muitos são mãos qualificadas à espera de uma oportunidade novamente para emigrarem, porém caso os salários e empregos melhorem em Portugal, estes jovens estão dispostos a ficar segundo uma sondagem feita. 

Alguma dúvida? Diga-nos abaixo.

Deixe um Comentário